Social Icons

terça-feira, 16 de junho de 2009

Lançamento oficial do São João do Maranhão

O governador em exercício, João Alberto, e o secretário de estado da Cultura, Luiz Bulcão, lançam oficialmente, o Plano do São João do Maranhão, terça-feira (16), às 18h, no Teatro João do Vale, seguida de apresentação de brincadeiras na Praça Nauro Machado, na Praia Grande. A abertura da festa será na sexta-feira (19), nos sete maiores arraiais oficiais. Depois do lançamento, na Praça Nauro Machado haverá várias apresentações, entre elas: Boi de Santa Fé, Boizinho Barrica e Boi da Pindoba.

A programação do São João do Maranhão se estenderá até o dia 29. São 11 dias de festa, em 17 arraiais, incluindo o da liga dos Bumba-bois no Maranhão, na Lagoa da Jansen. O arraial da Praia Grande terá três praças de apresentação. No interior do Maranhão, o Governo do Estado concede apoio financeiro para as prefeituras organizarem os arraiais oficiais nas sedes dos municípios.

A secretaria da Cultura trabalha em parceria com as secretarias de Turismo, Segurança, Desenvolvimento Social e Cemar. Esses órgãos se uniram para garantir uma diversão e segurança e confortável para os maranhenses e turistas.

Segundo Bulcão, a maior festa popular do Maranhão se destaca pela diversidade das brincadeiras juninas e se difere do restante do Nordeste pela riqueza e diversidade das manifestações populares e grandiosidade do número de brincadeiras cadastradas para apresentação nos arraias de São Luís e os realizados em parceria com as prefeituras nas demais cidades do Maranhão.

O secretário garante que em qualquer dos 17 arraiais, a população vai encontrar muita alegria e diversão. O projeto terá 536 brincadeiras populares distribuídas em 215 grupos de bumbas-bois, 57 grupos de tambor de crioula, 36 danças do boiadeiro, 75 danças portuguesas, 41 cacuriá e coco, 71 quadrilhas, 11 outras danças e 30 grupos mirins.

A programação contará ainda com a participação de 118 shows musicais com artistas maranhenses. Um total de 1.539 apresentações, sendo sete por noite, no horário das 19h às 2h.

Arraial da Praia Grande

O arraial da Praia Grande consagrou-se como espaço mais animado, charmoso do período junino. Está sendo preparado para ser o mais importante cartão postal turístico do São João do Maranhão. Serão três pontos de apresentação: no canto da Cultura, Praça Nauro Machado e Casa do Maranhão.

Nesse arraial será colocado em prática o Projeto Tijupá, que arrecadará alimentos, para as vítimas das enchentes. O projeto consiste na montagem de uma Casa de Forno e produção de farinha de mandioca. Tem, ainda, o objetivo de divulgar a cultura maranhense através da divulgação dos ‘fazeres populares’.

A Casa de Forno será montada seguindo os padrões tradicionais existentes no Maranhão. Será adornada com frutas e artesanatos regionais, além da decoração típica do período junino, onde também será instalado um forno para assar bolos que serão produzidos juntamente com a farinha.

O Grupo Tijupá vai ministrar, durante o período junino, oficinas, sob a orientação do artesão e produtor cultural Lázaro Pereira. Além da oficina de culinária com destaque para oficina de bejú, das 21h ás 23h, serão oferecidas oficinas de artesanato na confecção de cofo, abano e meaçada, peças artesanais utilitárias produzidas com palha pindoba, também serão ministradas pelo Tijupá, das 14h às 16h. O processo de fabricação de farinha no forno acontecerá no horário das 17h ás 21h.

Os visitantes poderão levar para a Casa Tijupá, durante o período junino, donativos e alimentos não perecíveis ou contribuir adquirindo 1 quilo de farinha de mandioca, produzido pela oficina, que será vendido no local. Os alimentos, donativos e receita gerada com a venda da farinha de mandioca serão revertidos às vitimas das enchentes que serão entregues ao Voluntariado de obras Sociais (VOS) e doados à defesa civil.

Informações sobre o projeto, visitações e inscrições para os cursos devem ser através do telefone 9139-4000 (Lázaro Pereira) ou com a organização do arraial com Cássia Melo 8867-8252.
Arraial da Lagoa

O secretário de Saúde, Ricardo Murad, que é também presidente da “Liga Independente de Bumba-meu-Boi”, informou que as barracas do Arraial da Lagoa ficarão sob a responsabilidade da entidade sem fins lucrativos. A organização dos trabalhos será feito em parceria com o Voluntariado de Obras Sociais.

A programação do Arraial da Lagoa tem início dia 19 e se estende até 29 de junho. Ao todo, o espaço reúne 11 barracas para comercialização de comidas típicas e bebidas.

A presidente do VOS, Wanda Duailibe, afirmou que os empresários adquiriram três motos e doaram para a entidade, que fará uma rifa para angariar fundos. “O sorteio da rifa acontece nos dias 26, 27 e 28 de junho”, antecipou Wanda Duailibe, acrescentando que o preço da aposta por meio da rifa será R$ 10,00.

Sete Grandes Arraiais Oficiais

De 19 a 29 de junho (11 dias)
. Ceprama
. Renascença
. Praia Grande (com três locais de apresentação: Praças de Nauro Machado, Casa do Maranhão e Canto da Cultura (entre as ruas Portugal e da Estrela, na esquina do prédio da secretaria da Cultura)
. Vila Palmeira
. Vila Embratel
. Anjo da Guarda
. Praça da Saudade
. Liga do Bumba-Boi (Lagoa da Jansen)

Outros arraiais oficiais

De 22 a 28 de junho (7 dias)
. Bairro de Fátima
. João Paulo
. Cohajap
. Liberdade
. Vinhais
. Ipase
. Monte Castelo
. Cidade Operária
. Cohatrac

Fonte: Governo do Maranhão
Fotos: Google e Flickr

Mais fotos do São João do Maranhão no Flickr

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com