
O Boi Brilho do Sol Nascente, sotaque de orquestra, foi criado em 1994, na cidade de Vargem Grande (MA), pelo jornalista Kleber Leite e contou com o apoio de artistas ligados à cultura musical maranhense, como Ribão, Rogério do Maranhão, Gerô (já falecido), Geová e Luís Morais. A presidente da agremiação e a responsável pela operacionalização e continuidade desse projeto social é Ana Alice Araújo. O boi apresenta este ano o enredo intitulado: “Bumba Boi En France”, homenageando o “Ano da França no Brasil”, a cidade de São Luís como “Capital Brasileira da Cultura 2009” e a fundação de São Luís através da “Relação Histórico-Cultural França–Maranhão”.
O Boi Encanto da Ilha, também sotaque de orquestra, foi fundado em maio de 1997 e já gravou dez CDs. Este ano, está lançando o álbum “Cantando para São João” com todas as músicas inéditas interpretadas pelos amos Mandi, Vavá, Juarez “bico de pato” e Gilico. Com o tema “Sagrada Família”, o boi apresenta suas toadas e a beleza das índias e vaqueiros, vestidos nos tons laranja, branco e preto. São aproximadamente 120 brincantes sob o comando de sua presidente, Justina Baima.
A pré-temporada junina com os ensaios de grupos de bumba-meu-boi de São Luís, acontece todo fim de semana de maio na Praça Maria Aragão, no Centro de São Luís. O evento conta com toda infra-estrutura necessária com palco, som com gerador, iluminação, segurança, banheiros e barracas com bebidas e alimentos, e é promovido pela Fundação Municipal de Cultura.
Fonte: Jornal Cazumbá e O Imparcial Online
Foto: Flickr Brunotetto
Nenhum comentário:
Postar um comentário