Social Icons

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Avenida Litorânea é revitalizada



A Prefeitura de São Luís investe na infraestrutura de um dos principais pontos turísticos de São Luís. Em fase de conclusão, as obras de melhoria da iluminação pública, reparação de camada asfáltica, calçamento e nova sinalização de trânsito vão dar uma nova aparência à Avenida Litorânea. As obras se estendem desde a faixa da Praça do Pescador, na praia de São Marcos, até a Praia do Caolho.

“Este é um investimento da gestão tanto na infraestrutura da orla quanto no turismo. A obra conta com tecnologia de ponta na nova iluminação, em um projeto arrojado e inovador. Também trabalhamos para o ordenamento do trânsito na via. Tudo para atribuir o porte devido à Litorânea, trazendo mais segurança e conforto à população ludovicense e aos nossos turistas”, explicou o prefeito Edivaldo.

O conjunto de obras está sendo supervisionado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Até o mês de setembro, a Prefeitura concluirá o projeto de modernização da iluminação pública da avenida. “No final do nosso projeto, teremos a telemetria pelo qual iremos controlar ponto a ponto a iluminação da Avenida Litorânea”, informou o secretário da Semosp, Antônio Araújo.

Antes mesmo de inaugurado, o novo modelo de iluminação da Avenida Litorânea foi destaque da edição do mês de maio da revista especializada Lumière Eletric (edição 139). O artigo ressalta a eficiência da iluminação do tipo LED, adotada em cidades como São Luís, Rio de Janeiro (Lagoa Rodrigues de Freitas) e Salvador.

Nos seis quilômetros de extensão da via, a Semosp substituiu as antigas luminárias do tipo Green Vision pela nova tecnologia. Ao todo foram trocadas 822 fontes de luz, 186 braços do tipo veleiro duplo e 39 simples. Para melhorar ainda mais a iluminação, a Prefeitura também substituiu 144 projetores ao longo da orla marítima por novos com potência de 2.000 watts de tecnologia vapor metálico (VT), de luz branca.

Quem trafega pela avenida ou faz uso do calçadão para praticar atividades físicas já percebe os resultados da ação.  A web designer Liliana Araujo, 30 anos, garante que o lugar está adequado para a prática de atividades físicas. “Caminho por lá toda semana, o espaço está muito legal para quem procura melhorar a saúde. A iluminação boa e a melhoria na sinalização garantem tranquilidade para quem pratica as atividades”, afirmou.

O novo modelo de iluminação da avenida substituiu as luminárias de vapor de sódio – VS de 400 watts. As novas luminárias com potência de 150 watts irão proporcionar uma economia na despesa de energia pela Prefeitura de São Luís de até 50% em relação ao consumo atual, além de aumentar a eficiência da iluminação da área.

A jornalista Rayssa Oliveira, 23 anos, também percebeu as melhorias realizadas na área. “A estrutura está bem melhor se compararmos ao que era há uns anos. Percebo que a iluminação no local está muito boa, o que proporciona maior segurança”, disse.

TRÂNSITO

Como parte do Plano Estratégico de Melhorias no Trânsito, a Secretaria de Trânsito e Transporte (SMTT) implantou o conjunto semafórico no cruzamento de acesso à Litorânea com a Avenida dos Holandeses. O ponto era considerado um dos mais críticos da cidade, onde havia com frequência acidentes de trânsito com vítimas.

As medidas para melhoria da sinalização horizontal e vertical, reforçada pela instalação de radares, contribuem para a fluidez do trânsito e segurança do pedestre. Para evitar os congestionamentos registrados em horários de pico, a SMTT disciplinou horários de estacionamento em uma das faixas da avenida, além de implantar faixas e padronizar rampas de acesso.

Também foram implantados conjunto semafórico e sinalização horizontal no cruzamento formado pela saída da Rua Altamira (descida do Canto da Pizza) e a Litorânea. Além disso, em toda a extensão da orla marítima foram realizados serviços de sinalização com instalação de placas de regulamentação de trânsito, informando sobre o limite de velocidade permitido.

PROLONGAMENTO

No trecho do prolongamento da Litorânea que foi danificado, o reparo e reconstrução devem ser realizados pela Serveng – construtora responsável pela obra. Após pedido da Prefeitura, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) determinou à  empresa o início dos serviços de reconstrução ou substituição do calçamento da obra no prolongamento da via, que teve sua estrutura afetada logo depois de entregue.

No processo, a Serveng havia sustentado que os danos verificados eram relativos à força da maré e das chuvas e que não teria qualquer responsabilidade no evento. Na resposta ao recurso, o Município argumentou que a Serveng descumpriu sua principal obrigação como empreiteira, que seria executar a obra com zelo e em conformidade contratual. Outro argumento apresentado foi a responsabilidade da empresa em relação tanto à execução quanto à durabilidade da obra.

Fonte: Jornal Cazumbá

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com