Social Icons

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Começa nesta segunda, a VIII Semana de Teatro no Maranhão



Em comemoração ao Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo e do Artista Circense, dia 27 de março, o Teatro Arthur Azevedo (TAA), realiza, a partir desta segunda (8) até domingo (14), em São Luis, e de 26 de abril a 5 de maio, nos municípios de Axixá, Cantanhêde, Arari, Buriticupu e Santa Inês, a VIII Semana de Teatro no Maranhão.

A abertura da semana será na noite desta segunda-feira (8), às 20h, no Teatro Arthur Azevedo. Presentes na solenidade, a secretária de Estado de Cultura, Olga Simão; o diretor do TAA, Roberto Brandão e integrantes da Comissão de Teatro, formada por Ana Paula Fonseca, Domingos Tourinho e Josué da Luz. Em seguida haverá a apresentação do espetáculo “Simplesmente Eu, Clarice Lispector”, com a atriz Beth Goulart.

A semana vai homenagear os teatrólogos, dramaturgos e diretores teatrais Cecílio Sá (In Memória) e Tácito Borralho e o técnico do TAA, José Fernando Costa (Fernandão) que serão agraciados com o Troféu Apolônia Pinto. Na programação, apresentações de espetáculos de palco e rua, cursos e oficinas, exposições e palestras sobre o teatro.

A Semana contará com a participação de 11 espetáculos do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Piauí, Goiás e Pará; 10 de São Luís, Imperatriz e Açailândia; seis espetáculos para circulação e cinco performances e intervenções, todos de São Luís. Atores, atrizes, diretores, maquiadores, cenógrafos, arte-educadores de teatro poderão participar de 10 oficinas que serão ministradas por professores/artistas de São Luís, São Paulo e Belém.

A exposição “40 anos de Teatro de Domingos Tourinho” estará aberta ao público na Galeria Valdelino Cécio, do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho. “O objetivo da semana é difundir as artes cênicas do Maranhão, dando oportunidade, para artistas e grupos, de intercâmbio cultural, fortalecendo a produção teatral”, destacou Domingos Tourinho, que também é da comissão organizadora do evento.

Outra meta da semana é a formação de platéia. Para isso, o Teatro Arthur Azevedo reservou, na programação da semana, 70% dos lugares para alunos e professores de escolas públicas. Para as escolas serão apresentados quatro espetáculos pela manhã às 10h: dois no Arthur Azevedo, na quarta (10) e quinta (11) e dois no Alcione Nazareth, na quinta (11) e sexta (12). A Semana de Teatro já se tornou um marco na história do teatro maranhense e faz parte do calendário cultural da cidade.

Programação


Os espetáculos terão como palcos os teatros Arthur Azevedo e Alcione Nazareth (CCOCf), pela tarde e noite, Centro de Artes Cênicas do Maranhão (CACEM), ECI-MUSEUM, Casarão Angelu Novus (Escadaria Catarina Mina – Praia Grande) e em praças públicas. Em todos os locais, a é entrada franca. Nos teatros e espaços fechados os ingressos serão retirados uma hora antes das apresentações.

As oficinas acontecerão nos espaços e salas do TAA, Centro de Artes Cênicas do Maranhão (CACEM), ECI-MUSEUM, Casarão Angelu Novus e no Espaço Ativitá (Calhau).

Oficinas


Na manhã de segunda-feira (8), a partir das 9h, começam algumas oficinas. Na Galeria ECIMUSEUM acontece “O ser do ator no cinema”, ministrada por Evgeny Itskowich (Rússia), se estendendo até dia 11; “Corpo e presença na cena”, dia 12, das 9h às 12, no Salão Versátil do TAA, ministrada pelo ator e bailarino maranhense Erivelto Viana. No CACEM (Rua de Santo Antonio, 161-Centro), de 8 a 11, acontece a oficina “Laboratório experimental: apropriação, associação e articulação na criação cênica”, com o ator paulista Pedro Gabriel Torres, das 14h às 17h; e na Sala de Dança (TAA), a oficina “Processo de criação: a utilização do BMC, da memória e de técnicas narrativas”, ministrada pela atriz paulista Débora Zamarioli, dias 8 e 9.

Na manhã de terça-feira (9) a atriz Beth Goulart profere a palestra “Processo de Criação: Simplesmente eu, Clarice Lispector”, às 9h, no espaço ECI-MUSEUM (Rua 14 de Julho-centro histórico). A palestra é aberta ao público, entretanto direcionada aos profissionais das artes cênicas.

Serão realizadas ainda as seguintes oficinas: “O Sentido Compartilhado” (São Luís) ministrada pela atriz, bailarina e coreógrafa Júlia Emília; “Palhaço: Um Estado de Sítio” (São Paulo), com Reinaldo Fachinhe; “O Ser do ator no Cinema”, coordenada por Evgeny Itskowich (São Luís); “Música e Corpo”, com Marco França, do Rio Grande do Norte; “Corpo e Presença na Cena”, com o bailarino e ator maranhense Erivelton Viana; “O Teatro, o Corpo e a Performance”, com Natália Coelho, de São Paulo; “Memória e Conservação Documental”, com Beth Cardoso (São Paulo); “Corpo Poético: Mimese e Performance como Processos do Ator” ministrada por Michele Campos, de Belém; “Processos de Criação: Utilização do BMC, da memória e de técnicas narrativas”, com Teatro das Senhoritas (Belém); e “Confecção de Bonecos”, que será ministrada pela atriz maranhense Sandra Maria Oliveira.

Homenagem na Abertura

Cecílio Sá, dramaturgo maranhense que, neste ano, comemoraria 100 anos de nascimento, é um dos homenageados. Ele faleceu em 2005, deixando seu nome inscrito na história do teatro maranhense. Foi ator, teatrólogo, produtor teatral, cenógrafo. Por sua contribuição ao teatro popular maranhense recebeu a Medalha do Mérito Timbira, concedida pelo Governo do Estado, entre outras honrarias.

Fonte: O Imparcial

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com