Social Icons

sábado, 27 de junho de 2009

Turistas e moradores de São Luís fazem a festa nos arraiais

Muita animação e festa marcaram o primeiro fim de semana do São João do Maranhão. Os turistas e pessoas de vários locais da cidade estiveram nos arraiais, como o da Praia Grande e o da Lagoa.

O
Arraial da Lagoa foi o preferido de turistas que estão em hotéis situados na Ponta D’Areia e Avenida Litorânea. O São João do Maranhão 2009, promovido pelo Governo do Estado, está revigorando os festejos juninos em São Luís, com 17 arraiais que funcionarão até o final deste mês.


No Arraial montado nas ruas da Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís, turistas e moradores da área e de bairros de São Luís acompanharam, com entusiasmo, as brincadeiras da cultura popular maranhense, em três pontos de apresentação: Praça Nauro Machado, Canto da Cultura e Casa do Maranhão.

O conhecido dito popular “a praça é do povo” se confirmou, na noite de sábado (20), nas ruas, becos e praças da Praia Grande. A
Praça Nauro Machado foi palco para várias atrações, que teve início com o Espetáculo “Desejo de Catirina”, seguido do show da Máquina do Tempo que, com todo um repertório junino, embalou as crianças, que fizeram questão de ir ao meio da praça para dançar, seguidas por adultos, idosos e casais.

A representante comercial, Jose Barros, levou a filha e disse da alegria que sente em participar das festas juninas em
São Luis. “Eu me sinto feliz em poder compartilhar com minha filha desse momento tão rico e alegre. Nós nos divertimos muito”, declarou.
A Máquina do Tempo encerrou o show e logo em seguida o bumba-meu-boi de Tucum (sotaque de orquestra) contagiou a multidão. A empresária do Piauí, Pires Castro, chamou a atenção para a diversidade cultural das brincadeiras do Maranhão. “É lindo demais! Contagiante. É muita beleza, Não vejo isso em outros estados. São muitos ritmos e brincadeiras diferentes”, falou.

A Policia Militar e Corpo de Bombeiros disponibilizou efetivo, que circulou pelas ruas da Praia Grande, garantindo a segurança do público. Os bares e lojas de artesanato lotaram com turistas, famílias e casais nas mesas e fazendo compras. À noite, Papete fez grande show e não deixou ninguém ficar parado. Em seguida, o Boi Sempre Unidos, Boi de Apolônio, Boi da Lua e Boi da Maioba encerram a programação da
Praça Nauro Machado.

A festa se espalhou pelas ruas da Praia Grande. No Canto da Cultura (Esquina das ruas Portugal e Estrela), a irreverência da quadrilha Última Hora, da Vila Embratel, fez o público se divertir. Em seguida, foi a vez do Tambor de Crioula de Canuto, Dança Portuguesa Filhos de Lisboa do Tibiri, Tambor de Crioula de Paulinho, Quadrilha Sereia da Mata da Vila Embratel, Dança do Coco Pirinã, Dança Portuguesa Tesouro de Coimbra, do Bom Jesus.

Em outro ponto de apresentação do
São João do Maranhão, na Praia Grande, a Casa do Maranhão, a festa foi garantida com várias de brincadeiras. O público assistiu e dançou ao som da Dança do Coco, da Vila Palmeira, show de Josias Sobrinho, Boi de São Simão, do município de Rosário, Boi de Nina Rodrigues, grupo Piaçaba encerrando com o Boi Encanto da Ilha.

Fonte: Cazumbá Online

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com