Social Icons

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Semana Santa en España

Entre as várias formas de comemorar a morte e ressurreição de Cristo, a Semana Santa da Espanha, realizada na semana passada, é uma das que se destacam pela beleza e profundidade de celebração, através de séculos de história e tradição.

Com a entrada da primavera, chega a Semana Santa, uma das festividades mais autênticas, emotivas e com mais séculos de história que se celebram na Espanha.


A grande maioria das ruas das cidades e das vilas se convertem em cenários de fervor e devoção religiosa, onde se misturam a dor e o recolhimento ao recordar a morte de Cristo, com a música, a arte, o colorido e a magia das procissões, desfiles solenes nos quais um grande número de pessoas acompanham as imagens religiosas.

Esta festividade, enraizada no imaginário popular desde muitos séculos, está vinculada a arte. O demonstram, por exemplo, as numerosas imagens religiosas, ícones entalhados com realismo e maestria por escultores como Juan de Juni, Pedro Berruguete ou Gil de Siloé. Estas obras excepcionais da arte religiosa espanhola, muitas delas com mais de cinco séculos de antiguidade, saem às ruas para serem contempladas por milhares de pessoas, que as admiram com devoção e respeito.


Sinta o silêncio e a austeridade da Semana Santa castelhana leonesa, nas procissões de León, Zamora, Salamanca e Valladolid, cheias de sobriedade e somente quebradas pelo som das trombetas e tambores quando da passagem das figuras religiosas. Experimente momentos tão intensos como os de Cartagena, que em 2005 entrou para o calendário das Festas de Interesse Turístico Internacional, com milhares de pessoas cantando ao final de cada cortejo em honra à Virgem.

Vibre com os clarins que acompanham os passos da procissão pelas ruas de Cuenca; desfrute do colorido e da alegria das milhares de folhas de palmeiras que se agitam no desfile de Elche; ou participe das multitudinárias procissões andaluzas, muito especialmente as que se celebram em Malaga e, sobre tudo, em Sevilha, uma cidade que vive de uma forma muito especial esses dias de fervor religioso. Sem dúvidas, é uma celebração impressionante!



VÍDEOS

Semana Santa em Málaga 2009

Semana Santa em Cartagena 2009



Semana Santa em Úbeda 2007



Semana Santa em Sevilha 2008



Semana Santa em Málaga 2009




Fonte (matéria): Visit Europe
Fotos: Google & Flickr Gaditana 93, Jlmaral e Guervos
Vídeos: YouTube

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com