Social Icons

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Mosteiros de Meteora

Meteora (em grego: Μετέωρα, ou seja, "rochas suspensas" ou "colunas do céu") é o segundo maior complexo de mosteiros na Grécia. Os Mosteiros de Meteora começaram a ser construídos há mais de seiscentos anos por um monge da peninsula do Monte Athos. Fica próximo de Kalabáka, no centro-norte da Grécia. Mais de 20 mosteiros foram construídos no local, mas hoje apenas seis são visitados pelos turistas. São eles:

Megalos Meteoros
(Grande Meteoro ou Mosteiro da Transfiguração)



Varlaam, Agios Stephanos
(Santo Estêvão)


Agia Triada
(Santíssima Trindade)


Anapausas
(São Nicolau)


Roussanou

O acesso aos mosteiros era feito por guindastes e apenas em 1920 foram construídas escadas de acesso. Dos seis mosteiros, cinco são masculinos e um é feminino.

Os mosteiros estão construídos no topo de espetaculares rochedos de arenito que ficam a nordeste da planície da Tessália, perto do rio Peneios e dos montes Pindo, na Grécia central. O maior pico em que se localiza um mosteiro tem 549 metros. O menor, 305 metros.

O acesso aos mosteiros é feito atualmente através de longa e estreita escadaria esculpida na pedra. Para chegar ao Mosteiro da Metamorfose, é necessário galgar mais de uma centena de toscos degraus e percorrer uma espécie de túnel íngreme entre paredes de mais de uma dezena de metros de altura. O Mosteiro de Vaarlam fica no topo de subida de quase 200 degraus, mas, tal como os outros retiros monásticos da região, só recentemente (no séc. XX), se tornou acessível por esta via.

As áreas abertas aos visitantes correspondem geralmente aos pátios e jardins interiores, às igrejas e aos museus existentes. Apesar de ser um local simples, é possível observar vários desenhos antigos e pinturas nas paredes das salas de orações. Paramentos, pergaminhos, evangelhos manuscritos com belíssimas capas gravadas a ouro e prata e objetos litúrgicos fazem parte do seu precioso acervo.

Em 1981 o mosteiro Ágia Triada foi palco de algumas cenas do filme do agente 007 - For Your Eyes Only (007 - Somente Para Seu Olhos).

Em 1988, este monumento com montes e vales revestidos com florestas que têm a presença de animais selvagens como o lobo e a víbora foi classificado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Fotos: Flickr AxiePics, Debbie Sion, Jordan Lye, Tjeerdoo, PeMo2009, DrPic, Poljacek.
Fonte: Alma de Viajante e Bocaberta

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com