Social Icons

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Foz é a melhor do interior do Brasil




O Ministério do Turismo e o Sebrae divulgaram os resultados preliminares do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, estudo que é executado pela Fundação Getúlio Vargas em 65 destinos turísticos indutores do país. Foz do Iguaçu foi premiada com o 1º lugar entre as cidades não capitais que mais se desenvolveram no último ano no país, ficando à frente de capitais como Recife, Brasília, Salvador e Florianópolis e com o 6º lugar geral, ganhando uma posição em relação à pesquisa divulgada em 2013.

Em uma escala de 0 a 100, a média geral dos destinos monitorados foi de 59,5 pontos, sendo que as capitais obtiveram 68,2 pontos e os demais municípios 53,4 pontos. A ferramenta de monitoramento foi desenvolvida pelo Ministério do Turismo e Sebrae, em parceria a Fundação Getúlio Vargas.

De acordo com o ministro do Turismo, Vinicius Lages, o índice permite avaliar, ano a ano, a capacidade de um destino de se superar e alcançar níveis cada vez mais significativos de desenvolvimento. "Estamos premiando aqueles que mais evoluíram como forma de estimular o progresso de todos", disse. "Também tivemos o trabalho de destacar as boas práticas de alguns destinos, com ações de sucesso que possam ser aplicadas também em outras localidades", afirmou.

Pontuação

O índice mede a evolução de 65 destinos considerados indutores do turismo brasileiro, com o propósito de desenvolver o setor e destacá-lo como atividade econômica essencial ao desenvolvimento do país. As dez cidades com o melhor nível de desenvolvimento turístico foram: São Paulo (SP) 82,5 pontos; Porto Alegre (RS) 80; Belo Horizonte (MG) 78,5; Rio de Janeiro (RJ) 78,5; Curitiba (PR) 77,9 ; Foz do Iguaçu (PR) - 76,9; Recife (PE) 76; Brasília (DF) 75,2; Salvador (BA) 75 e Florianópolis (SC) 74,2.

O estudo avaliou a evolução de 13 aspectos que compõem a atividade turística e premiou os destinos que mais evoluíram em cada categoria. A cidade de São Paulo recebeu menção honrosa como primeiro e único destino a alcançar nível 5 de competitividade, com nota de 82,5. A metodologia do índice considerou prerrogativas do Índice de Competitividade do Fórum Econômico Mundial, que avalia diversas dimensões do setor em escala global.

Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu é um dos destinos mais visitados do mundo e o segundo do Brasil. Além da atração natural, com as Cataratas no Parque Nacional do Iguaçu, o turista é conquistado ainda pelo Parque das Aves, Itaipu Binacional, atrativos religiosos, como a Mesquita e o Templo Budista; além de estar em uma região de tríplice fronteira, oferecendo ainda opções de compras. Para o secretário Municipal de Turismo, Jaime Nelson Nascimento, "esse é o resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido em conjunto com a Gestão Integrada há alguns anos e que estamos conseguindo manter e avançar. É um orgulho, pois estamos bem posicionados, inclusive com uma pontuação de destaque e bem próxima das cidades com os primeiros lugares, todas capitais", destacou.

Foto: retirada do Google.
Fonte: Jornal Primeira Linha

Nenhum comentário:

ShareThis

 

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com