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sábado, 23 de julho de 2011

Infraero inicia última etapa das obras na pista do Aeroporto de São Luís

A Infraero iniciou na sexta-feira passada (15/7) a última etapa das obras da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de São Luís/Marechal Cunha Machado (MA). Os serviços – divididos em cinco fases – serão primeiramente realizados na pista 09/27, com término previsto para setembro de 2011. Em agosto, será a vez da pista 06/24 passar pela última etapa de obras – manutenção preventiva do pavimento asfáltico - com previsão de conclusão para 30/09.

As obras que começam em agosto vão causar alterações em horários de oito voos, que serão reprogramados pelas empresas aéreas. Esses ajustes vão minimizar o impacto na distribuição das operações para São Luís. Vale destacar que nos horários de pico, os voos ocorrerão normalmente.

No total, a Infraero está investindo R$ 14,8 milhões na obra de reforma da pista de São Luís, que tiveram início em dezembro de 2010. As melhorias estão sendo realizadas em parceria com o Exército Brasileiro, por meio do 2º Batalhão de Engenharia e Construção.

"A conclusão dos serviços beneficiará as operações de pouso e decolagem do aeroporto, contribuindo, dessa forma, para o correto funcionamento de todas as atividades", destacou o superintendente do Marechal Cunha Machado, Hildebrando Coêlho Correia.

A Infraero destaca que as obras na pista de pouso e decolagem do aeroporto não estão relacionadas com a interdição do Terminal de Passageiros. Elas fazem parte de um programa de manutenção pelo qual passam todos os aeroportos da Rede Infraero.

A infraero também divulgou uma nota à imprensa:

NOTA À IMPRENSA

AEROPORTO INTERNACIONAL DE SÃO LUIS/MARECHAL CUNHA MACHADO

09.07.11

Em respeito à sociedade maranhense, a Infraero esclarece que dois fatores provocaram atrasos no cronograma das obras do Terminal de Passageiros interditado no Aeroporto Internacional de São Luis/Marechal Cunha Machado:

1- Necessidade de cumprimento legal de alguns procedimentos, como ter mantido o prédio intacto por 60 dias para realização de perícia técnica – o que já se encontra em andamento e não causará impacto no próximo cronograma das obras;

2- Na condução das melhores práticas administrativas, a Infraero decidiu ampliar o nível de conforto do Terminal com outras ações, como duplicação da sala de embarque superior; nova cobertura para todo o meio fio; climatização de todo espaço e nova praça de alimentação.

Atendendo ainda às boas práticas de gestão, a Infraero, em diálogo constante com os órgãos de controle, concluiu que seria inadequada, juridicamente, a contratação emergencial das obras devido ao bom estado dos Terminais provisórios.

Mesmo assim, a Infraero prevê iniciar as obras no dia 1º de agosto e terminá-las em meados de dezembro. A Infraero vai investir R$ 10 milhões de reais no restabelecimento do Terminal interditado.

A Infraero tem prestado todas as informações à Justiça Federal, aos órgãos de controle, como Ministério Público e Tribunal de Contas da União (TCU), que tem acompanhado a perícia e fiscalizará todas as fases da obra dando mais agilidade a sua execução.

Por fim, a Infraero pede a compreensão de todos e reafirma seu compromisso e empenho em entregar o Terminal pronto, atenuando os transtornos causados.


HISTÓRICO - AÇÕES ADOTADAS DESDE A INTERDIÇÃO:


Desde a interdição do Terminal de Passageiros, em 24/03/2011, nenhum voo foi cancelado ou sofreu atraso por conta da infraestrutura aeroportuária. Foram adotadas as seguintes medidas visando a não paralisação das atividades aeroportuárias e a reabertura do Terminal interditado:

1 - Instalação de estruturados e recuperação do antigo Terminal de Cargas da Vasp, para embarque e desembarque de passageiros;

2 - Contratação de peritos para fornecer laudos iniciais sobre o ocorrido;

3 - Escoramento de toda estrutura espacial do terminal;

4 - Desativação de todos os sistemas (elétrico, hidráulico, ar condicionado, elevadores, escadas rolantes, check-in, esteiras de bagagens);

5 - Contratação de projetos para definição da metodologia técnica para recuperar/substituir a estrutura espacial do terminal;

6 - Contratação de perícia técnica para identificar as causas das ocorrências na estrutura espacial (divulgada no dia 05/07/11 no DOU);

7 - Adequação de vias e estacionamento de veículos para nova área de desembarque;

8 - Climatização do antigo Terminal de Passageiros;

9 - Adequação das vias de acesso interno para trânsito dos ônibus;

10- Desativação e transferência da administração do aeroporto para outro local, visando abrir espaço para atividades operacionais;

11- Aquisição de ônibus adaptados para transporte de passageiros;

12 - Remanejamento das concessões comerciais.

Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br
www.twitter.com/canalinfraero

Fonte: Infraero

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