Social Icons

quarta-feira, 13 de março de 2013

Município maranhense produz o abacaxi mais doce do país



Moradores de Turiaçu (MA) têm orgulho do abacaxi produzido na cidade, que é considerado um dos mais doces do país. Segundo pesquisadores, a explicação está na qualidade do solo. Por isso, a plantação de abacaxi é uma das principais atividades econômicas do município.

O pesquisador José de Ribamar Gusmão, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), comprova: “Comparando com outras variedades, o abacaxi de Turiaçu é um dos mais doces.”

No ano passado, foram colhidos 1,2 milhão de abacaxis. Para este ano, a expectativa é de que, até o fim da safra, em novembro, sejam colhidos quase 2 milhões.

Nos supermercados e frutarias de São Luís, o abacaxi de Turiaçu tem lugar de destaque. O preço também é maior. Para se ter uma ideia, outras variedades custam, em média, R$ 2,60. O abacaxi de Turiaçu custa quase o dobro.

Mas tem gente que não se incomoda em pagar mais. “Se é para dar R$ 2,80 em um abacaxi que parece um limão, a gente dá um preço maior no abacaxi que é doce. Dá para fazer um suco mais gostoso”, diz o funcionário público Márcio Lopes. O preço do abacaxi que consta desta matéria está desatualizado.

O ex-deputado federal Luciano Moreira, em vida lutou muito para que o abacaxi produzido em Turiaçu recebesse um selo de qualidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Durante encontro com diretores do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com o chefe geral da Embrapa no Maranhão e representantes de secretarias estadual e municipal da Prefeitura de Turiaçu, disse que iria interceder perante o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) por investimentos em pesquisas para a garantia da legitimidade e diferenciação do abacaxi cultivado nesse município. Com a morte prematura desse parlamentar, o abacaxi de Turiaçu não recebeu esse selo.

Fonte: Maranhão Maravilha

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com