Social Icons

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Roteiro São Luís - Alcântara - Lençóis: Prefeitura discute agenda com governo federal para promoção do turismo



Representantes da Prefeitura de São Luís e do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) estiveram reunidos este mês para alinhar as ações do convênio de divulgação internacional do roteiro São Luís-Alcântara-Barreirinhas. Na ocasião, foi apresentada a campanha publicitária que está sendo desenvolvida para a promoção turística desse roteiro. O incentivo ao turismo está entre as diretrizes de governo do prefeito Edivaldo e vem sendo estimulado desde o início da atual gestão.

“Tudo foi pensado de forma a gerar resultados ainda em 2015. Pois iremos divulgar nossa terra, cultura e gastronomia, bem como receber jornalistas e operadores em São Luís, ampliando assim, a divulgação do destino”, explicou o secretário municipal de Turismo, Lula Fylho.

O convênio foi celebrado em dezembro do ano passado através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) com a Embratur. A proposta consiste em comercializar, no exterior e em mercados específicos da Europa e América Latina, os produtos turísticos dos municípios envolvidos no roteiro. O objetivo é atrair a atenção e visita de turistas internacionais para esses destinos.

Para sensibilizar os turistas sobre o roteiro com as três cidades maranhenses, serão realizadas viagens internacionais em que a Setur vai promover workshops. Cerca de 60 pessoas serão sensibilizadas em cada visita entre agentes turísticos, operadores de viagens e jornalistas, que serão abastecidos de informações sobre os roteiros. Também haverá apresentação de um grupo parafolclórico, que vai mostrar a diversidade cultural das cidades, e uma mostra gastronômica com pratos típicos da culinária maranhense.

Depois que cada destino for visitado pela comitiva maranhense, os agentes e operadores de viagens e jornalistas estrangeiros serão convidados a visitar o roteiro São Luís-Alcântara-Barreirinhas. São os chamados famtours e press trips, as viagens de familiarização. O objetivo é que, a partir desse trabalho, e com a variedade de atrativos do roteiro – com atrações culturais, ecoturismo e o patrimônio histórico, além de sol e praia – os turistas aumentem o tempo de permanência nas cidades visitadas.

A primeira viagem da comitiva maranhense com a presença da Setur está marcada para o período de 16 a 20 de novembro. O destino é a capital argentina Buenos Aires. As ações nos demais destinos (Paris, Lima e Bogotá) serão realizadas no primeiro semestre de 2015. A escolha dos destinos teve como base o Plano Aquarela 2020, do governo federal, que visa a consolidação dos produtos turísticos do Brasil na América do Sul, devido a proximidade e laços comerciais. O Plano inclui também países da Europa, devido à grande demanda de turistas deste continente em terras brasileiras.

“Espera-se, com a realização desta campanha, promover o contato direto dos representantes das secretarias municipais de turismo de São Luís, Alcântara e Barreirinhas com as operadoras e agentes de viagens e formadores de opinião internacionais, para que incluam estes três destinos na venda de seus pacotes de turismo e, com isso, aumentem o fluxo de turistas nestes três municípios. Assim, poderemos gerar emprego e renda, e melhorar os indicadores socioeconômicos e a qualidade de vida dos moradores locais”, destacou a assessora técnica da Setur, Aline Vasconcelos.

Fonte: Prefeitura de São Luís

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com