Representantes
da Prefeitura de São Luís e do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur)
estiveram reunidos este mês para alinhar as ações do convênio de divulgação
internacional do roteiro São Luís-Alcântara-Barreirinhas. Na ocasião, foi
apresentada a campanha publicitária que está sendo desenvolvida para a promoção
turística desse roteiro. O incentivo ao turismo está entre as diretrizes de
governo do prefeito Edivaldo e vem sendo estimulado desde o início da atual
gestão.
“Tudo
foi pensado de forma a gerar resultados ainda em 2015. Pois iremos divulgar
nossa terra, cultura e gastronomia, bem como receber jornalistas e operadores
em São Luís, ampliando assim, a divulgação do destino”, explicou o secretário
municipal de Turismo, Lula Fylho.
O
convênio foi celebrado em dezembro do ano passado através da Secretaria
Municipal de Turismo (Setur) com a Embratur. A proposta consiste em
comercializar, no exterior e em mercados específicos da Europa e América
Latina, os produtos turísticos dos municípios envolvidos no roteiro. O objetivo
é atrair a atenção e visita de turistas internacionais para esses destinos.
Para
sensibilizar os turistas sobre o roteiro com as três cidades maranhenses, serão
realizadas viagens internacionais em que a Setur vai promover workshops. Cerca
de 60 pessoas serão sensibilizadas em cada visita entre agentes turísticos,
operadores de viagens e jornalistas, que serão abastecidos de informações sobre
os roteiros. Também haverá apresentação de um grupo parafolclórico, que vai
mostrar a diversidade cultural das cidades, e uma mostra gastronômica com
pratos típicos da culinária maranhense.
Depois
que cada destino for visitado pela comitiva maranhense, os agentes e operadores
de viagens e jornalistas estrangeiros serão convidados a visitar o roteiro São
Luís-Alcântara-Barreirinhas. São os chamados famtours e press trips, as viagens
de familiarização. O objetivo é que, a partir desse trabalho, e com a variedade
de atrativos do roteiro – com atrações culturais, ecoturismo e o patrimônio
histórico, além de sol e praia – os turistas aumentem o tempo de permanência
nas cidades visitadas.
A
primeira viagem da comitiva maranhense com a presença da Setur está marcada
para o período de 16 a 20 de novembro. O destino é a capital argentina Buenos
Aires. As ações nos demais destinos (Paris, Lima e Bogotá) serão realizadas no
primeiro semestre de 2015. A escolha dos destinos teve como base o Plano
Aquarela 2020, do governo federal, que visa a consolidação dos produtos turísticos
do Brasil na América do Sul, devido a proximidade e laços comerciais. O Plano
inclui também países da Europa, devido à grande demanda de turistas deste
continente em terras brasileiras.
“Espera-se,
com a realização desta campanha, promover o contato direto dos representantes
das secretarias municipais de turismo de São Luís, Alcântara e Barreirinhas com
as operadoras e agentes de viagens e formadores de opinião internacionais, para
que incluam estes três destinos na venda de seus pacotes de turismo e, com
isso, aumentem o fluxo de turistas nestes três municípios. Assim, poderemos
gerar emprego e renda, e melhorar os indicadores socioeconômicos e a qualidade
de vida dos moradores locais”, destacou a assessora técnica da Setur, Aline
Vasconcelos.
Fonte: Prefeitura de São
Luís
Nenhum comentário:
Postar um comentário