Dados divulgados pela Organização Mundial de Turismo (OMT) mostram que as chegadas de turistas internacionais em todo o mundo cresceram 4,5% nos quatro primeiros meses de 2011, apesar dos desafios do início do ano. Houve crescimento em todas as regiões, exceto no Oriente Médio. A América do Sul (17%), o Sul da Ásia (14%) e o Sudeste Asiático (10%) foram as únicas sub-regiões com incremento de dois dígitos.
"O turismo global continua sua recuperação sobre 2010, apesar do impacto de eventos recentes no Oriente Médio e no Norte da África, assim como os trágicos eventos no Japão, que estão temporariamente afetando o fluxo de viagens nessas regiões. Devemos, de qualquer forma, permanecer vigilantes enquanto encaramos outras incertezas, como o alto índice de desemprego e o aumento das políticas públicas de austeridade", disse o secretário geral da OMT, Taleb Rifai.
A OMT estima que esses destinos que estão enfrentando dificuldades se recuperem até o final do ano. "É hora de apoiar esses destinos e ajudar o turismo deles a dar a volta por cima, contribuindo para a estabilidade econômica e social e o progresso", completou Rifai.
EUROPA LIDERA
O turismo mundial registrou 268 milhões de chegadas de turistas internacionais de janeiro a abril deste ano, 12 milhões a mais que o mesmo período de 2010. O mês mais forte foi abril, com 6% de crescimento, o que pode ser explicado pelo feriado da Páscoa e pelos problemas de abril de 2010 com o vulcão islandês.
A Europa excedeu as expectativas e teve o maior crescimento entre as regiões.: 6%. A Ásia/Pacífico ficou com 5%, mesmo índice das Américas, salva pelos resultados da América do Sul (17%), uma vez que as Américas Central e do Norte tiveram crescimento abaixo da média mundial. O Oriente Médio caiu 15% e o Norte da África 11%.
A OMT mantém a previsão de crescimento entre 4% e 5% para 2011.
Fonte: Panrotas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário