Social Icons

domingo, 26 de julho de 2009

Pesquisa estuda demanda de turismo no Estado

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com alunos do Curso de Turismo, da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), desenvolvem, a partir desta sexta-feira (24) até o dia 31, uma pesquisa de demanda turística de alta estação.

A pesquisa deve mapear e identificar o perfil do turista que visita o Maranhão além de apontar o nível de desenvolvimento de cada localidade turística do estado. "O objetivo é visitar cada localidade e colher o máximo de informações sobre o turista que visita o nosso estado e daí termos uma base para qualificarmos os nossos serviços e a nossa acolhida a quem chega ao Maranhão" explica Catarina Pinheiro, superintendente de Relações Institucionais da Setur.

Na primeira etapa da pesquisa nove municípios, (São Luís, Barreirinhas, Morros, Imperatriz, Carolina, Tutóia, Caxias, Cururupu e Viana) potencialmente turísticos, devem ser visitados durante a alta estação para verificação de fluxo, economia, comportamento entre outros aspectos.

A segunda etapa acontece, em novembro, considerado período de baixa estação e deve traçar um comparativo nos mesmos municípios (com exceção dos municípios de Caxias e Cururupu) do perfil do turista que visita os pólos tanto na alta quanto na baixa estação.

Fonte: Governo do Maranhão

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Arraial da Maria Aragão é atração turística durante as férias em São Luís

O arraial da Praça Maria Aragão, organizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), é atração turística em julho, o mês das férias, na Capital Brasileira da Cultura 2009. Os festejos juninos começaram na cidade no dia 31 de maio, mas, por determinação do prefeito João Castelo, eles foram estendidos até o dia dois de agosto, durante os finais de semana, de sexta-feira a domingo.

Segundo o presidente da Func, Euclides Moreira Neto, com a determinação do prefeito João Castelo, a Prefeitura de São Luís está realizando o maior São João da capital maranhense nos últimos tempos, com atrações culturais durante 51 dias. Estamos oferecendo o melhor da cultura popular aos turistas que têm freqüentado a praça Maria Aragão", ressaltou presidente da Func, Euclides Moreira Neto.

O secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, afirmou, ao visitar a praça Maria Aragão em companhia de outros secretários e do prefeito, que o arraial contribui para aumentar a estadia do turista na capital maranhense.

"O arraial da praça Maria Aragão tem se tornado uma atração a mais para os turistas. Isso é importante para a cidade e para o setor hoteleiro, além de fomentar a economia local com a presença dos visitantes", disse Liviomar.

É o caso do empresário Nilton Brilhante, de Fortaleza (CE), que trouxe toda a família para conhecer São Luís e Barreirinhas. Todos estavam prestigiando o arraial da Praça Maria Aragão no sábado (18) e ficaram encantados com as atrações culturais. Com a continuidade do arraial, eles puderam apreciar melhor a apresentação do bumba-meu-boi, que tanto queriam conhecer.

"Ainda bem que o prefeito da cidade, o João Castelo, deixou esse arraial aqui no centro da cidade, senão a gente não teria conhecido e apreciado, da melhor forma possível, o folclore de São Luís, que todo turista tem vontade de conhecer. Chegamos de Barreirinhas e ficamos uns dias a mais aqui na capital por conta desse arraial, que tem um espaço bacana com estrutura e segurança", disse o turista.

Além das atrações culturais, os visitantes e freqüentadores do arraial podem desfrutar da legítima comida típica maranhense, como o tradicional arroz de cuxá, torta de camarão, peixe frito e outras delícias da culinária maranhense, nas barracas de palha, típicas da festa de São João.

Programação do final de semana

24/jul sexta
19h Quadrilha Fogo Caipira
19h30 Boi Mocidade Axixaense (Orquestra)
20h30 Show de Djalma Chaves
21h30 Boi Unidos Venceremos (Zabumba)
22h30 Show de Simone Mozart
23h30 Boi Pirilampo (Variados)
00h30 Boi Mimoso Sonho de Terra de São Bento (Orquestra)

25/jul sábado
19h00 Dança de Boiadeiro Adrenalina Country
19h30 Cacuriá de Vila Gracinha
20h00 Grupo Piaçaba
21h00 Boi Brilho do Sol Nascente (Orquestra)
22h00 Show de Fátima Passarinho
23h00 Boi de Morros (Orquestra)
00H00 Boi do Oriente (Baixada)

26/jul domingo
18h00 Atração convidada
19h00 Concurso de Quadrilhas (com participação de 30 grupos).

Fonte: Prefeitura de São Luís

Nossos Pólos Turísticos


O Maranhão é abençoado por ser cheio de atrativos e pela grande biodiversidade. Aqui podemos coexistir com a história, viver modernidade, nos deslumbrar com as praias, dunas, rios e cachoeiras, dentre muitos outros encantos.

Vou tentar descrever e comentar um pouco sobre cada um deles.

O Pólo de São Luís abrange a capital, São Luís, a cidade histórica de Alcântara, além de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Em São Luís destaca-se o Centro Histórico; pedras, becos, sobrados cheios de magia, que se revitalizou após passar pelo grande programa de restauração, durante o governo de Roseana. O conjunto é um dos mais significativos do Brasil, com cerca de 3.500 imóveis dos séculos XVIII e XIX distribuídos principalmente pelos bairros da Praia Grande, Desterro e Portinho. Conta com lojas, cinema, museus, bares, restaurantes e hotéis e o sistema de moradia criado em pleno projeto reviver. Em Alcântara também se destaca seu harmonioso conjunto arquitetônico, suas ladeiras, lendas e praias encantadoras. Em São José de Ribamar a tranqüilidade bucólica e cheia de religiosidade, a bela enseada que garante místicas paisagens; na Raposa, encontramos as rendas de bilros, artesanato disputado e admirado por todos, pousadas e uma culinária peculiar e saborosa - deliciosas peixadas, revigorantes ostras e o tradicional peixe-pedra frito e, os sítios e vivendas de Paço do Lumiar com suas carroças de tração animal, nos remetem a uma agradável viagem no tempo.

Não podemos permitir que São Luís seja meramente um portão de entrada para o turismo do Maranhão, ela tem que entrar no circuito proporcionalmente a sua importância, devido as imensas e diversas riquezas que tem.

O Pólo do Parque dos Lençóis, situado no litoral oriental do Maranhão, envolve os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas. Seu maior atrativo é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, belo e intrigante fenômeno da natureza, que tem Barreirinhas como principal portão de entrada.

O Parque Nacional dos Lençóis é um Paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais. Raro fenômeno geológico foi formado ao longo de milhares de anos através da ação da natureza. Suas paisagens são deslumbrantes: imensidões de areias que fazem o lugar assemelharem-se a um deserto. Mas com características bem diferenciadas. Na verdade chove na região, que é banhada por rios, e são as chuvas, aliás, que garantem aos Lençóis algumas das suas paisagens mais belas. As águas pluviais formam lagoas que se espalham em praticamente toda a área, formando uma paisagem inigualável. Algumas delas, como a Lagoa Azul e Lagoa Bonita já são famosas pela beleza e condições de banho. Os povoados de Caburé, Atins e Mandacaru são pontos de visita obrigatórios.

O Pólo Delta das Américas fica Localizado a nordeste do Estado, na divisa com o Piauí. Envolve a região sob influência do Delta do Rio Parnaíba, que tem 70% da sua área no Maranhão. Os principais municípios são: Tutóia, Paulino Neves e Araioses, deste último partem excursões turísticas para o Delta, que por sua vez, é o terceiro maior delta oceânico* do mundo. São os rios, a flora, a fauna, as dunas de areias alvas, e os banhos em lagoas e mar alguns dos atrativos que o lugar oferece.

Temos em Tutóia, as Praias do Arpoador e Namorados, as lagoas da Taboa, Jacaré, Areia e Lagoinha. Artesanato em palha, couro, coco, chifre, linha e conchas. Em Araioses, as praias do Farol, do Caju, dos Guarás e dos Poldros, as Ilhas do Caju, dos Poldros, do Carrapato, Carnaubeiras e Canárias, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, do século XIX, o Cemitério indígena Arayos, no povoado de Aldeia, a 20 quilômetros da sede e o artesanato de palha de carnaúba (chapéus, tapetes, abanos), madeira, cerâmica, ferro e tecido.

Curiosidade: Delta oceânico é um raro fenômeno da natureza que ocorre também no rio Nilo, na África, e Mekong, no Vietnã. Sua configuração se assemelha a uma mão aberta, onde os dedos representariam os principais afluentes do Parnaíba, que se ramificam formando um grandioso santuário ecológico.

O Pólo Chapadas das Mesas, cortada por 22 rios, fica situado às margens da BR-230, a 35 quilômetros de Carolina, cidade das cachoeiras e suas praias pluviais. Lá está localizada a linda e intrigante cachoeira da Pedra Caída, que sem dúvida é a que mais chama atenção, com suas quedas d’águas, de até 50m, formando lá embaixo, entre paredões rochosos, uma piscina natural de beleza incontestável, trilhas ecológicas e inimagináveis paisagens. São inúmeras as surpresas que essa viagem pode revelar. As principais cidades do pólo são Imperatriz, Carolina e Riachão, circundadas por um mundo mágico e grandioso.

O Pólo Florestas dos Guarás, ainda em fase de estruturação, fica na porção amazônica do Maranhão, no litoral ocidental do Estado. Incluído como pólo eco-turístico por excelência, composto pelos municípios de Cedral, Mirinzal, Cururupu, Guimarães e Porto Rico do Maranhão, entre outros. Seu nome deve-se à bela ave de plumagem vermelha, comum na região. As quais são vistas em abundância durante a viagem de travessia feita de ferry boat. O lugar, que conta com incríveis atrativos naturais e culturais, destaca-se como um santuário ecológico, formado por baías e estuários onde os rios deságuam em meio a manguezais. Fauna e flora abundantes, florestas, praias desertas e ilhas que em breve estarão abertas à visitação com segurança e tranqüilidade. Entre os maiores atrativos turísticos deste Pólo, está a Ilha dos Lençóis, em Cururupu. Inteiramente formada de areia, apresenta cenários deslumbrantes além das praias de Caçacueira, São Lucas e Mangunça e um banco de corais ao alcance apenas de mergulhadores profissionais. Ao chegar a essa cidadezinha não deixe de passear nos barcos dos pescadores e, ou nas carroças de rodas de ferro, com seu som peculiar, puxadas por parelhas de bois.

Essa apresentação das nossas belezas naturais e do nosso potencial turístico é para divulgá-lo e preservá-lo, tornando-o apreciável para que nossas gerações futuras desfrutem tanto quanto ou mais que nós.

(THICIA FARAH, Turismóloga e consultora de eventos).
Fonte: Inclose.net

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Maranhão Vale Festejar 2009 - Parte 03

O Maranhão Vale Festejar é o São João fora de época do estado, onde turistas e ludovicenses tem a oportunidade de ver os grupos durante o mês de julho. Funciona nos fins de semana, de quinta a domingo no Convento das Mercês, Centro Histórico de São Luís e tem entrada gratuita.

PROGRAMAÇÃO

Dia 23 - Quinta-Feira


18:00 – Grupo Folia Junina
18:30 – Tambor de Crioula da Fé em Deus
19:00 – Coco Pirinã
19:30 – Boi do Una
20:00 – Boi Unidos Venceremos
20:30 – Boi Tradição de São Bento
21:00 – Boi da Floresta
22:00 – Boi de São Simão
23:00 – Cacuriá de Dona Teté
00:00 – Boi Brilho da Ilha

Dia 24 - Sexta-Feira

18:00 – Dança Portuguesa Acadêmicos de Morros
18:30 – Tambor de Crioula Manto de São Benedito
19:00 – Show Trupiada
20:00 – Boi de Arari
20:30 – Boi da Fé em Deus
21:00 – Boi Meu Tamarineiro
22:00 – Grupo Piaçaba
23:00 – Boi de Iguaíba
00:00 – Boi de Nina Rodrigues
01:00 – Boi da Pindoba

Dia 25 - Sábado

18:00 – Quadrilha do Zé Comeu
18:30 – Tambor de Crioula Catarina Mina
19:00 – Boi de Icatú
19:30 – Grupo Sotaque de São Luis
20:00 – Boi Mocidade de Axixá
20:30 – Lelê de São Simão
21:00 – Boi de Guimarães
22:00 – Boi de Seu Teodoro
23:00 – Boi da Madre Deus
00:00 – Boi de Axixá
01:00 – Boi da Maioba

Dia 26 - Domingo

18:00 – Banda do Bom Menino
18:30 – Boi Magia e Encanto da Ilha
19:00 – Amos da Ilha – Despedida
20:00 – Boi da Liberdade
20:30 – Boi de Cururupu
21:00 – Boizinho Barrica
22:00 – Boi de Santa Fé
23:00 – Boi de Morros
00:00 – Boi de Maracanã

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Novela gravada no Maranhão bate recorde!

A versão online do Jornal Extra de abril de 2009, veio com uma matéria sobre a novela "Da Cor do Pecado" gravada nos Lençóis Maranhenses e São Luís no Maranhão. A novela, que tem sido vendida fora do país, bateu recorde de vendas. Leia o trecho da matéria:

""Escrava Isaura" já tinha perdido o posto para "O Clone", mas agora é "Da cor do pecado" a novela da Globo mais vendida no mundo. A Coréia é o 100º país prestes a assistir a trama de João Emanuel Carneiro, autor de "A favorita", em seu primeiro trabalho solo, e de muito sucesso, na emissora. O anúncio foi feito durante a divulgação da nova programação da Globo, na quarta-feira, em São Paulo." Fonte: Extra Online

Em 2009 mais uma vez o Maranhão serve como pano de fundo para uma novela da rede Globo. Dessa vez é "Pelo Avesso", que tem estréia marcada para o final de setembro. Na trama estão Carmo Dalla Vechia, Marcos Palmeira, Paola Oliveira, Camila Pitanga, Heloisa Perisse, entre outros. A novela, escrita por Telma Guedes e Duca Rachid, sob a supervisão de João Emanuel Carneiro, terá gravações em São Luís, nos Lençóis Maranhenses e na Chapada das Mesas.

Foto: Google e Flickr Zena Gorayeb

terça-feira, 21 de julho de 2009

Brasil melhora posição entre os destinos mais caros

O Brasil, representado pelas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, está melhorando positivamente sua classificação entre os destinos internacionais mais caros, o que é bom para atrair o turista para o restante do país, principalmente o Nordeste, sempre mais barato que as duas cidades. E tudo por conta da desvalorização do real em relação ao dólar Elas, que no ano passado eram as mais caras da América do Sul, agora perderam a posição para a venezuelana Caracas.

Segundo levantamento da consultoria Mercer, São Paulo, que era a 25ª cidade mais cara para estrangeiros em 2008, agora passou para a 72ª posição, um posto à frente do Rio, que no ano passado era a 31ª. Hoje a cidade mais cara do mundo é Tóquio, seguida da também japonesa Osaka. Já a última, de um ranking de 143 cidades, é Johannesburgo (África do Sul), que vai sediar a próxima Copa.


Fonte: Cazumbá Online

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Cururupu: o portão de entrada para os atrativos turísticos da Litoral ocidental do Maranhão


Floresta dos Guarás, Reentrâncias Maranhenses, Parcel de Manoel Luís estão localizados no Litoral Ocidental do Maranhão e tem a cidade de Cururupu como a principal via de acesso.

Cururupu é uma cidade pequena e pacata. O nome significa “sapo grande cantando”. No processo de colonização do Maranhão, Cururupu fora local de fazendas para cultivo de arroz, mandioca e cana. Assim, inúmeros engenhos foram instalados, utilizando-se para tal a mão de obra escrava proveniente da costa do Douro e Daomé (África - Guiné). A cidade era formada por grande quantidade de casarios, hoje restando apenas três. Um deles é onde funciona a sede da Prefeitura Municipal.

Para chegar até Cururupu, cidade localizada ao oeste da capital maranhense, o melhor caminho é o que inclui mar e terra. No terminal da Ponta da Madeira tem-se acesso ao ferry boat para atravessar a baía de São Marcos. Cerca de uma hora depois, chega-se a Cujupe. No local, vários serviços de ônibus e van estão à disposição para levar o passageiro. De Cujupe a Cururupu são 196 km.

Floresta dos Guarás, Reentrâncias Maranhenses, Parcel de Manoel Luís são alguns dos atrativos turísticos que têm como portão de entrada a cidade de Cururupu.

Atrativos Naturais

Parque Estadual Marinho do Parcel do Manuel Luís - Criado pelo Decreto Estadual nº 11.902 de 11 de Junho de 1991, no município de Cururupu, com uma área de 45.937,9 hectares. Localiza-se no Litoral Ocidental do Estado, a 45 milhas da costa maranhense, sendo que o local mais próximo, em terra firme, é a Ilha de Maiau. Com relação a São Luís o Parque dista cerca de 100 milhas náuticas, ao norte da Baía de São Marcos, tendo como ponto mais próximo (50 milhas), a Ilha dos Lençóis. Nas formações coralinas observa-se uma variedade de peixes multicolorida, tais como peixe-papagaio, sargentino, peixe-borboleta e outros de maior porte, como: meros, garoupas, e tartarugas marinhas. Em sua história possui pontos marcantes como os reflexos da vida marinha como os restos mortais de navios e galeões naufragados, presumivelmente, devido as fortes correntezas, no decurso dos séculos. Sua finalidade é de preservar a biodiversidade e o patrimônio genético dos recifes de corais e para garantir atividades pesqueiras.

Área de Proteção Ambiental das Reentrâncias Maranhenses - Criado pelo Decreto Estadual nº 11.901 de 11 de Junho de 1991 e reeditado em 09 de Outubro de 1991, com uma área de 2.680.911,2 hectares. Localizado no litoral ocidental maranhense, de Alcântara até a foz do Gurupi, englobando os municípios de Cedral, Guimarães, Mirinzal, Bequimão, Cândido Mendes, Turiaçú, Luís Domingues, Godofredo Viana, Cururupu, Bacuri e Carutapera. A região costeira é bastante recortada de baías, enseadas e estuários. Terra firme constituída na maioria de terras baixas e planas com pequenas elevações colinares, no município de Carutapera. Possui extensos manguezais com elevada produtividade pesqueira em toda costa ocidental maranhense, há abundância de aves litorâneas, algumas ameaçadas de extinção, como o guará que nitifica e reproduz na Ilha do Cajual, em Alcântara, e entre os mamíferos, encontramos os golfinhos e o peixe-boi.

Musicalidade

A música que se ouve em Cururupu é o reggae. O reggae eletrônico de radiola. Há uma grande quantidade dessas radiolas, com destaque para a “Pantera Negra”, presente nos principais eventos sociais da cidade. Há também alguns pontos de reggae roots, o principal localizado na Rua do Pinche.
De carnaval famoso e conhecido por todo o litoral ocidental maranhense, outro atrativo para os turistas, vários circuitos foram reorganizados. O carnaval foi revitalizado e várias atrações foram organizadas pela prefeitura, como forma de resgatar o carnaval de rua. À frente desta ação está a Secretaria de Ação Social, Turismo e Trabalho. O objetivo, de acordo com José Francisco Pestana, é “resgatar antigas tradições momescas - do alegre, criativo e, muitas das vezes, o simples carnaval de rua à folia contagiante dos clubes populares espalhados pelos bairros; com opções para crianças e pessoas da “melhor idade” também extravasarem sua euforia”.

Outra manifestação importante é o Boi de Cururupu com um sotaque próprio da região chamado de “Sotaque Costa de Mão”.



Fotos de Cururupu, do Pólo Floresta dos Guarás e do Carnaval de rua do Maranhão no Flickr Maranhão.

domingo, 19 de julho de 2009

Parceria público-privada vai atrair turista estrangeiro


Um acordo de cooperação técnica da campanha promocional Brasil Now foi firmado durante o Salão de Turismo entre Embratur, idealizadora do selo, e Brazilian Incoming Travel Organization (BITO), Associação Brasileira de Resorts (ABR), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), TAM, GOL/Varig e TAP.

Ela visa atrair mais turistas estrangeiros para o Brasil, com iniciativa público-privada, em momento de crise econômica internacional. O selo Brasil Now identifica promoções oferecidas por companhias aéreas, hotéis e empresas de turismo a operadores internacionais que comercializam pacotes de destinos brasileiros no exterior.

Fonte: Cazumbá Online

sábado, 18 de julho de 2009

Maranhão se destaca no Salão de Turismo

Em pesquisa realizada durante o 4º Salão do Turismo, realizado em São Paulo, entre os dias 1º e 5 de julho, o Maranhão apareceu como o segundo melhor destino, com destaque para o ecoturismo nos Lençóis Maranhenses, a Rota das Emoções, Chapada das Mesas e Floresta dos Guarás.

“Temos plena convicção de que conseguimos viabilizar inúmeras oportunidades de negócios, que futuramente devem se consolidar em emprego e renda, evidenciando o que de melhor o nosso estado tem para oferecer”, comemorou Tadeu Palácio.

O Salão já se consagrou como uma vitrine nacional de negócios. O Maranhão foi representado no evento por uma equipe de cerca de 100 profissionais, entre técnicos da Secretaria de Estado de Turismo, empresários, artesãos e outros artistas, todos liderados pelo secretário de Estado de Turismo, Tadeu Palácio, e pela secretária-adjunta Socorro Araújo.

Fonte: Governo do Maranhão
Foto: Flickr Alestaleiro

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Prefeitura de São Luís firma convênio para construção do primeiro Bairro Verde da capital

A Prefeitura de São Luís celebrou, em Dubai, nos Emirados Árabes, Convênio Internacional de Cooperação Técnica com a Metrópolis Global para o planejamento e elaboração do projeto piloto de construção do primeiro “Bairro Verde” da capital. O secretário municipal de Meio Ambiente, Afonso Henriques Lopes, representou o prefeito João Castelo no evento de Dubai, cidade onde projetos similares já são desenvolvidos.

O ato de assinatura do convênio, que garantiu para o projeto recursos no valor de US$ 250 mil dólares (cerca de R$ 500 mil), foi realizado durante workshop promovido pela Metrópolis Global, instituição de captação de recursos para projetos na área ambiental, com sede em Madri/Espanha. A Metrópolis tem ainda como objetivo promover o desenvolvimento das cidades, estimulando a utilização de tecnologias inovadoras de preservação ambiental, visando à melhoria da qualidade de vida.

O projeto “Bairro Verde”, idéia abraçada pelo prefeito João Castelo, é um modelo inovador de urbanização que utiliza tecnologias limpas para solucionar os problemas de habitação, saneamento, drenagem, fornecimento regular de energia e água, iluminação pública, criação de áreas verdes e de lazer, entre outros aspectos que proporcionam qualidade de vida aliada à preservação do meio ambiente.

Segundo o titular da Semmam, todos os detalhes sobre o planejamento e execução do projeto serão discutidos no “Workshop Internacional Cidade Verde”, que será realizado pela Prefeitura de São Luís, em parceria com a Metrópolis Global e outros parceiros nacionais e internacionais, na segunda quinzena do mês de agosto. O evento reunirá na capital, pesquisadores e especialistas no assunto.

“Nesse workshop, vamos identificar melhor quais idéias relativas à construção de uma cidade verde, principalmente no que diz respeito às eco-infraestruturas, poderemos utilizar na nossa capital”, frisou o secretário.

Projetos - Paralelamente a isso, uma gama de novos projetos para a melhoria da qualidade ambiental de São Luís está sendo implementada ou encontra-se em fase de planejamento na Semmam para ser executada nos próximos meses.

Afonso Henriques Lopes destaca como uma das mais importantes ações na área ambiental, nesses seis meses de gestão, o Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga, financiado pelo Banco Mundial (Bird), pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e com recursos próprios do município. A revitalização da área mobilizará recursos na ordem de 59,4 milhões de dólares, sendo 60% oriundos da instituição financeira e 40% de contrapartida da Prefeitura.

Além de melhorias na infra-estrutura, de saneamento básico, drenagem e de habitação, o programa prevê ainda serviços de recuperação e proteção ambiental em toda a área, beneficiando aproximadamente 67 mil pessoas, em 45 bairros localizados na Bacia do Bacanga.

Outra ação em pleno desenvolvimento é o Projeto Reciclagem Cidadã. Realizado em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), a ação tem como objetivo difundir a utilização de práticas sustentáveis de gerenciamento de resíduos sólidos por meio da destinação adequada do lixo reciclável produzido em empresas, instituições e residências.

O secretário municipal de Meio Ambiente informou que o projeto está acontecendo, inicialmente, em algumas secretarias e órgãos da Prefeitura, onde todo o material reciclável recolhido é encaminhado à Associação dos Catadores do Maranhão (Ascamar). “É uma semente que estamos plantando, porque a nossa meta é estimular e disseminar a prática da coleta seletiva para toda a população de São Luís”, frisou.

Nessa mesma linha de atuação, também está sendo articulado o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil. A ação consiste em monitorar os resíduos produzidos em obras, desde a sua geração até o destino final, evitando, assim, a sua disposição inadequada em rios, mangues e outras áreas protegidas.

“A qualquer momento, a fiscalização da Semmam poderá realizar visitas às obras para verificação do correto encaminhamento dos resíduos aos seus destinos”, enfatizou o secretário.

Fonte: Cazumbá Online

Programação de Pós São João na Maria Aragão

Dia 17 - Sexta

19hs Dança Portuguesa Luziadas de Evora
20hsBoi Novilho Branco (Variado)
21hsBoi Brilho da Ilha (Orquestra)
22hsShow Kaio Lima e Banda
23hsBoi da Pindoba (Matraca)


Dia 18 - Sábado

19hs Tambor de Crioula Arte Nossa - Simei
20hs Boi Brilho do SESC
21hs Boi de Penalva (Baixada)
22hs Show Fernando de Carvalho
23hs Boi Mocidade de Rosário (Orquestra)


Fonte: Prefeitura de São Luís
Foto: Flickr Apingorah

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Maior piscina do mundo tem mais de 1 km e praias particulares

É necessário muito fôlego para cruzar a piscina do complexo imobiliário de San Alfonso Del Mar, em Algarrobo, no Chile. Também, ela é considerada a maior piscina de água cristalina do mundo, com mais de um quilômetro de extensão, oito hectares e 250 milhões de litros de água. O recorde é confirmado pelo livro Guinness World Records.

Com suas praias privadas de areias brancas que criam uma atmosfera caribenha, esse resort é a sensação do verão chileno. Na grande laguna artificial, construída à beira-mar, é possível relaxar admirando o intenso azul turquesa das águas. Elas chegam direto do Pacífico, passando por tratamento especial antes de serem disponibilizadas para os freqüentadores. Qual a vantagem de se banhar lá e não no oceano de verdade? Muitas, a começar pela temperatura da água, que alcança os 26°C - 9°C a mais do que no mar.

Nem a chegada de dias mais frios desanima os usuários desse complexo paradisíaco. É que, entre as faixas de areia disponíveis, há uma praia coberta - a única em toda a América do Sul. Seu cenário inclui água morna, calefação, hidromassagem e cascatas.


As piscinas são mesmo o carro-chefe do negócio, mas os empreendedores chilenos criaram ainda um mundo de atividades para toda a família. Aulas de caiaque, mergulho e natação, quadras poliesportivas, simulador de golf 3D, spa, academia, discoteca, cafés e até um aquário gigante estão entre os passatempos que podem ser encontrados sem sair de San Alfonso.

O mais interessante é que esse point de fama internacional tem acesso bem fácil para os brasileiros, já que fica a apenas 90 quilômetros de Santiago, para onde partem vôos de diversas companhias que operam aqui. Apesar de ser voltado para a venda de imóveis, o condomínio também oferece a possibilidade de aluguéis de curta duração - uma semana, por exemplo. Em promoção agora na época mais fria do ano, a diária de um apartamento de dois quartos, para quatro pessoas, chega a sair por cerca de R$ 370.

Para mais informações, visite o site: www.sanalfonso.cl.

Fonte: Terra Turismo

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Projeto Turismo na Escola conscientiza crianças e adolescentes de São Luís

A Prefeitura de São Luís intensifica o trabalho de disseminar os benefícios do turismo entre crianças e adolescentes da capital. Para isso, a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) está capacitando 12 estagiários que serão os encarregados pela sensibilização dos alunos, no Projeto Turismo na Escola 2009.

Segundo o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, o projeto foi desenvolvido com o objetivo principal de expor aos alunos de São Luís e à comunidade a importância do turismo como forma de preservação do acervo histórico, cultural e natural da capital maranhense, que é Patrimônio Histórico Mundial.

“A preservação dos atrativos turísticos de um determinado estado e município é, algumas vezes, atrelada à educação de sua população. Vamos germinar esta idéia entre as crianças e adolescentes para que se tornem adultos conscientes”, disse Macatrão.

Os profissionais, que serão os agentes executores do projeto, foram selecionados através de parcerias junto a instituições acadêmicas da capital, provenientes de cursos de turismo, educação artística, letras e pedagogia. A capacitação ocorre durante toda essa semana no auditório da Secretaria de Turismo, na rua da Palma, no Centro Histórico.

O secretário lembrou que o projeto acaba tornando-se extensivo aos pais dos alunos e à comunidade em geral. “O projeto termina criando uma reação em cadeia, já que os alunos passam, mesmo que indiretamente, aos pais o que aprenderam na escola e, mais tarde, passarão também aos seus filhos, vizinhos, colegas e etc.”, finalizou.

A Semana de Turismo na Escola 2009 contempla várias atividades sócio-educativas e culturais, como teatros, palestras interativas, divulgação do vídeo “São Luís, Capital Brasileira da Cultura”, citytours e mostra itinerante nos bairros da capital.

Fonte: Prefeitura de São Luís

terça-feira, 14 de julho de 2009

Turistas de Ribeirão Preto chegam a São Luís

Chegou a São Luís neste sábado (11) o primeiro grupo de turistas de Ribeirão Preto. A excursão só foi possível após visitas a agências da cidade do interior paulista e da região com distribuição de material promocional e após negociações entre a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e a agência de viagem “Barroso Turismo”.

Serão 34 turistas ribeirão-pretenses visitando o Estado em oito dias de viagem. Ficarão cinco dias em São Luís e outros três em Barreirinhas. Na capital, os visitantes farão city tour e visitarão praias, além de passar pelo arraial da Capital Brasileira da Cultura 2009, realizado pela Prefeitura de São Luís, na Praça Maria Aragão. Segundo o órgão municipal, o perfil desses turistas é de pessoas que viajam com suas famílias para praticar o turismo de lazer.

Segundo estatísticas da Coordenação de Análise Mercadológica da Setur, São Paulo é o terceiro maior estado no envio de turistas a São Luís. “Este vôo poderá representar uma guinada no jeito de praticar o turismo na capital, pois servirá de exemplo para que outras agências tragam clientes para cá e que possamos buscar novas parcerias e, consequentemente, mais visitantes”, disse o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão.

Fonte: Prefeitura de São Luís

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Cultura é debatida no XI Fórum de Governadores do Nordeste

A criação de novos mecanismos de distribuição de recursos para a Cultura e viabilização do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas foram alguns dos principais pontos debatidos e acordados no XI Fórum de Governadores do Nordeste, no qual o Maranhão foi representado pelo Secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Gastão Viera.

Para Gastão Vieira, os resultados do Fórum foram extremamente positivos à medida que os “Estados debateram e definiram, de forma democrática e conjunta, uma séria de medidas, programas e ações que buscam o desenvolvimento sustentável do Nordeste e a redução das desigualdades regionais”.

O secretário de Planejamento ressaltou a necessidade de implantação de um percentual mínimo de investimentos em cultura para cada região do País e a necessidade de transferência obrigatória de 49% dos recursos do Fundo Nacional de Cultura para os fundos estaduais e municipais do setor, a partir de programas previamente pactuados estão entre as medidas principais medidas, além da descentralização da seleção dos projetos a serem financiados na área.

Fonte: Governo do Maranhão

sábado, 11 de julho de 2009

Programa de Regionalização ganha revista e mapa

Para comemorar os cinco anos do Programa de Regionalização do Turismo no Brasil, promovido pelo Ministério do Turismo, a diretora de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico da pasta, Tânia Brizolla, lançou, na 4ª edição do Salão do Turismo, na capital paulista, uma revista comemorativa que, além de mostrar como as regiões estão estruturadas, faz também um resgate de todo o processo envolvendo os destinos. “Achamos importante documentar esse começo de caminhada. Este projeto já está começando a ficar independente, mas é necessário termos esse arquivo para reconhecer o trabalho das pessoas que se dedicaram – muitas vezes sem ganhar nada para isso – para que, na época, esse programa se tornasse uma realidade”, explicou Tânia.

O material será encaminhado para associações de roteiros turísticos, entidades regionais e demais envolvidos no programa.

Outra novidade é o relançamento do Mapa da Regionalização do Turismo, que agora engloba 276 regiões. “É a terceira versão do mapa, que foi atualizado a pedido dos próprios Estados”, completou a dirigente.

Pensando no futuro, Tânia Brizolla acredita que o projeto tem como objetivo desenvolver a gestão dessas regiões e melhorar a promoção dos roteiros. “Temos que sair na rua e começar a vender esses produtos. Não adianta fazer tudo isso e ficar atrás da mesa do escritório esperando compradores”, encerrou ela. O Salão do Turismo segue amanhã das 10h às 22h e no domingo das 10h às 20h.


Fonte: Portal Panrotas

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Maranhão de sonhos, terra de encantos

O Estado do Maranhão apresenta um grande potencial turístico que se divide entre belezas naturais e riquezas culturais, proporcionando ao Estado um rico patrimônio que oferece ao povo maranhense e aos turistas que aqui visitam um imenso mosaico de cores, terras, atrativos, culinária, cultura e festa.

Festa sim. Festa pra quem aqui vive, festa pra quem chega, assim é o Maranhão hospitaleiro, de gente simples e terras inesquecíveis, que o diga os Lençóis Maranhenses com suas imensas dunas de areia que a um simples mudar de vento consegue a cada momento uma nova paisagem. E a bela São Luís de amores, essa ninguém esquece. Casarios, azulejos e um rico acervo arquitetônico reconhecido pela UNESCO lhe renderam o título de Patrimônio da Humanidade.

Esses são apenas dois dos principais pólos turísticos do Maranhão. O estado ainda oferece pelo menos nove pólos turísticos:

1. São Luís e Alcântara
2. Lençóis Maranhenses
3. Chapada das Mesas
4. Delta das Américas
5. Floresta dos Guarás
6. Lagos e Campos Floridos
7. Cocais

E ainda dois pólos em fase de estruturação:
1. Amazônia Maranhense
2. Região do Munin

Todos eles reúnem em cada pedacinho de chão, paisagens únicas de uma história contada a partir da cultura forte e de belezas construídas pela natureza.

É por isso, comprometido com a história de uma terra que exala cultura, atrai negócios e fabrica sonhos de um povo, que o Governo do Maranhão por meio da Secretaria Estadual de Turismo não mede esforços juntamente com os municípios, cadeia produtiva e parceiros em tornar cada vez mais evidente não só as sua potencialidades, mais um estado de sonhos, encantos e oportunidades.

Escrito por Tadeu Palácio, Secretário de Turísmo do Maranhão e divulgado por Cazumbá Online.
Foto: Flickr Vinicius Menna

quinta-feira, 9 de julho de 2009

São João de Férias na Praça Maria Aragão


No calendário de festas que dão continuidade ao São João do Maranhão, estão as apresentações de Pós-São João da Praça Maria Aragão, no Centro de São Luís.

Vários grupos que fizeram a festa durante a temporada junina, que este ano durou oficialmente de 31 de maio a 30 de junho, continuam fazendo a festa no mês de julho. A programação do Arraial da Praça Maria Aragão vai até 1º de agosto.

PROGRAMAÇÃO

Dia 10 (sexta)

19hs Dança Portuguesa Adolescente de Portugal
20hs Grupo GDAM
21hs Boi de Apolônio (Baixada)
22hs Show Carlinhos e a Banda Overdose
23hs Boi de Axixá (Orquestra)

00hs Boi de Ribamar (Matraca)

Dia 11 (sábado)

18hs Show "As Afrodites"
19hs Tambor de Crioula de Ubaldo
20hs Quadrilha Nova Esperança
21hs Show César Teixeira
22hs Boi de Nina Rodrigues (Orquestra)
23hs Boi de Iguaíba (Matraca)
00hs Boi Encanto da Ilha

Dia 12 (domingo)

18hs Festival de Dança do Cacuriá

Fonte: Prefeitura de São Luís

Maranhão Vale Festejar 2009 - Programação

Continua de hoje (09) a domingo (12) o Maranhão Vale Festejar 2009. Veja a programação dessa semana:

Dia 09 - Quinta


18h - Quadrilha Princesa do Sertão
18h30 - Tambor de Crioula de Lazico
19h - Boi de Coroatá
19h30 - Boi do Oriente
20h - Boi da Fé em Deus
21h - Boi de Panaquatira
22h - Boi da Floresta
23h - Boi Brilho da Terra
00h - Boi da Pindoba


Dia 10 - Sexta

18h - Dança Portuguesa Realeza de Portugal
18h30 - Tambor de Crioula do Pai
19h - Show Mimoso de São João
20h - Lelê de São Simão
20h30 - Boi Tapera de Maracanã
21h - Boi da Liberdade
22h - Boi de Santa Fé
23h - Boi do Maiobão
00h - Boi de Nina Rodrigues
01h - Boi da Maioba


Dia 11 - Sábado

18h - Cia Caipira do Asfalto
18h30 - Tambor de Crioula de Anivor
19h - Barriquinha
19h30 - Boi da Alemanha
20h - Boi da Vila Passos
20h30 - Boi da Mocidade Ribamarense
21h - Boi da Cidade de Pinheiro
22h - Boi de Presidente Juscelino
23h - Boi da Madre Deus
00h - Boizinho Barrica
01h - Boi de Maracanã


Dia 12 - Domingo

18h - Banda do Bom Menino
18h30 - Boi da APAE
19h - Amor de Zabumba - Lá Vai
20h - Boi Lírios de São João
20h30 - Grupo Piaçaba
21h - Boi de Mocidade de Rosário
22h - Boi União da Baixada
23h - Boi de Axixá
00h - Boi de Ribamar

Próxima novela das seis será gravada no Maranhão

A próxima novela das 18h, que irá substituir 'Paraíso' tem estreia prevista para o dia 28 de setembro de 2009. 'Pelo Avesso' tem como protagonistas os amigos Carmo Dalla Vechia e Marcos Palmeira. As gravações começam amanhã, dia 10, nos Lençois Maranhenses. E, na próxima semana, teremos gravações em São Luis e Chapada das Mesas. A novela será dirigida por Ricardo Waddington.

Por isso, se você por acaso, se deparar com os atores Marcos Palmeira, Paola Oliveira, Camila Pitanga, Heloisa Perisse, e Carmo Dalla Vechia passeando por um desses locais não se assuste, eles, dentre outros, fazem parte do elenco da novela.

O protagonista da novela, Marcos Palmeira, vai se perder nos Lençóis Maranhenses. As gravações envolvem 80 técnicos. A novela ‘Pelo Avesso’ será a segunda produção a seguir um novo modelo de lançamento de autores. Será escrita por Telma Guedes e Duca Rachid, sob a supervisão de João Emanuel Carneiro.

Fonte: Imirante
Fotos: Google e Flickr Ruth Vasconcelos

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Eco Adventure em Carolina será lançado dia 10

No próximo dia 10, sexta-feira, acontece o lançamento oficial do ECO ADVENTURE em Carolina, sul do Maranhão e principal acesso ao Parque Chapada das Mesas.

O ECO ADVENTURE será realizado nos dias 10, 11 e 12 de outubro de 2009 no Parque Nacional Chapada das Mesas, mas precisamente na cidade de Carolina/MA. O evento pretende reunir cerca de 2.000 pessoas entre estudantes, professores, profissionais, agentes de viagens, investidores, operadores e hoteleiros para discutir, negociar, praticar e difundir assuntos, relacionados a ecologia, meio ambiente, ecoturismo, turismo de aventura e esportes radicais.

O lançamento oficial acontece a partir das 16h, no Instituto PIPES, localizado na Av. Frederico Martins, 1462, Bairro Sucupira – Carolina/MA.

Além disso, de 08 (hoje) a 17 de julho estará acontecendo em Carolina uma vasta programação festiva em comemoração aos 150 anos de emancipação da cidade, incluindo o River Tour, Festejos do Museu e Baile do Sesquicentenário.

Fonte: Cazumbá Online e Blog EcoAdventure.

Fotos da Chapada das Mesas no Flickr.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Passagens de ônibus interestaduais e internacionais estão mais caras

A partir de agora, quem for viajar de ônibus vai pagar 7,048% mais caro em passagens interestaduais ou internacionais. O reajuste foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e está em vigor desde a zero hora de ontem, dia 01. O reajuste não se aplica ao serviço rodoviário interestadual e internacional semiurbano de passageiros - aqueles em que a distância percorrida é menor que 75 quilômetros. Para essa categoria, os novos índices serão divulgados até o fim do mês.

De acordo com a resolução da ANTT, o aumento das passagens foi determinado considerando a necessidade de manter o equilíbrio econômico-financeiro das permissionárias do transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros. Os itens de custo das tarifas, como combustíveis e gastos com pessoal, são reajustados de acordo com índices de inflação do setor.


As informações são da Agência Brasil

Fonte: O Dia Online
Foto: Clube do Ônibus

Morte de Jackson traz prejuízo para turismo britânico

A morte de Michael Jackson trará prejuízos financeiros para a indústria de entretenimento, o setor de seguros, o comércio e o turismo no Reino Unido. A imprensa britânica já começa a levantar os números das possíveis perdas decorrentes do falecimento do astro. O maior rombo ficará com a promotora AEG Live, responsável pela organização dos 50 shows previstos em Londres, na O2 Arena, entre 13 de julho deste ano e 6 de março de 2010. Conforme a revista "Reinsurance", a empresa poderá ter de arcar com um prejuízo de até 300 milhões de libras (US$ 495 milhões).

A publicação diz que a AEG Live só teria conseguido fechar seguro para as 10 primeiras apresentações de Jackson, pois as preocupações com a saúde do cantor reduziram a disposição das instituições para garantir a longa turnê. Seguradoras como a Talbot, Brit e a Oxygen Insurance Brokers possuem exposição aos shows, segundo a "Reinsurance".

O "Financial Times" afirma que a causa da morte do astro determinará o montante que a AEG Live conseguirá obter de retorno com o seguro realizado. O jornal britânico calcula que 50 milhões de libras (US$ 82,5 milhões) terão de ser devolvidos aos fãs que compraram os 750 mil ingressos. A empresa ainda não se pronunciou sobre o assunto e informou que fará um anúncio no "momento adequado".

A O2 Arena, pertencente à AEG e com capacidade para 20 mil pessoas, também terá de amargar os lugares vazios nas próximas semanas. A revendedora de ingressos Viagogo, que possuía acordo com a promotora, já informou que irá reembolsar o valor dos ingressos diretamente aos fãs que compraram por esse canal.

Londres também contava com o aquecimento do turismo e do comércio durante os shows, em meio à crise econômica vivida pelo Reino Unido. "A morte de Michael Jackson terá impacto sobre a indústria de turismo de Londres", aponta a empresa britânica Holiday Lettings, ao lembrar que muitos fãs viriam de outras partes do mundo para passar alguns dias na cidade.


Fonte: Estadão Online

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Palácio dos Leões abre suas portas para visitação

O Palácio dos Leões, sede política e institucional do Governo do Estado do Maranhão, abre suas portas para visitação pública a partir da próxima terça-feira (7), no horário das 14h às 18h. As visitas monitoradas acontecerão de terça-feira a domingo e os agendamentos poderão ser feitos por grupos de estudantes, turistas ou qualquer pessoa interessada em conhecer a história do monumento histórico.

O prédio é resultado de sucessivas reformas que começaram a partir de um forte, erguido pelos franceses, que invadiram o Maranhão, entre os estuários dos rios Anil e Bacanga, na então Ilha de Upaon-Açu, em 1612, sob o comandado de Daniel de La Touche, quando estabelecerem, no Maranhão, uma colônia batizada de França Equinocial.



Segundo a curadora dos bens culturais do Palácio dos Leões, Josimar Pereira, o acervo é constituído pela Pinacoteca, com pinturas sobre tela, madeira, metal e gravuras, por esculturas, porcelanas, prataria, cristais e mobiliário. Lá, estão guardadas obras de inestimável valor artístico, que hoje estão inventariadas, tombadas e catalogadas. Entre elas, há telas de artistas plásticos nacionais, como Antônio Parreira, Victor Meirelles e internacionais, como Lartigau.

“Esta é mais uma oportunidade para quem quiser conhecer a história do Palácio dos Leões e suas obras. O Palácio estava fechado desde o mês de fevereiro e agora abre suas portas. Decidimos abrir para atender a curiosidade dos turistas que estão na cidade para as férias de Julho”, disse Josimar Pereira.


Fonte: Cazumbá OnLine
Fotos: Flickr Claudio Zeiger e Lyssuel Calvet

domingo, 5 de julho de 2009

Projeto Cores pronto para acontecer em São Luís


A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) realizou mais uma reunião visando à operacionalização do Projeto Cores de São Luís, que faz parte do calendário de eventos da Capital Brasileira da Cultura 2009. O encontro foi realizado no auditório da Setur e contou com a participação dos representantes de várias secretarias municipais.

A princípio, o projeto será realizado em duas etapas. A primeira será na Feira da Praia Grande (Casa das Tulhas), programada para agosto deste ano. Posteriormente, acontecerá na Igreja do Desterro. Segundo o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, é importante salientar que a estrutura dos prédios não será mexida e seus valores históricos e sua arquitetura original serão resguardados.

“Vamos agir com responsabilidade, com instituições que já fizeram este trabalho em outras cidades históricas. Temos tudo para transformar nosso Centro Histórico cada vez mais agradável aos olhos de nossos turistas e, principalmente, de nossa população. A partir da entrega do projeto, estarão previstas várias atividades folclóricas no local”, disse Liviomar Macatrão.

A presidente do Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, lembrou a importância da transparência das ações e a maneira como o projeto está sendo conduzido pela Setur e elogiou a reunião onde todos tiveram suas atribuições pré-definidas.

“São vários parceiros, o processo é complexo e é importante que todos tenham suas atribuições bem definidas para que tenhamos um controle de toda a operação e não haja imprevistos durante a sua aplicação. Todos têm que estar conscientes de suas atividades para que no conjunto tudo dê certo”, disse a representante do instituto, que ficou responsável por delimitar a área a ser recuperada, realizar o diagnóstico sobre o perfil dos casarões contemplados e disponibilizar especialistas em limpeza nas tradicionais pedras de cantaria.


Obras iniciais - As obras iniciais consistem na pintura da fachada da feira da Praia Grande, realizada por estudantes da educação municipal, limpeza da área interna e externa do local, melhorias na iluminação e padronização de estabelecimentos. Está sendo estudada, também, a utilização da feira como atrativo turístico aos visitantes, disponibilizando material promocional e balcão de informações turísticas.

Além das secretarias de Turismo (Setur); Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa); e de Obras Públicas (Semosp), há também a participação da Fundação de Cultura (Func); Fundação de Patrimônio Histórico (Fumph) e Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon). O projeto é uma iniciativa da Ong Capital Brasileira da Cultura e do São Luís Convention & Visitors Bureau.

Fonte: Prefeitura de São Luís

sábado, 4 de julho de 2009

Festas populares promovem a cultura brasileira no exterior

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) intensificou a divulgação dos festejos juninos no mercado internacional.

Portugal, Reino Unido e Espanha, foram os mercados alvo para promoção da música, dança e culinária típicas de diversas regiões brasileiras, por meio de ações na web. Operadores e agentes de viagem que vendem o Brasil nestes países receberam, via e-mail, informações sobre as Festas de São João de Campina Grande (PB) e de Caruaru (PE), o Festival de Parintins (AM) e o Bumba Meu Boi, em São Luís (MA).


Ainda no ritmo do forró, o Instituto, em parceria com a Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco), convidou jornalistas argentinos, portugueses e norte-americanos para participarem de uma viagem com o objetivo de apresentar os eventos juninos de Pernambuco. Recife, Olinda, Gravatá, Caruaru e Porto de Galinhas são os destinos que os profissionais visitam entre os dias 21 e 27 de junho para conhecerem os segmentos Cultura, Sol e Praia, Esporte e Gastronomia, com passeios a diversos pontos turísticos tradicionais dessas cidades.

O Festival de Parintins (AM) também recebe jornalistas de várias partes do mundo. Durante a viagem, realizada entre os dias 24 de junho a 01 de julho, todos tem a oportunidade de conhecer o espetáculo dois Bois Garantido e Caprichoso no Bumbódromo, além dos hotéis de selva e passeios de barco pela floresta amazônica.



Turista Cultural

Em recente pesquisa feita pela Embratur com cooperação técnica da Unesco, o turista cultural estrangeiro destaca a musicalidade, as danças e a hospitalidade como as características mais expressivas do Brasil, seguida das manifestações populares (47%), artesanato e gastronomia (30%). Os festejos juninos, ainda segundo os turistas culturais, foram considerados manifestações autênticas e uma representação da diversidade cultural do País.

Ass. de Comunicação do Ministério do Turismo - ASCOM
Ass. de Comunicação da Embratur - ASCOM


Fonte: Iguassu Air
Fotos: Governo do Maranhão


A América do Sul também foi alvo de promoção do São João do Maranhão. Mês passado, agentes de viagens da Argentina desembarcaram em São Luís para conhecer de perto as danças, a culinária, o acervo arquitetônico que é patrimônio da humanidade e a cultura local para divulgar e vender a cidade como destino turístico aos seus clientes na Argentina.


ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com