domingo, 5 de julho de 2009
Projeto Cores pronto para acontecer em São Luís
A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) realizou mais uma reunião visando à operacionalização do Projeto Cores de São Luís, que faz parte do calendário de eventos da Capital Brasileira da Cultura 2009. O encontro foi realizado no auditório da Setur e contou com a participação dos representantes de várias secretarias municipais.
A princípio, o projeto será realizado em duas etapas. A primeira será na Feira da Praia Grande (Casa das Tulhas), programada para agosto deste ano. Posteriormente, acontecerá na Igreja do Desterro. Segundo o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, é importante salientar que a estrutura dos prédios não será mexida e seus valores históricos e sua arquitetura original serão resguardados.
“Vamos agir com responsabilidade, com instituições que já fizeram este trabalho em outras cidades históricas. Temos tudo para transformar nosso Centro Histórico cada vez mais agradável aos olhos de nossos turistas e, principalmente, de nossa população. A partir da entrega do projeto, estarão previstas várias atividades folclóricas no local”, disse Liviomar Macatrão.
A presidente do Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, lembrou a importância da transparência das ações e a maneira como o projeto está sendo conduzido pela Setur e elogiou a reunião onde todos tiveram suas atribuições pré-definidas.
“São vários parceiros, o processo é complexo e é importante que todos tenham suas atribuições bem definidas para que tenhamos um controle de toda a operação e não haja imprevistos durante a sua aplicação. Todos têm que estar conscientes de suas atividades para que no conjunto tudo dê certo”, disse a representante do instituto, que ficou responsável por delimitar a área a ser recuperada, realizar o diagnóstico sobre o perfil dos casarões contemplados e disponibilizar especialistas em limpeza nas tradicionais pedras de cantaria.
Obras iniciais - As obras iniciais consistem na pintura da fachada da feira da Praia Grande, realizada por estudantes da educação municipal, limpeza da área interna e externa do local, melhorias na iluminação e padronização de estabelecimentos. Está sendo estudada, também, a utilização da feira como atrativo turístico aos visitantes, disponibilizando material promocional e balcão de informações turísticas.
Além das secretarias de Turismo (Setur); Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa); e de Obras Públicas (Semosp), há também a participação da Fundação de Cultura (Func); Fundação de Patrimônio Histórico (Fumph) e Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon). O projeto é uma iniciativa da Ong Capital Brasileira da Cultura e do São Luís Convention & Visitors Bureau.
Fonte: Prefeitura de São Luís
Guia Turístico:
Maranhão,
Notícias,
Patrimônio,
Política,
São Luís
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário