A
Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) alerta aos interessados que termina
na próxima quinta-feira 24, o prazo para inscrições de propostas para
divulgação e promoção de festas juninas no exterior. O edital de chamamento
público para seleção de projetos para apoio à promoção turística das festas
juninas foi lançado no último dia 9. No valor total de R$ 3 milhões, apoiará
propostas com valores entre R$ 100 mil e R$ 300 mil que venham de entidades de
turismo estaduais, municipais e do Distrito Federal.
O
presidente da Embratur, Flávio Dino, lembra que com a realização da Copa do
Mundo no mesmo período das festas juninas, o Brasil terá uma excelente
oportunidade para mostrar ao turista estrangeiro toda a diversidade da cultura
brasileira. “Além do Carnaval, do qual temos muito orgulho e queremos que
continue sendo um dos nossos principais produtos, temos outros festejos bem
enraizados em nossa cultura como as festas juninas”, destacou. Na avaliação de
Dino, a consolidação das festas juninas como um produto turístico de caráter
internacional também contribuirá para incentivar a entrada de turistas em um
mês tradicionalmente de baixa temporada.
Ao
final do cadastramento no SICONV, a entidade proponente deve obrigatoriamente,
enviar mensagem para a Embratur informando o status da proposta. O email
utilizado deverá ser: festasjuninas@embratur.gov.br.
A
Embratur apoiará projetos de produção de material promocional, campanhas
publicitárias e realização de eventos no exterior. As ações devem ser efetuadas
nos países prioritários para a estratégia promocional da Embratur. São eles:
Portugal, Itália, Espanha, França, Alemanha, Holanda, Reino Unido, Canadá,
México, Peru, Venezuela, Colômbia, Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai.
Festas
Juninas
Em
uma reunião com secretários de Turismo e Cultura de estados do Norte e
Nordeste, realizada em abril deste ano, o presidente da Embratur acertou um
plano de promoção para as festas juninas. “Pesquisas evidenciam que, para o
turista estrangeiro, a cultura do Brasil é um dos principais atrativos que
temos. Talvez somente o Carnaval se iguale às Festas Juninas como um fenômeno
tão marcadamente brasileiro e, ao mesmo tempo, muito diverso em cada região, o
que faz com que cada destino turístico tenha um atrativo especial para mostrar”,
afirmou Dino.
Apresentação
do grupo folclórico Boi de Morros do Maranhão
na Praça Navona, em Roma, na
Itália, em agosto
A
política promocional das Festas Juninas foi lançada em agosto, na cidade de
Roma, em plena Piazza Navona, com apresentação do grupo Boi de Morros, do
Maranhão. Na ocasião, a Embratur serviu ao público presente um cardápio com
pratos típicos do período, como pé de moleque, cocada, bolo de fubá, arroz de
carreteiro, entre outros.
Também
no Goal to Brasil Colômbia, realizado em setembro, a Embratur levou uma
quadrilha junina, desta vez, da cidade de Palmas (TO). O grupo Cafundó do Brejo
apresentou-se no evento de encerramento do Goal to Brasil. “A Embratur está com
ações alinhadas para transformar as festas juninas em um produto consolidado no
exterior. Precisamos acrescentar ao imaginário coletivo mundial uma nova imagem
do Brasil que são nossas festas juninas. Queremos que o turista estrangeiro
associe o Brasil também como esses festejos, assim como faz com o carnaval”,
ressalta a diretora de Mercados Internacionais, Leila Holsbach.
Fonte: Blog Aquarela 2020
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