A
Secretaria de Estado do Turismo (Setur) fechou o ano de 2012 com saldo positivo
na promoção, desenvolvimento e comercialização do Maranhão como destino
turístico, tanto no Brasil quanto em diversos países da América do sul e
Europa.
Além do
tripé de sustentação da ferramenta, a política de turismo do Maranhão trabalhou
em 2012 parcerias com universidades e instituições para a qualificação de mão
de obra e empreendedorismo.
Segundo
o secretário de Estado de Turismo, Jura Filho, dois grandes projetos de
capacitação para empresários e para profissionais e estudantes da área foram
desenvolvidos. "Capacitamos mais de 300 profissionais e alunos com o
projeto "Meu Negócio pode ser Turismo", que percorreu vários polos
turísticos. Em parceria com o Sebrae levamos qualificação ao alcance dos
empresários, em 13 municípios turísticos, que beneficiou 280 equipamentos
turísticos", observou.
Jura
Filho lembrou ainda que o Programa de Regionalização, direcionado aos polos,
serviu para tornar os municípios turísticos mais próximos da política do setor,
facilitando assim a gestão compartilhada e aumentando o número de empresas
formalmente cadastradas no Cadastur.
Durante
o ano, a Setur também trabalhou a sensibilização junto ao trade turístico, a
campanha estadual de Turismo Sustentável de Infância, o TSI. A ação que
percorreu hotéis, pousadas, bares e similares durante o carnaval, período
junino e férias, alertou sobre o combate à exploração sexual de crianças e
adolescentes.
Promoção
Turística
Em 2012,
a Setur participou de 12 feiras nacionais, quatro internacionais, além de três
regionais. Também de quatro Famtour e captou ainda três eventos, a exemplo da
BNTM, Rally dos Sertões e Skal Internacional.
Foram
cerca de 136 mil atendimentos ao longo de todo o ano, em feiras nacionais e
ainda na realização de workshop para operadoras e agentes de viagem. Em âmbito
internacional, foram aproximadamente 15 mil atendimentos, voltados
exclusivamente a profissionais dos mercados europeu, da América do sul, Estados
Unidos e Japão, além de 200 jornalistas atendidos durante as ações.
Marketing
do Maranhão
A
retomada da venda do estado para o mercado nacional e internacional, previsto
no plano de turismo, atingiu a meta promocional, fechando o ano com o alcance
de 44 canais de divulgação (internet), 805.988 veiculações em revistas
nacionais e internacionais e 22.600 inserções em TV.
O
principal site de divulgação do destino Maranhão - o www.maranhaounico.com-, só
nos períodos de alta temporada, como Carnaval e São João, atingiu quase 100 mil
acessos.
Culminando
as ações e projetos de 2012, a Setur fechou o calendário com a realização do
Encontro de Turismo. O evento realizado no final de novembro contou com a
participação de todos os polos turísticos do estado, reunindo a cadeia
produtiva, trade local, além da comunidade científica com oferecimento de
oficinas e palestras para um público de quase mil pessoas.
Para
2013, o secretário já anuncia novos projetos de promoção turística. "Vamos
começar o ano com um grande projeto que vai percorrer todos os polos na
formatação de um portfólio de produtos existentes em cada região turística de
nosso estado", adiantou Jura Filho.
Fonte: Imirante
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