Social Icons

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Setur fecha 2012 com avanços na área do turismo


A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) fechou o ano de 2012 com saldo positivo na promoção, desenvolvimento e comercialização do Maranhão como destino turístico, tanto no Brasil quanto em diversos países da América do sul e Europa.

Além do tripé de sustentação da ferramenta, a política de turismo do Maranhão trabalhou em 2012 parcerias com universidades e instituições para a qualificação de mão de obra e empreendedorismo.

Segundo o secretário de Estado de Turismo, Jura Filho, dois grandes projetos de capacitação para empresários e para profissionais e estudantes da área foram desenvolvidos. "Capacitamos mais de 300 profissionais e alunos com o projeto "Meu Negócio pode ser Turismo", que percorreu vários polos turísticos. Em parceria com o Sebrae levamos qualificação ao alcance dos empresários, em 13 municípios turísticos, que beneficiou 280 equipamentos turísticos", observou.

Jura Filho lembrou ainda que o Programa de Regionalização, direcionado aos polos, serviu para tornar os municípios turísticos mais próximos da política do setor, facilitando assim a gestão compartilhada e aumentando o número de empresas formalmente cadastradas no Cadastur.

Durante o ano, a Setur também trabalhou a sensibilização junto ao trade turístico, a campanha estadual de Turismo Sustentável de Infância, o TSI. A ação que percorreu hotéis, pousadas, bares e similares durante o carnaval, período junino e férias, alertou sobre o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Promoção Turística

Em 2012, a Setur participou de 12 feiras nacionais, quatro internacionais, além de três regionais. Também de quatro Famtour e captou ainda três eventos, a exemplo da BNTM, Rally dos Sertões e Skal Internacional.

Foram cerca de 136 mil atendimentos ao longo de todo o ano, em feiras nacionais e ainda na realização de workshop para operadoras e agentes de viagem. Em âmbito internacional, foram aproximadamente 15 mil atendimentos, voltados exclusivamente a profissionais dos mercados europeu, da América do sul, Estados Unidos e Japão, além de 200 jornalistas atendidos durante as ações.

Marketing do Maranhão

A retomada da venda do estado para o mercado nacional e internacional, previsto no plano de turismo, atingiu a meta promocional, fechando o ano com o alcance de 44 canais de divulgação (internet), 805.988 veiculações em revistas nacionais e internacionais e 22.600 inserções em TV.

O principal site de divulgação do destino Maranhão - o www.maranhaounico.com-, só nos períodos de alta temporada, como Carnaval e São João, atingiu quase 100 mil acessos.

Culminando as ações e projetos de 2012, a Setur fechou o calendário com a realização do Encontro de Turismo. O evento realizado no final de novembro contou com a participação de todos os polos turísticos do estado, reunindo a cadeia produtiva, trade local, além da comunidade científica com oferecimento de oficinas e palestras para um público de quase mil pessoas.

Para 2013, o secretário já anuncia novos projetos de promoção turística. "Vamos começar o ano com um grande projeto que vai percorrer todos os polos na formatação de um portfólio de produtos existentes em cada região turística de nosso estado", adiantou Jura Filho.

Fonte: Imirante

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com