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domingo, 6 de dezembro de 2009

Prefeitura lança Plano de Sinalização Turística

O prefeito de São Luís, João Castelo, lançou, ao lado do secretário Liviomar Macatrão, o Plano de Sinalização Turística da capital, no auditório da Secretaria Municipal de Turismo (Setur). Os novos equipamentos visam colaborar com o desenvolvimento do setor para fazer da cidade um dos destinos turísticos mais visitados do Brasil.

Durante o evento, Castelo destacou ações da Prefeitura de São Luís, no sentido de priorizar o turismo na cidade, como a desapropriação de 20 casarões que serão recuperados e revitalizados no Centro Histórico. “O turismo tem toda a prioridade na nossa administração, pois é a indústria que mais cresce e emprega no mundo e é, ainda, a mais democrática e São Luís tem tudo para viver do turismo, pois temos belezas naturais e arquitetônicas, além de artesanato e da culinária”, pontuou o prefeito.

A primeira etapa do plano já está implantado na cidade. Seis painéis com informações turísticas estão localizados no aeroporto, nas estações rodoviária, ferroviária e hidroviária e shoppings de São Luís. O sistema será concluído, até o final deste mês, com a instalação de 140 placas de sinalização, 25 totens com informações e mapas do Centro Histórico para ajudar na localização dos turistas e dez terminais.

O plano tem como meta, ainda, sinalizar dez rotas de interesse turístico, implantar 58 placas no perímetro urbano, 17 placas na área do Maracanã, 34 placas indicativas de acesso às praias e municípios da ilha, além de 31 placas indicativas de serviços.

Todos os equipamentos da nova sinalização turística foram apresentados pelo secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, que destacou a iniciativa como uma das principais estratégias para a estadia dos turistas na cidade. “O turista, quando está a passeio, seja a pé, carro ou mesmo de ônibus, sente a necessidade de uma sinalização eficiente para chegar aos atrativos. Um logradouro bem sinalizado influencia na satisfação do visitante e é fator preponderante para que ele volte e um turista bem orientado amplia o seu tempo de permanência, pois se sente atraído a conhecer mais e isso incrementa a economia local”, destacou.

Segunda etapa - Durante o evento, Macatrão apresentou ainda a segunda etapa do plano, que será composta por 20 placas interpretativas de região, 20 placas internas de monumentos, dez placas direcionais, distribuição de 80 mil mapas de bolso, 20 terminais de autoatendimentos instalados em hotéis da capital maranhense, que será a terceira do Brasil a disponibilizar rotas de pedestre.

A apresentação do plano contou com a participação de secretários municipais, do vereador Ivaldo Rodrigues, vice-líder do governo na Câmara Municipal, do vereador Severino Sales (PR), do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edílson Baldez, e da superintendente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Ipahn), Kátia Bogéa, órgão parceiro da Setur na ação.

Para o representante do Trade Turístico, Nan Souza, que também participou do evento, a iniciativa privada é quem conduz o Turismo, mas é preciso contar com o apoio do poder público. “Este plano é um bom sinal, pois vejo que os gestores públicos estão estruturando a cidade e isso é um passo importante para fazer do Turismo a verdadeira vocação de São Luís”, finalizou.

Fonte: Prefeitura de São Luís

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