Nesse contexto há onze anos o bloco C. de Asa (o significado do “C” é impublicável), da Madre Deus, dá o primeiro sinal que o Carnaval se aproxima, sempre no dia 25 de dezembro.
Com seu batuque único e cadenciado, o C. de Asa percorre as ruas do Centro de São Luís, partindo quase sempre da Madre Deus.
Durante a semana, de boca a boca o local da próxima saída, sempre aos domingos, é divulgado. O anfitrião que tem a casa escolhida para do ponto de partida do bloco, tem por obrigação servir um bom caldo, feijoada, cozidão ou até mesmo um bom mocotó (panelada em algumas cidades do Maranhão) para os batuqueiros, é o combustível do bloco.
De marchinhas a sambas maranhenses e clássicos nacionais do Carnaval, o bloco segue caminho. Músicas dos Fuzileiros da Fuzarca, Turma do Quinto, Portela, Flor do Samba, Akomabu, Mangueira, Turma de Mangueira, União da Ilha, Beija-flor, embalam o percurso do C. de Asa.
Ao fim da tarde retornam batuqueiros e foliões e encerra-se, quase sempre, o trajeto com rodas de samba.
Esta é a marca registrada do Carnaval ludovicense, a irreverência e criatividade. Palco do C. de Asa, bloco que há onze anos cadencia a cultura nas ruas do Centro de São Luís.
Fonte: Portal Hoje
Nenhum comentário:
Postar um comentário