A divulgação do Salão conta com um investimento de R$ 6 milhões do Ministério do Turismo em campanha publicitária (TV, rádio, impressos e internet). O ministro do Turismo, Luiz Barretto, estará na abertura, que começa às 11h. Participam da cerimônia cerca de 800 pessoas entre autoridades e convidados. O Salão será aberto ao público a partir das 14h.
Na feira, os visitantes poderão conhecer roteiros turísticos do Brasil e adquirir pacotes e produtos. Serão lançados novos roteiros turísticos de todo o País para atender aos diferentes segmentos como passeio, aventura, histórico ou religioso. O público também irá poder ver e comprar artesanato, assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País e experimentar comidas típicas. A programação contará ainda com debates e palestras sobre temas relacionados ao turismo e será palco de articulação entre os setores público e privado para facilitar parcerias e estimular negócios.
Para promover o Salão, o Ministério do Turismo investiu na criação de espaços especiais para mostrar um pouco da riqueza e do potencial de cada região. O evento vai estar dividido em sete módulos:
- Feira de Roteiros Turísticos;
- Núcleo de conhecimento;
- Área de comercialização (onde o visitante irá poder comprar sua viagem);
- Vitrine Brasil (área com artesanato, moda e manifestações artísticas);
- Missões Promocionais - Caravana Brasil (visitas de agentes de turismo);
- Missões Promocionais - Press Trip (visitas de profissionais de imprensa);
- Rodada de negócios (encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização);
"Se no primeiro Salão tínhamos cerca de 400 produtos turísticos, hoje temos mais de 300 roteiros estruturados para oferecer. Ou seja, mais de três mil produtos turísticos", conta a diretora do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, Tânia Brizolla.
Maranhão
Entre estes 300 roteiros estruturados, estarão expostos os roteiros turísticos do Maranhão. O estado enviou para o evento uma caravana com cerca de 100 pessoas, entre artesãos, empresários, agentes de viagens, gestores públicos, funcionários da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e um grupo cultural. Todos com o objetivo de divulgar as riquezas e potencialidades naturais e culturais do Maranhão. Durante os cinco dias da feira, o público que visitar os stands da Setur/MA vai ter acesso a um serviço de informação especializada.
Rico em belezas, o Maranhão participa do salão com quatro stands. O estado conta com vários pólos turísticos: São Luís, Parque dos Lençóis Maranhenses, Delta das Américas, Floresta dos Guarás, Chapada das Mesas, Cocais, Lagos e Campos Floridos, região do Munim e Amazônia Maranhense.
Entre as novidades, o estado vai divulgar no salão a "Rota das Emoções" composta por três estados: Piauí, Ceará e Maranhão. Neste roteiro, o turista poderá desfrutar de três grandes pontos: Delta (Piauí), Jericoacoara/Camucim (Ceará) e São Luís/Lençóis Maranhenses (Maranhão). Tudo está sendo preparado para que o turista possa aproveitar da melhor forma possível a sua estada em cada localidade.
Em um estande totalmente cultural, serão apresentadas as mais belas peças do artesanato maranhense, bem como riquezas feitas a partir da fibra do buriti conhecido internacionalmente, a renda que encanta pela delicadeza e riqueza de detalhes e finalmente a cerâmica que conta um pouco da história e cultura do Maranhão.
A feira funciona de quarta a sexta-feira, das 14h às 22h, e no sábado e domingo, de 10h às 22h. Os ingressos variam entre R$ 10 (válido para cada dia) e R$ 15 (válido para todos os dias). Estudantes e professores pagam meia-entrada e maiores de 60 anos não pagam.
O Pavilhão de Exposições do Anhembi fica na avenida Olavo Fontoura, número 1209, no bairro Santana. Para mais informações sobre o evento acesse o site: http://www.salao.turismo.gov.br/
Fonte: DCI, Último Segundo e Governo do Maranhão.
Fotos: Salão do Turismo e Flickr Everton Peloso
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