Social Icons

terça-feira, 30 de junho de 2009

Em São Luís, Dia de São Marçal também tem arraial!

A Festa de São Marçal tá rolando no João Paulo. São esperadas mais de 350 mil pessoas durante o evento que dura o dia 30 inteiro, ou seja, AGORA MESMO! Se você está em São Luís, pode passar lá que o som da matraca e do pandeirão tá truando pela Avenida São Marçal e a festa que começou de madrugada, não tem hora pra terminar.

Update: O Jornal Hoje exibiu o Encontro de Bumba-meu-boi ao vivo, direto da Avenida São Marçal no bairro do João Paulo em São Luís, durante o programa de hoje. O vídeo foi postado no Youtube, confiram:



E pra quem pensa que o São João por aqui termina na Festa de São Marçal, está enganado! Nesta terça (30), tem mais atrações no arraial da Praça Maria Aragão em São Luís.

Praça Maria Aragão
30/06/09 (terça-feira)

20h Quadrilha Rancho Alegre
20h30 Dança Portuguesa Rainha e Encanto de Portugal
21h Show de Gerude
22h Grupo de Dança Afro Omnirá
23h Boi de Santa Fé (Baixada)
24h Boi Mocidade de Rosário (Orquestra)

Fotos: Orkut e Flickr.

Mais fotos do São João do Maranhão no Flickr.

SÃO MARÇAL: 30 de junho é dia de festa em São Luís

Realizado anualmente no bairro João Paulo, o Encontro dos Batalhões de Bumba-meu-boi, na Avenida São Marçal, terá a participação de 32 grupos, sobretudo os bumba-bois de matraca da Ilha, tendo à frente Maioba, Maracanã, Iguaíba e São José de Ribamar.

A Festa de São Marçal, que completa 82 anos de existência, tem início na madrugada desta terça-feira, quando começa a concentração para a apresentação no corredor da trupiada, e durará o dia inteiro. O primeiro boi de matraca deverá se apresentar às 6h do dia 30. Já os grupos de outros sotaques deverão se apresentar entre 1h e 6h da manhã do mesmo dia.

Na hora da festa, o Exército fará a tradicional distribuição de 15 mil porções de 300 ml de caldo de feijão, 15 mil embalagens de 500 ml com água gelada. Para a festa, foi montado um palco na Praça Ivar Saldanha. O trânsito será desviado em algumas ruas nas redondezas da Avenida São Marçal. Agentes de trânsito farão o auxílio dos motoristas que precisarem passar pelo local.

A segurança será feita por 200 homens da Polícia Militar e 50 do Corpo de Bombeiros. De acordo com um dos organizadores da festa, Raimundo Morais, no local, haverá três ambulâncias mais um mini posto de saúde do Exército. Oitenta banheiros químicos foram instalados ao longo da avenida para dar suporte à festa.

- Serão distribuídos troféus simbólicos de São Marçal para os grupos de bumba-meu-boi. É uma forma de incentivar a participação - acredita Raimundo Morais.

A estimativa é que a festa no João Paulo reúna cerca de 350 mil pessoas este ano.

Origem

A Festa de São Marçal é a que oficialmente encerra os festejos juninos em São Luís. Como algumas histórias antiga de manifestação popular, podem haver divergências sobre sua origem.

O site da Prefeitura de São Luís divulgou este texto sobre a origem da festa:

"Apontam que um dos principais responsáveis pelo encontro de bois foi o saudoso José Pacífico de Moraes, mais conhecido como Bicas, nascido em 1901 e falecido em 1972. Tudo começou quando ele, após assistir no bairro Anil diversas apresentações de bumba-meu-boi, principalmente dos grupos do Sítio do Apicum e de São José dos Índios, ficou bastante empolgado e resolveu contratar as duas brincadeiras para fazerem apresentações no bairro do João Paulo, onde residia.

Em 1929, os grupos, ao se deslocarem para o João Paulo, foram se multiplicando, iniciando a tradição do encontro de São Marçal e, por conseguinte, da própria aceitação da brincadeira de bumba-meu-boi nos bairros urbanos. Daí em diante, o bairro do João Paulo passou a ser a sede das mais diversas brincadeiras folclóricas, principalmente, na época das festas juninas, tornando-se, naquela oportunidade, o único arraial longe dos terreiros do interior da Ilha e muito próximo do centro de São Luís."

Já o Portal Imirante, em sua reportagem sobre a Festa de São Marçal, diz que a origem da festa se deu desta forma:

"A Festa de São Marçal, que oficialmente encerra os festejos juninos em São Luís, surgiu a partir da proibição aos grupos de bumba-meu-boi, de cunho popular, de seguirem para a área do centro da cidade, sob pretexto de manutenção da segurança, ordem e tranqüilidade.

A polícia não permitia que os brincantes passassem do areal do João Paulo. Lá mesmo, eles se encontravam. Havia uma disputa grande e, muitas vezes, violenta entre os grupos.

O encontro dos bumba-boi foi então se consolidando a cada ano e se expandiu, tomando proporções gigantescas. Devido ao crescimento da brincadeira, durante algum tempo ela se afastou do bairro. Em 2006, a Prefeitura de São Luís, depois de ter sancionado a lei que alterou o nome da Avenida João Pessoa para São Marçal, atribuiu à Festa de São Marçal título de bem cultural e imaterial, transformando a data no Dia Municipal do Brincante de Bumba-Boi, além de decretar o dia como ponto facultativo municipal."

Independente da forma como foi criada, a Festa de São Marçal é um marco na cultura popular de São Luís. O grande encontro de bumba-meu-bois no João Paulo dura o dia inteiro, faça chuva ou faça sol, e consegue reunir os maiores grupos de bumba-meu-boi do Maranhão, seus brincantes, seus cantadores e seus batalhões, além de uma legião de apaixonados pelas brincadeiras, suas roupas e toadas, e muitos turistas, que estão em São Luís por conta do São João, decidem ficar mais alguns dias para acompanhar a Festa de São Pedro e terminam ficando mais um pouco para apreciar a Festa de São Marçal.

O Santo

Parente de Santo Estevão, São Marçal era um dos 72 discípulos de Cristo que o seguiu continuamente. Filho de Marcelo e Elizabeth, era menino quando Jesus tomou de suas mãos o peixe e os pães com os quais alimentou cinco mil homens no deserto. Foi batizado por São Pedro aos 15 anos por ordem do Messias. Esteve presente na Última Ceia e o ajudou a lavar os pés dos apóstolos.
Depois da ascensão de Jesus, acompanhou Pedro em sua eva
ngelização. Em um sonho em que foi visitado por Cristo, Pedro recebeu ordens de encaminhar Marçal para pregar na França.

Um de seus milagres foi uma ressurreição, quando São Marçal ainda estava vivo. Para tal feito, utilizou-se de um cajado que lhe tinha sido dado por São Pedro. Com esse mesmo instrumento, curou paralíticos e apagou incêndios - por essa razão é o santo que livra a humanidade do fogo.

Sua força era tanta que sobre ele há uma história de conversão de doze mil pessoas num único dia. Ao repreender os adoradores de imagens, foi preso e açoitado.

Uma enorme claridade invadiu a cela onde ele se encontrava
e o libertou, juntamente com todos que ali estavam. No mesmo instante, um raio matou todos os seus algozes.

A proporção do acontecido foi tamanha que milhares de pessoas, que estiveram ali, quiseram ser batizadas naquele momento.

Morreu 40 anos depois da crucificação de Cristo, aos 59 anos, como exemplo de fé e perseverança. Era homem de muita oração, fazia jejuns constantes e só se alim
entava uma vez ao dia.

Comemorado no período de festas juninas, São Marçal é reverenciado por todos que se envolvem com o folclore, que lhe oferecem músicas e fazem promessas.

Santo Desconhecido

Uma imagem de São Marçal pintada em azulejo, datada do século XVIII, está guardada na sacristia da Igreja

Nossa Senhora de Santana, na Rua de Santana, Centro, em São Luís. Na verdade, o ícone faz parte de uma composição maior, um painel com aproximadamente 1,8 metros de altura, que traz uma representação policromada de Nossa Senhora da Piedade (Pietá).

Logo abaixo da imagem, o artista pintou São Marçal em um pequeno quadro, com cerca de 20 centímetros, integrando parte da moldura de grinalda, com flores e aves pendentes, que cerca a Santa com Cristo morto no regaço. O santo é pintado em azul e envolto em uma pequena cercadura dourada.

Livro

Segundo consta no livro Inventário Nacional de Bens Móveis e Integrados: a experiência do Maranhão, publicado em 2000 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e assinado por Stella Regia Soares Brito, Osvaldo Gouveia Ribeiro e Kátia Bogea, a pintura é procedente de Portugal. Trazido a São Luís, o painel pertenceu, primeiramente, à Igreja Nossa Senhora da Conceição dos Mulatos, fundada em 1743 e demolida na década de 30 do século passado. A construção situava-se onde hoje está localizado o prédio Caiçara, na Rua Grande, no centro da cidade.

De acordo com o sacristão da Igreja Nossa Senhora de Santana, José Benedito Conceição Pinto, a azulejaria era um dos 14 painéis integrantes da Via-Sacra pintada na igreja demolida. “Este é o único que veio para esta igreja. Não se tem informações sobre onde estão os outros painéis”, conta. José Benedito Conceição Pinto diz que o São Marçal é pouco visitado. “Só alguns fiéis e alguns turistas sabem da existência dele. São raros os ludovicenses que procuram o painel”.

Ponto Facultativo

Nesta terça-feira (30), devido ao dia de São Marçal, será ponto facultativo, de acordo com o decreto nº 37.184 do Executivo municipal. Órgãos da administração direta, indireta, autarquias e fundações municipais não funcionam.

Apenas os serviços essenciais funcionarão, tais como saúde (urgência e emergência), limpeza pública, Guarda Municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros.

Fonte: Portal Imirante e Prefeitura de São Luís

NE e SE concentram 70% dos empregos em turismo

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou ontem dados referentes à empregabilidade do turismo em 2008. Os números integram o estudo A crise mundial e seus reflexos sobre a crise no Brasil, apresentado pelo presidente do instituto, Marcio Pochmann, durante seminário que reuniu cerca de 50 diretores, gerentes e assessores da Embratur em Sobradinho (DF). De acordo com a pesquisa, 70% dos empregos estão concentrados entre o Sudeste (44,9%) e o Nordeste brasileiros (26,4%).

Ainda segundo o documento, ambas as regiões, no entanto, apresentaram ligeira queda de participação nessa indústria em relação a 2002, quando tinham 46,6% e 27%, respectivamente. Mas se comparados apenas os índices de emprego informal, o Nordeste aproxima-se do Sudeste, com 32,3% do total, contra 39,% da região mais populosa do País.

Em sua apresentação, Pochmann ressaltou a importância da indústria do turismo no Brasil, hoje responsável por 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB). “Isso representa 70% do que hoje é a indústria automotiva no País, que corresponde a pouco mais de 4% do PIB”, lembrou o presidente do Ipea. Mas ressaltou, como dado preocupante, o aumento das despesas em ritmo maior que o crescimento da receita, diante da crise internacional, que de acordo com o dirigente, quando convertida em dólares, a receita da indústria do turismo em 2008 no Brasil atingiu US$ 5,78 bilhões. As despesas, por sua vez, passaram de US$ 8,21 bilhões em 2007 para US$ 10,96 bilhões em 2008. “É um quadro péssimo para a balança do nosso turismo, sinal claro de perda de competitividade. Isso tem a ver com fatores como taxa de câmbio, um dos canais de transmissão da crise, mas só o cambio não explica isso”, disse Pochmann.

Pochmann também destacou a estimativa da indústria mundial do turismo, que vinha crescendo cerca de 6% ao ano, mas registrou queda de 2% no segundo semestre de 2008. A previsão da Organização Mundial do Turismo, com base nos dados de janeiro e fevereiro deste ano, é de uma contração de até 8% em 2009. O crescimento de apenas 1,8% nas viagens internacionais entre 2007 e 2008 – em comparação com os 6,7% entre 2006 e 2007, segundo o dirigente –, reflete a situação de crise.


Fonte: Portal Panrotas
Foto: Flickr b4RuCH1N

sábado, 27 de junho de 2009

Turistas e moradores de São Luís fazem a festa nos arraiais

Muita animação e festa marcaram o primeiro fim de semana do São João do Maranhão. Os turistas e pessoas de vários locais da cidade estiveram nos arraiais, como o da Praia Grande e o da Lagoa.

O
Arraial da Lagoa foi o preferido de turistas que estão em hotéis situados na Ponta D’Areia e Avenida Litorânea. O São João do Maranhão 2009, promovido pelo Governo do Estado, está revigorando os festejos juninos em São Luís, com 17 arraiais que funcionarão até o final deste mês.


No Arraial montado nas ruas da Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís, turistas e moradores da área e de bairros de São Luís acompanharam, com entusiasmo, as brincadeiras da cultura popular maranhense, em três pontos de apresentação: Praça Nauro Machado, Canto da Cultura e Casa do Maranhão.

O conhecido dito popular “a praça é do povo” se confirmou, na noite de sábado (20), nas ruas, becos e praças da Praia Grande. A
Praça Nauro Machado foi palco para várias atrações, que teve início com o Espetáculo “Desejo de Catirina”, seguido do show da Máquina do Tempo que, com todo um repertório junino, embalou as crianças, que fizeram questão de ir ao meio da praça para dançar, seguidas por adultos, idosos e casais.

A representante comercial, Jose Barros, levou a filha e disse da alegria que sente em participar das festas juninas em
São Luis. “Eu me sinto feliz em poder compartilhar com minha filha desse momento tão rico e alegre. Nós nos divertimos muito”, declarou.
A Máquina do Tempo encerrou o show e logo em seguida o bumba-meu-boi de Tucum (sotaque de orquestra) contagiou a multidão. A empresária do Piauí, Pires Castro, chamou a atenção para a diversidade cultural das brincadeiras do Maranhão. “É lindo demais! Contagiante. É muita beleza, Não vejo isso em outros estados. São muitos ritmos e brincadeiras diferentes”, falou.

A Policia Militar e Corpo de Bombeiros disponibilizou efetivo, que circulou pelas ruas da Praia Grande, garantindo a segurança do público. Os bares e lojas de artesanato lotaram com turistas, famílias e casais nas mesas e fazendo compras. À noite, Papete fez grande show e não deixou ninguém ficar parado. Em seguida, o Boi Sempre Unidos, Boi de Apolônio, Boi da Lua e Boi da Maioba encerram a programação da
Praça Nauro Machado.

A festa se espalhou pelas ruas da Praia Grande. No Canto da Cultura (Esquina das ruas Portugal e Estrela), a irreverência da quadrilha Última Hora, da Vila Embratel, fez o público se divertir. Em seguida, foi a vez do Tambor de Crioula de Canuto, Dança Portuguesa Filhos de Lisboa do Tibiri, Tambor de Crioula de Paulinho, Quadrilha Sereia da Mata da Vila Embratel, Dança do Coco Pirinã, Dança Portuguesa Tesouro de Coimbra, do Bom Jesus.

Em outro ponto de apresentação do
São João do Maranhão, na Praia Grande, a Casa do Maranhão, a festa foi garantida com várias de brincadeiras. O público assistiu e dançou ao som da Dança do Coco, da Vila Palmeira, show de Josias Sobrinho, Boi de São Simão, do município de Rosário, Boi de Nina Rodrigues, grupo Piaçaba encerrando com o Boi Encanto da Ilha.

Fonte: Cazumbá Online

Arraial do Maranhão - Programação do Fim de Semana

PROGRAMAÇÃO OFICIAL
SÃO JOÃO 2009

Arraial do Maranhão

Sexta - 26/06
18h30 – Boi Proteção de São João (Matraca)
19h – Dança do Lelê
20h – Companhia Sotaque
21h – Barriquinha
22h – Show Papete
23h – Boi Brilho da Ilha (Orquestra)
0h – Boi de Morros (Orquestra)
1h – Boi de Maracanã (Matraca)

Sábado - 27/06
18h30 – Dança Ingígena Cararás de Monção
19h – Coco Babaçu
20h – Quadrilha Flor do Sertão do Monte Castelo
21h – Boi de Rosário (Orquestra)
22h – Show Rosa Reis
23h – Boi de Axixá (Orquestra)
0h – Boi de Apolônio (Baixada)
1h – Boi de Nina Rodrigues (Orquestra)

O Arraial do Maranhão continua durante o fim de semana até 29 de junho (segunda), dia de São Pedro. Confira a programação do fim de semana:


Programação Completa:

- São João do Maranhão

- Arraial do Maranhão

- Arraial da Praça Maria Aragão


Mais fotos do São João do Maranhão no
Flickr.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Praça Maria Aragão - Programação do Fim de Semana

O dia de São João já passou, mas a festa não pode parar. Agora, chegou o momento de dá vivas e saudações a mais dois santos do período junino, o sagrado São Pedro, cujo ponto alto do folguedo acontece no próximo dia 29 de junho, segunda-feira e São Marçal, com uma ampla manifestação popular e cultural no dia 30, terça-feira, no bairro do João Paulo, quando acontece mais um grande cortejo de batalhões de matracas e pandeirões.

E no maior arraial a céu aberto da ilha de todos os tempos, o da
Praça Maria Aragão, onde a Capital Brasileira da Cultura Festeja a Diversidade, a programação do ciclo junino apresenta um balanço do que melhor existe na cultura popular maranhense, a partir desta sexta-feira (26).

Na agenda de shows, seis artistas maranhenses sobem ao palco. São eles: Roberto Ricci, Mano Borges, Jorge Thadeu, Cláudio Pinheiro, Gabriel Melônio e Gerude.

O arraial da Praça Maria Aragão prossegue com apresentações de 242 grupos folclóricos.
A festança deste ano vai até o mês de agosto por determinação do Prefeito.

Fonte: Prefeitura de São Luís

PROGRAMAÇÃO OFICIAL
SÃO JOÃO 2009
Praça Maria Aragão
(de 26/06 a 30/06)


26/06 (sexta-feira)
PALCO
19h Dança Portuguesa Aliança de Portugal da Vila Embratel
19h30 Cacuriá Assa Cana
20h Boi de Palha (Variados)
21h Show de Mano Borges
22h Boi de Morros (Orquestra)
23h Boi de Fé em Deus (Zabumba)
24h Boi da Maioba (Matraca)
01h Boi Meu Tamarineiro (Orquestra)
BARRACÃO DO FORRÓ
20h Trio Mandacarú
23h Rui Mário Do Acordeon

27/06 (sábado)
PALCO
19h Boi Mirim Santa Rosa
19h30 Cacuriá Mirim Ildenê
20h Dança Portuguesa Império de Lisboa
20h30 Capoeira Gege Nagô
21h Boi de Pindaré (Baixada)
22h Show de Jorge Tadeu
23h Boi de Nina Rodrigues (Orquestra)
24h Boi de Ribamar (Matraca)
01h Boizinho Barrica (Variados)
BARRACÃO DO FORRÓ
20h Seu Raimundinho e Forró Pé no Chão
23h Grupo Xote e Baião

28/06 (domingo)
19h Boi Mirim Antonia Seguins
19h30 Dança do Boiadeiro Mirim menino de Jesus
20h Boi de Tajaçuaba (Orquestra)
21h Show de Cláudio Pinheiro
22h Boi de Guimarães (Zabumba)
23h Boi Lírio de São João (Orquestra)
24h Boi Unidos de São João da Vila Embratel (Baixada)
01h Boi de Maracanã (Matraca)

29/06 (segunda-feira)
20h Boi de Cururupu de Eliésio (Costa de Mão)
21h Show de Gabriel Melônio
22h Boi da Maioba (Matraca)
23h Boi Encanto da Ilha (Orquestra)
24h Boi Pirilampo (Variados)

30/06 (terça-feira)
20h Quadrilha Rancho Alegre
20h30 Dança Portuguesa Rainha e Encanto de Portugal
21h Show de Gerude
22h Grupo de Dança Afro Omnirá
23h Boi de Santa Fé (Baixada)
24h Boi Mocidade de Rosário (Orquestra)


Se houver alguma alteração na programação oficial, durante o fim de semana a postagem será atualizada.

Programação Completa:

- São João do Maranhão

- Arraial do Maranhão

- Arraial da Praça Maria Aragão


Mais fotos do São João do Maranhão no
Flickr.

Turista se emociona com a cultura do Maranhão

A arquiteta pernambucana Simone Thé veio ao Maranhão pela primeira vez neste ano. Ela esteve na barraca da Secretaria de Comunicação, no Arraial da Lagoa, para elogiar o São João 2009. A turista se emocionou ao falar da cultura maranhense.

"O que vi hoje aqui é milhões de vezes melhor e mais bonito. Meu Deus, como vocês são agraciados. Venho de um estado de cultura forte, mas nada se compara a isto aqui", enfatizou Simone emocionada.

A arquiteta finalizou sua visita dizendo que em 2010, o roteiro de seu São João já está montado.

"Venho para o Maranhão e passarei mais dias. Já soube que a véspera de São Pedro é melhor ainda. Virei no ano que vem e trarei um monte de gente comigo. Tudo isso aqui é maravilhoso e vale a pena conhecer".

Fonte e Fotos: Governo do Maranhão

São João 2009 em Imperatriz

O Viva São João do Maranhão, promovido pelo Governo do Estado, começa nesta quinta (25) e sexta (26), em Imperatriz, segunda maior cidade do estado, com apresentações de quadrilhas, grupos de danças folclóricas e bandas de forró pé de serra, na Praça Mané Garrincha (Centro) e prossegue no domingo (05 de julho), na abertura da Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), onde irão ocorrer várias apresentações ao longo da feira, com a presença de quadrilhas, grupo de dança de cacuriá e bandas de forró pé de serra.
SÃO JOÃO 2009
PROGRAMAÇÃO OFICIAL
Imperatriz/MA

Quinta-feira (25) - Praça Mané Garrincha - Quadrilhas Zé Comeu, Arrasta Pé e Suvaco de Cobra, e o grupo de bumba meu boi Gameleira, de João Lisboa. Fecham a noite, os cantores Erasmo Costa e Altemir , acompanhados de suas bandas.

Sexta-feira (26) - Quadrilhas Boi Bumbá, Quebra Coco e Vai e Vem, e o Boi da Vitória. Encerrando a programação, as bandas Skemão do Brasil e Skem Quente (de Açailândia), com muito forró pé de serra.


Fonte: Governo do Maranhão

Mais fotos do São João do Maranhão no Flickr.

São João nos Lençóis Maranhenses

SÃO JOÃO 2009
BARREIRINHAS/MA

Parque Folclórico de Vaquejada
(de 23/06 a 29/06)

DIA 23/06(terça-feira) 20:00 h – Abertura Oficial: Hinos Municipal e Nacional / Queima de Fogos / Palavra das Autoridades;20:30 h - Peça Teatral: “Vida de Caipira” e Escolha da “Rainha Caipira” (Grupo Caetés)21:00 h – Dança Bailão de Peão (Grupo Caetés)21:30 h – Bumba meu Boi de Cachoeira Grande (Sotaque de Orquestra);23:00 h – Atração Musical: “Banda Alto Astral” (Chapadinha)

DIA 24/06(quarta-feira) DIA DE SÃO JOÃO 19:00 h – Boizinho Brilho de Barreirinhas (Povoado Francelina)19:30 h – Quadrilha O Tempo do Ronca (Grupo Caetés)20:00 h – Dança do Cacuriá (Grupo caetés)20:30 h – Quadrilha Os Veteranos (Ladeira)21:00 h – Bumba meu Boi Estrela de Barreirinhas (Amapá)22:00 h - Atração Musical: “Gersiane e seus Teclados” (Tapuio)

DIA 25/06(quinta-feira) 19:00 h – Quadrilha Mirins do Sertão - U.E Humberto de Campos 19:30 h – Boizinho Encanto do Preguiças (Joaquim Soeiro)20:00 h – Quadrilha Sexo Frágil (Ladeira)20:30 h – Dança de Rua (Grupo Caetés)21:00 h - Quadrilha Os Carnudos do Sertão (Cidade Nova)

DIA 26/06(sexta-feira) 19:30 h – Boizinho Estrela dos Lençóis - U.E Profº. Caldas (Boa Vista) 20:00 h – Quadrilha Império do Sertão (Cebola) 20:30 h – Tambor de Crioula (Francelina)21:00 h – Quadrilha Os Novatos (Povoado Axixá)

DIA 27/06(sábado) 19:00 h – Quadrilha Os Desengonçados (Parada) 19:30 h – Dança Indiana Juvenil - U.I Darcy Vargas (São Domingos) 20:00 h – Dança Portuguesa Rainha de Portugal (Morros)21:00 h – Reis dos Cowboys (Chapadinha)22:00 h – Atração Musical: “Forrozão Kaferana”

DIA 28/06(domingo) 19:00 h – Boizinho Esplendor do São Domingos20:00 h – Quadrilha Estrela Sertaneja (Baixão dos Paulino) 20:30 h – Dança de São Gonçalo (Cantinho) c/ Tripa de Bode21:00 h – Quadrilha Rosa Verde (Riacho)

DIA 29/06(segunda-feira) DIA DE SÃO PEDRO 19:00 h – Quadrilha do Amapá19:30 h – Quadrilha Unidos do Sertão (São José dos Sacos) 20:00 h – Dança Portuguesa (Morros)20:30 h – Dança do Boiadeiro (Cachoeira Grande) 21:00 h - Bumba meu Boi União de São João – Rosário (Orquestra) 22:30 h – Atração Musical: “Forrozão Zé Costa e Banda”

Realização: Prefeitura de Barreirinhas – O Trabalho Continua!
Fonte: Cazumbá Online

Mais fotos do São João do Maranhão no Flickr.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

“São Luís, ilha do reggae”

Nesta semana, foi realizada pela Setur de São Luís, mais uma reunião para discutir o Projeto São Luís, ilha do reggae”. O projeto visa divulgar o ritmo como produto turístico, formatando ações que contribuam para a estrutura de produtos e serviços aproveitando o ritmo como potencializador econômico para o turismo local.

No encontro foram apresentados e discutidos os termos do projeto sobre a importância do reggae como produto e da participação do trade local para a consolidação do
reggae como produto turístico de São Luís. Participaram do evento representantes de bares, restaurantes, hotéis e entidades ligadas ao Turismo, além de representantes da PM e técnicos da Setur.

O reggae já faz parte do calendário de eventos e atrai muitos turistas para a cidade, e por conta disso é preciso melhorar a estrutura e modernizar, dar uma cara nova ao reggae de São Luís. É importante frisar que tendo o apoio da
Secretaria de Turismo de São Luís e do trade turístico, além da união de donos das casas onde acontecem as festas, das radiolas e de bandas que tocam o ritmo, o reggae de São Luís tem tudo pra evoluir e se fortalecer cada vez mais, as casas de reggae irão melhorar sua estrutura visando aproveitar essa união de forças para atrair mais clientes e recepcionar bem quem vem conhecer a cidade e a música, ao mesmo tempo que tem a oportunidade de criar mais emprego e renda para a população local.

“Estamos disponibilizando a Setur para alavancar o reggae que se incorporou à cultura de São Luís e hoje está inserido em nossas principais festividades. Temos várias propostas para serem executadas ao longo do ano, que serão apresentadas nesta reunião, assim poderemos ouvir sugestões do trade e ampliar nosso projeto”, disse o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão.

Dica: Se você vem a São Luís, não deixe de consultar seu agente de viagem, recepcionista de hotel, motorista de táxi, de ônibus ou mesmo a população, sobre as melhores casas de reggae da cidade. Todo fim de semana tem festa, então não tem desculpa. Tem que conhecer as melhores casas de reggae de São Luís. Divirta-se!

Foto: Flickr Apingorah

Empresas de aviação mais jovens ocupam espaço das companhias tradicionais

As empresas de aviação mais novas no mercado brasileiro estão ocupando espaço que antes pertencia às companhias tradicionais. Para a economista Amaryllis Romano, da Tendências Consultoria, o cenário é positivo para o consumidor e revela potencial de crescimento do setor.

Dados divulgados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) na última terça-feira (16) mostram que a TAM perdeu participação no mercado aéreo brasileiro em maio em relação a abril deste ano. A Azul, por sua vez, cresceu e superou a Webjet, tornando-se a terceira maior companhia do país.

Segundo a economista, as informações da Anac revelam que setor aéreo no Brasil tem potencial de crescimento. "É um mercado ainda em desenvolvimento, com perspectiva muito positiva em função tanto do tamanho do país quanto a questão de que o brasileiro médio não conseguia voar antigamente até pelo peço das passagens", diz.

De acordo com Romano, à medida que novas empresas passam a oferecer passagens mais baratas, inclusive com a possibilidade de compra parcelada, esse meio de transporte fica mais acessível a uma parcela cada vez maior da população.

"Quem está entrando no mercado começa a operar com aeronaves mais modernas, que tem um custo operacional mais baixo que as antigas. Isso tende a favorecer o consumidor brasileiro", avalia.

Fonte: Folha Online

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Embratur aposta em turistas da América do Sul

O Brasil marcou presença no Salão Internacional de Turismo do Peru (SIT), feira que aconteceu em maio em Lima. Por meio da Embratur - Instituto Brasileiro de Turismo, o país contou com a participação de onze co-expositores, entre as maiores empresas aéreas brasileiras, operadores, hotéis e destinos brasileiros. Realizada há onze anos, a SIT tem um público estimado de 36 mil visitantes por edição.

O Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), vem trabalhando para fomentar o turismo dentro da América do Sul, investindo na pouca na promoção do Brasil como destino turístico dos países vizinhos.

Para o executivo do Escritório Brasileiro de Turismo para a América do Sul, João Carlos Vasconcellos, estes mercados são indispensáveis para a promoção internacional do País. "O Brasil investe em publicidade na Argentina, Chile, Peru e Uruguai, países que possuem uma excelente conectividade com o Brasil. Além disso, o fluxo de turistas desses países para os destinos brasileiros tem crescido ou permanecido estável", explica Vasconcellos.

Chile e Santiago: No mesmo evento, aconteceu em Santiago, no Chile, um encontro de negócios e o evento noites brasileiras promovidos pelo Bureau de Resorts com apoio da Embratur. O encontro contou com a presença de 80 participantes entre representantes do trade brasileiro e local. A participação chilena no fluxo turístico para o Brasil vem crescendo substancialmente. Em 2006, 176.357 turistas chilenos visitaram destinos brasileiros. Em 2007, este número saltou para 260.430, um incremento de 47,67%.

De 2006 para 2007, o número de turistas peruanos que visitaram o Brasil cresceu mais de 50%. Outro mercado importante para a promoção do Brasil na América do sul a ganhar uma ação de aproximação com o trade no mês de maio é o Chile.

Maior emissor de turistas para o Brasil, a Argentina também entra no circuito de promoção internacional do País com a realização do Workshop do Comitê Descubra o Brasil na Argentina que aconteceu dia 28 de maio, em Buenos Aires. O objetivo é dar apoio à comercialização dos produtos brasileiros oferecidos pelos operadores argentinos. Ao todo, na América Latina existem nove Comitês Descubra o Brasil. A missão desses comitês é colocar em funcionamento ações de promoção para incrementar o fluxo de turistas para o Brasil.

Fonte: Ass. Comunicação Embratur
Foto: Machu Pichu - Peru (Flickr Rouwkema)

terça-feira, 23 de junho de 2009

Semana de São João na Praça Maria Aragão

PROGRAMAÇÃO OFICIAL
SÃO JOÃO 2009

Praça Maria Aragão
(de 22/06 a 25/06)


22/06 (segunda-feira)
20h Dança Portuguesa Tradição de Portugal
20h30 Tambor de Crioula Catarina Mina
21h Show de Carlinhos e Banda Overdose
22h Boi de Sonhos (Orquestra)
23h Boi Mimoso da Ilha (Zabumba)
24h Boi da Pindoba (Matraca)


23/06 (terça-feira)
20h Boi Mimo de São João (Zabumba)
21h Show de Celso Reis
22h Boi Brilho da Ilha (Orquestra)
23h Boi de Santa Fé (Baixada)
24h Boi de Tajaçuaba (Orquestra)

01h Boi da Madre Deus (Matraca)


24/06 (quarta-feira)
19h30 Dança do Boiadeiro Encanto de Alcântara
20h Boi da Lua (Orquestra)
21h Show de Rosa Reis
22h Boi de Dona Zeca (Zabumba)
23h Companhia Sotaque (Variados)

24h Boi de Mocidade de Rosário (Orquestra)
01h Boi São José dos Índios (Matraca)

25/06 (quinta-feira)
19h30 Dança do Boiadeiro Brilho do Sertão
20h Boi Oriente (Baixada)
21h Show de Papete

22h Boi de Ribamar (Matraca)
23h Boi de Guimarães (Zabumba)
24h Boi Lírio de São João (Orquestra)
01h Boi Sítio do Apicum (Matraca)



Lembrando que nesta segunda (dia 22) começaram mais 09 arraiais que prosseguem até o domingo, dia 28 (véspera de São Pedro), nos bairros: João Paulo, Bairro de Fátima, Cohajap, Liberdade, Vinhais, Ipase, Monte Castelo, Cidade Operária e Cohatrac.

Programação Completa:

- São João do Maranhão

- Arraial do Maranhão

- Arraial da Praça Maria Aragão

Fotos: Governo do Maranhão e Flickr Manoel Pereira

Mais fotos do São João do Maranhão no
Flickr.


TAP reforça presença em voos para o Brasil

Companhia portuguesa amplia estratégias para conquistar mercado deixado por empresas aéreas nacionais.

O encolhimento da Varig em voos para a Europa até ocorrer a reação da TAM nesse segmento abriram espaço para empresas aéreas estrangeiras aproveitarem um naco do mercado internacional a partir do Brasil. Uma dessas oportunidades foi ocupada pela TAP, que ampliou as operações e viu multiplicar os passageiros transportados.

Com 67 frequências semanais transportando cerca de 15 mil passageiros entre Portugal e Brasil, a companhia não se limita a voar para Rio ou São Paulo, operando em capitais do Nordeste, Belo Horizonte e Brasília, num total de oito destinos.

– O crescimento se deu pela criação de um novo mercado – afirma Luiz da Gama Mór, vice-presidente da TAP Portugal. – O nosso foco sempre foi a criação de tráfego novo, abrir rotas não exploradas.

As linhas para o Nordeste, por exemplo, são voltadas para trazer europeus em busca das praias brasileiras.

– Promovemos muito o Brasil, conquistando turistas que antes iam para outros destinos no mundo – acrescenta.

No ano passado, o maior crescimento entre as regiões operadas pela TAP ocorreu no Brasil, com elevação de 20%, consolidando-se como o segundo mercado para a companhia, somente atrás de países europeus.

A turbulência global que atingiu diretamente o setor de aviação também prejudicou as operações da TAP para o Brasil. Entre janeiro e abril, a ocupação dos voos ficou entre 64% e 65% nas rotas para o Nordeste e em 68% para o centro do país – resultado, em média, dois pontos percentuais abaixo do mesmo período de 2008.

Quando voltar a estabilização do setor, a empresa pretende estudar voos para mais cidades, como Belém, Manaus e Curitiba. Apesar do pedido de entidades porto-alegrenses para a companhia fazer uma ligação de Lisboa para a capital gaúcha, Mór afirma que há um complicador técnico. Porto Alegre fica numa extremidade do país e não atrairia passageiros de outros destinos. No caso de um voo de Curitiba, gaúchos e catarinenses poderiam ir até o Paraná para seguir viagem.

Capitais brasileiras apresentadas em reportagens de capa da revista de bordo desde março confirmam a importância do mercado nacional para a companhia portuguesa. Mas não ficam por aí as estratégias para atrair brasileiros. A empresa também realiza pesquisas com a finalidade de verificar as preferências do passageiro em relação à alimentação, filmes e música.

A recente medida da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de liberar a concessão de descontos nas passagens internacionais deve ser utilizada pela companhia quando houver necessidade de mercado. Conforme Mór, o Brasil é o único país operado pela TAP no qual há controle tarifário. De forma progressiva, a decisão da Anac não limitará mais o percentual de desconto nas passagens internacionais a partir de abril de 2010.

DESTINOS DA TAP NO MERCADO NACIONAL
> Fortaleza
> Natal
> Recife
> Salvador
> Brasília
> Belo Horizonte
> Rio de Janeiro
> São Paulo

AVIÕES UTILIZADOS NO BRASIL
Airbus 330
Capacidade 263 passageiros

Airbus 340
Capacidade 280 passageiros

Fonte: Zero Hora

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Mascote da Capital Brasileira da Cultura 2009

A apuração da eleição para escolha do ‘mascote’ da Capital Brasileira da Cultura 2009 aconteceu neste domingo (21), no auditório da Praça do Memorial Aragão e com 1.292 votos (41,89%), quem representa São Luís é o projeto ‘Coreira do Tambor de Crioula’, da artista plástica Deusa Maria.

Em segundo lugar, com 832 votos (26,95%), ficou a proposta ‘Azulejo Estilizado’, da artista plástica Marlene Barros. Em terceiro e quarto lugar ficaram respectivamente ‘Caboclo de Pena’ e ‘Cazumbá’.

A consulta popular durou cerca de 20 dias, aconteceu através de votação numa urna localizada no Arraial da Maria Aragão, e a outra via on line, no site do jornal local. Um público de 3.087 pessoas participaram do pleito.

Fonte: Prefeitura de São Luís

domingo, 21 de junho de 2009

Programação de hoje - São João 2009

É fato, a ilha do amor já respira São João! É só passear pela cidade a noite pra ter uma noção do envolvimento do povo com a festa junina. Ruas e avenidas enfeitadas, ônibus de diversas brincadeiras indo a todos os cantos da cidade, músicas de bumba-meu-boi troando nos carros. E festa é o que não falta! A noite de sábado trouxe aos grandes arraiais da ilha, os melhores grupos de bumba-meu-boi e neste domingo não é diferente. Confira a programação de hoje (21/06) nos principais arraiais de São Luís:

Arraial da Praça Maria Aragão
- Coco Mirim Anjo da Guarda; Quadrilha Mirim Meu Ranchinho; Boizinho Incantado [Variedades]; Show da Big Band;, Boi de Upaon Açu [orquestra];Boi Unidos Venceremos [Zabumba] e Boi de Pindaré [Baixada].

Arraial da Lagoa - Tambor de Crioula de Zé Olhinho; Dança Portuguesa Imperatriz de Lisboa, do João de Deus; Boi Unidos de Santa Fé (baixada); Boi da Lua (orquestra); Boi da Liberdade (zabumba); Boi Brilho da Ilha (orquestra); Boi de Apolônio (baixada) e Boi Encanto do Olho d'Água (orquestra).

Arraial do Maranhão - Bumba Reggae (Garotinhos Beleza); Grupo Foliões (Folias Juninas); Dança Sertaneja Estrela de Prata; Cacuriá da Vila Goreth; Show Gabriel Melônio; Boi Novilho Branco (Alternativo); Boi de Pindaré (Baixada); Boi Magia e Encanto da Ilha (Orquestra)

Praça da Saudade -Tambor de Crioula de Zilene; show de Djalma Chaves; Dança do Boiadeiro Cavalheiro Unidos do S. Cristóvão; Boi de Barreto (matraca); Boi de Palha (alternativo); Boi de Nina Rodrigues (orquestra) e Boi Unidos de São João, da Vila Embratel (baixada).

Ceprama - No Ceprama, Dança Portuguesa Juventude de Portugal, de Ribamar; Dança do Lelê; show de Ana Torres; Boi de Sonhos (orquestra); Boi de Apolônio (baixada); Cacuriá de Dona Teté e Boizinho Barrica.

Canto da Cultura - Dança Portuguesa Império de Lisboa do Maiobão; Cacuriá Beija-Flor; Tambor de Dionizio Adronico; Quadrilha Princesa do Sertão do João de Deus; Tambor de Crioula de Nilza; Dança Portuguesa Eterna Magia, da Vila Real; e Quadrilha Princesa do Sertão, do Conjunto Nova Esperança.

Praça Nauro Machado - Espetáculo A Carroça é Nossa; show de Bumbauê; Boi do CEIC (orquestra); show de Cláudio Pinheiro; Dança do Lelê; Boi Upaon Açu (orquestra); Companhia Folclórica Sotaque; Boi Engenho de Pindaré (baixada).

Casa do Maranhão - Cacuriá da Vila Goreth; show de Ronald Pinheiro; Dança do Boiadeiro Chapéu de Ouro, da Cidade Operária; Boi Novilho Branco (alternativo); Boizinho Barrica (alternativo); Boi de Leonardo (zabumba); e Boi Unidos de Santa Fé.

Renascença - Tambor de Crioula de Antonio Pacheco; Grupo Revelação de Carutapera; show de Papete; Boi de Nina Rodrigues (orquestra); Boi Engenho de Pindaré (baixada); Dança do Lelê e Boi Novilho Branco (alternativo).


Programação Completa:

- São João do Maranhão

- Arraial do Maranhão

- Arraial da Praça Maria Aragão


Mais fotos do São João do Maranhão no Flickr

Argentinos se encantam com São Luís

No início da semana, 12 agentes de viagens provenientes da Argentina, que estão em São Luís para conhecer e divulgar a cidade como destino turístico, participaram de um jantar oferecido pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), em parceria com a Fundação Municipal de Cultura (Func).

O Famtour, ou viagem de familiarização, como é conhecida este tipo de visita, compreende a vinda de agentes de viagens de outras localidades para conhecimento e avaliação de equipamentos (hotéis, restaurantes, locadoras de veículos, agências de viagens locais) e pontos turísticos para que tenham uma visão real dos atrativos culturais, arquitetônicos, culinários, entre outros aspectos, da região.

Sócia-proprietária de uma agência da capital, Liana Ribeiro ciceroneou a delegação e ressaltou a importância da ação e os benefícios deste tipo de atividade.

“Como destino cultural, nós somos ´polivalentes´ e temos que aproveitar isso. Nós temos que mostrar que somos ricos em cultura, sotaques, diversidade e danças. Com isso, os agentes levam a certeza que nós amamos nossa cidade, amamos nossa cultura e que eles podem vir mais vezes. Eles estão simplesmente encantados”, disse.

Na oportunidade, os argentinos tiveram uma pequena noção de como se trata o São João e do tipo de atrativos turísticos que estes devem repassar a seus clientes. No ano em que São Luís comemora o título de Capital Brasileira da Cultura, nada mais adequado que focar nas atividades folclóricas típicas da cidade.

O Boi de Redenção, com muito brilho e entusiasmo, fez as honrarias da casa. O grupo é um dos mais dos 240 atrativos que passarão pela Praça Maria Aragão.

Na visita estrangeira, o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, recebeu os convidados e explicou o sentido dos famtours.

“O objetivo dessas viagens de familiarização é fazer com que nossos visitantes saiam satisfeitos, pois quando apostamos em trazer para cá as pessoas que vendem o produto turístico, que são os agentes de viagens e operadores, queremos que saiam extremamente apaixonados e encantados, porque só assim eles venderão melhor”, disse.

Fonte: Prefeitura de São Luís

sexta-feira, 19 de junho de 2009

São João do Maranhão começa hoje - Programação Completa

Os sons de tambores, matracas e pandeirões vão abrir as comemorações do São João do Maranhão 2009, a partir desta sexta-feira (19), em diversos pontos de São Luís. A festa é uma realização do Governo do Maranhão, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura. “A nossa expectativa é de realizar uma grande festa, atrair turistas, revitalizar o Centro Histórico, promover uma ação cultural e solidária”, declarou o superintendente de Ação e Difusão da Secma, Wellington Reis.

Ele disse que o investimento será da ordem de R$ 5 milhões para promover o São João 2009, que vai contar com apresentações de 631 atrações culturais, sendo 215 grupos de bumba meu boi; 70 grupos de tambor de crioula; 36 danças do boiadeiro; 75 danças portuguesas; 41 cacuriás e cocos; 71 quadrilhas; 11 outras danças, 30 grupos mirins, 52 shows musicais com artistas maranhenses e 30 grupos de forró pé de serra. Serão no total 1.539 apresentações, sendo sete por noite, no horário das 19h às 2h.

A festa será realizada de 19 a 29 de junho e contará com 19 pontos de apresentações, nos arraiais do:

. Ceprama
. Renascença
. Praia Grande (com três locais de apresentação: Praças Nauro Machado, da Casa do Maranhão e Canto da Cultura (entre as ruas Portugal e da Estrela, na esquina do prédio da Secretaria de Cultura)
. Vila Palmeira
. Vila Embratel
. Anjo da Guarda
. Praça da Saudade
. Liga do Bumba-Boi (Lagoa)

No período de 22 a 28 de junho (sete dias), funcionarão ainda os arraiais do:

. Bairro de Fátima
. João Paulo
. Cohajap
. Liberdade
. Vinhais
. Ipase
. Monte Castelo
. Cidade Operária
. Cohatrac

A idéia de investir no Parque Junino da Praia Grande foi promover a revitalização da área, considerada referência para o turismo. “Além disso, teremos barracas vendendo diversos produtos que terão a renda revertida em ajuda para os atingidos pelas enchentes”, revelou.

Confira a programação completa. Clique aqui.

Fonte: Governo do Maranhão

Outras Programações do São João em São Luís.

- Arraial do Maranhão

- Arraial da Praça Maria Aragão

Mais fotos do São João do Maranhão no Flickr

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Hotéis comemoram boa fase do turismo em SL

Turistas já começaram a chegar para ver o que tem de bom no São João de São Luís.

A rede hoteleira comemora a boa fase do turismo na Capital. Embora tenha havido uma baixa, por causa das chuvas, a programação dos festejos juninos voltou a animar o setor. Mesmo quem vem para o turismo de eventos, não resiste ao São João do Maranhão.

Os turistas já começaram a chegar para ver o que tem de bom no São João de São Luís. E é nos arraiais que eles matam a curiosidade sobre a maior festa popular do Estado.

Por causa das festas juninas, o mês de junho costuma ser de alta temporada em São Luís. Melhor até mesmo, que julho, época de férias escolares. Neste período, a rede hoteleira geralmente comemora a boa lotação.

Em um hotel na Ponta D’Areia, o setor de reservas não tem do que reclamar. A lotação está completa para todo o mês de junho e já estão com reservas para julho e agosto quando chegam os turistas estrangeiros.

Mas nem todos os hotéis comemoram uma boa temporada. Em outro na Capital, há a reclamação de uma queda em torno de 20% em relação ao ano passado. E a justificativa está nas chuvas que castigaram o Estado e nas últimas edições do São João, que, segundo o gerente Armando Ferreira, não foram das melhores.

A aposta é no turismo de eventos. Por isso, eles capricharam na decoração da recepção: boizinhos, balões coloridos, máscara de cazumbá. Motivos juninos que despertam curiosidade de quem chega, ainda que não tinha vindo para a festa.

Foi o que aconteceu com José Cavalcante de Albuquerque Neto, que veio de Alagoas para fazer um concurso público em São Luís neste fim de semana e decidiu esticar um pouco mais para ver as brincadeiras juninas.

Fonte: Portal Imirante

Arraial do Maranhão - Programação Oficial

Será aberto nesta sexta (19), a partir das 18:30h, o Arraial do Maranhão, que este ano irá funcionar na área externa do Armazém Paraíba do Renascença, ao lado do Monumental Shopping.

Ano passado, o arraial funcionou no estacionamento do São Luís Shopping Center, mas preferiram mudar o local de realização do evento, pelo fácil acesso da população ao local deste ano. O arraial do Maranhão também foi várias vezes veiculado na rede Globo em links ao vivo durante a programação da emissora, que mostrou a beleza, o charme e a diversidade do São João do Maranhão.

O arraial funciona até o dia 29 de junho, com shows de artistas maranhenses, quadrilhas, danças portuguesas, cacuriá, a batida envolvente dos grupos de tambor de crioula, e claro, o bumba-meu-boi.

SÃO JOÃO DO MARANHÃO
PROGRAMAÇÃO OFICIAL

Arraial do Maranh
ão
(19/06 a 29/06)


Clique na foto para ver a programação completa.
Se preferir, baixe a programação completa direto do site da Mirante, clicando aqui.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Votação para a escolha do Mascote da Capital Brasileira da Cultura 2009

Desde o último sábado (06), o público maranhense e os turistas que estão prestigiando o arraial da Praça Maria Aragão tem sido convidado a participar da consulta popular, estimulada pela Fundação Municipal de Cultura (Func), para a escolha do mascote da Capital Brasileira da Cultura 2009.

A Fundação Municipal de Cultural elencou quatro propostas, criadas por artistas plásticos maranhenses. Os candidatos a mascote são:

01 - Caboclo de Pena


02 - Azulejo estilizado


03 - Cazumbá


04 - Coreira do Tambor de Crioula


A votação vai até o dia 20 de junho e a mesa coletora dos votos funciona no arraial da Maria Aragão, ao lado do Barracão do Forró.

A Func deve divulgar em breve o local e hora da apuração da votação.

Fonte: O Imparcial Online

As fotos são apenas para exibição. Os mascotes originais criados pelos artistas plásticos ainda não foram divulgados. Maiores informações na praça Maria Aragão.

Cortejo de bois de orquestra ocorre nesta quinta

É na rua que o negócio pega fogo! Nesta quinta-feira (dia 18), acontece o 2º Cortejo de bois de orquestra. Dez bumba bois do sotaque de orquestra participam do cortejo pelas ruas da cidade. O percurso se inicia na Igreja de São João (rua da Paz) e irá até a praça Maria Aragão com muita música, festa, dança e alegria pelas ruas do centro de São Luís.


E pra animar a festa:

- Boi Brilho da Noite
- Boi da Alemanha
- Boi da Ilha
- Boi da Lua
- Boi de Redenção
- Boi Encanto do São Cristovão
- Boi Novilho Branco
- Boi de Upaon Açu
- Boi Brilho da Juventude
- Boi Mirante da Ilha.

Fonte: Portal Imirante

Programação da Praça Maria Aragão vai até agosto.

O prefeito de São Luís, João Castelo, visitou, na noite de sábado (13), os arraiais da Vila Palmeira e da Praça Maria Aragão, organizados pela Prefeitura da capital, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), e determinou que a programação de apresentações dos grupos folclóricos se estenda até o mês de agosto, durante os finais de semana.

A decisão é inédita e reforça o título de “Capital Brasileira da Cultura” à cidade maranhense.

O anuncio foi feito no próprio arraial da Praça Maria Aragão, que prossegue até agosto, pelo presidente da Func, Euclides Moreira Neto, que afirmou que a determinação do prefeito foi em razão da organização da festa e da grande participação do público que tem lotado o arraial todos os dias, desde que foi inaugurado no dia 31 de maio. Segundo Euclides, o arraial da Praça Maria Aragão é o maior espaço junino que já se viu em São Luís.

“O prefeito João Castelo autorizou que a festança da Praça Maria Aragão seja realizada também em todos os finais de semana do mês de julho, portanto serão nove dias de alegria, e também no primeiro final de semana do mês de agosto. Com esta determinação, a Prefeitura de São Luís estará realizando o maior São João de São Luís nos últimos tempos com atrações culturais durante 51 dias”, enfatizou Euclides Moreira Neto.

O público que lotou a Praça Maria Aragão se surpreendeu com o tablado que foi montado em frente ao palco para dar mais visibilidade às brincadeiras, durante as apresentações. A idéia partiu do secretário de Comunicação, Edwin Jinkings.

“Ao visitar o arraial, percebi que apenas as pessoas da frente tinham uma melhor visão das apresentações. Comentei com o prefeito João Castelo, e ele sugeriu que a Func colocasse o tablado para que todas as pessoas pudessem ver melhor as manifestações culturais, principalmente as crianças”, explicou o secretário de Comunicação.

Consulta Popular

Ao prestigiar o arraial da Praça Maria Aragão, a Prefeitura colocou à disposição do público a consulta popular para as pessoas escolherem a mascote da Capital Brasileira da Cultura (CBC), até o próximo dia 20 deste mês, entre quatro personagens da cultura maranhense: caboclo de pena, azulejo estilizado, cazumbá e a coureira.

A votação está sendo feita em frente ao auditório do Memorial Maria Aragão.

De acordo com a coordenadora de exposições da Func e membro da equipe do Inventário Nacional de Referências Culturais dos Blocos Tradicionais de São Luís, Kátia Castro, a fundação está recolhendo assinaturas da população para que os 43 blocos tradicionais da capital conquistem o título de patrimônio imaterial.

As assinaturas são importantes porque comprovarão para o Ministério da Cultura e para o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural) a importância dos Blocos Tradicionais para a cultura maranhense”, afirmou Kátia Castro.

O prefeito João Castelo e seus convidados só deixaram o arraial da Praça Maria Aragão depois da apresentação do última brincadeira, o Boi União da Baixada do Monte Castelo.


Programação Diversificada


Nesta quarta-feira (17), quem comanda a festança é:

- Dança do Coco Pirinã
- Dança Portuguesa Encanto do Porto
- Show de Cesar Nascimento
- Boi de Pindaré (Baixada)
- Boi de Dona Zeca (Zabumba)
- Boi de Upaon Açu (Orquestra).

Durante a semana, a programação começa às 20 horas e encerra às 01h, com toda segurança, conforto, amplo estacionamento e 25 barracas com o melhor da culinária regional, além da mega-estrutura de palco, som, iluminação e decoração montados especialmente para as festividades juninas.

Fonte: Prefeitura de São Luís

Mais fotos do São João do Maranhão no Flickr

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com