Meses
após a Secretaria de Aviação Civil (SAC) anunciar o leilão dos aeroportos de
Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre e Salvador, a lista de terminais a serem
concessionados ganhou mais dez integrantes: Belém, Cuiabá, Curitiba, Foz do
Iguaçu (PR), Goiânia, Maceió, Manaus, Recife, São Luís e Vitória. Agora, são 14
no total.
Com
a atualização do pacote de Michel Temer e seus aliados, a intenção do governo é
deixar a operação de aeroportos de médio porte com a Infraero. Os terminais de
grande porte serão entregues à iniciativa privada e os pequenos seriam
repassados às respectivas prefeituras que, por sua vez, podem leiloar ao setor
privado.
Os
dez novos aeroportos serão privatizados possivelmente a partir do segundo
semestre de 2017. Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre e Salvador receberão
investimentos de R$ 6,5 bilhões. Os editais desses quatro terminais serão
publicados até o fim deste ano e os leilões devem acontecer até o fim do
primeiro trimestre de 2017.
Além
da privatização de parte do setor aéreo, dois portos serão entregues a
concessões. São eles os de Santarém (PA) e o Terminal Trigo (RJ). São
prospectados investimentos de R$ 92,6 milhões no total.
Entre
as melhorias destinadas aos aeroportos, estão incluídas a ampliação da pista de
pouso e decolagem, do terminal de passageiros e do pátio de aeronaves,
construção de novos estacionamentos para veículos, entre outras benfeitorias.
Segundo
estimativas da SAC, os quatro terminais, sendo dois no Nordeste e dois no Sul,
poderão transportar, juntos, cerca de 100 milhões de passageiros ao ano até
2046 – com exceção de Porto Alegre, cuja concessão será válida por 25 anos,
enquanto os demais terão 30 anos. Em 2015, eles movimentaram pouco mais de 27
milhões de pessoas.
Estima-se
também a criação de 30 mil postos de trabalho, entre vagas diretas e indiretas.
Fonte: Panrotas
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