Social Icons

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Ação divulga o Maranhão para mais de um milhão de pessoas que passam por Aeroporto em Minas Gerais

O Maranhão terá a oportunidade de ser visto por mais de um milhão de pessoas no mês de outubro, durante a ação promocional no Aeroporto Internacional de Confins, em Minas Gerais. A iniciativa é do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Turismo. “Uma grande vidraça localizada no caminho para a sala de embarque colocará na vitrine a diversidade cultural e gastronômica de São Luís e praias da Raposa, as dunas dos Lençóis Maranhenses, e as cachoeiras da Chapada das Mesas”, detalhou a secretária de Turismo do Estado, Delma Andrade.

Só no ano passado, Confins recebeu mais de 12 milhões de passageiros e a previsão para 2015 é que 13 milhões de pessoas passem pelas salas de embarque e desembarque do aeroporto. “Com esta ação, alcançamos o público final de um dos mais movimentados aeroportos brasileiros que dispõe de quatro voos diretos para o Maranhão, sendo três para São Luís e um para Imperatriz”, explicou.

Para a secretária Delma Andrade, levar os atrativos maranhenses para um dos aeroportos mais movimentados do Brasil é mais uma grande chance de atrair turistas para o Maranhão. “As belezas do Maranhão merecem estampar as mais grandiosas peças publicitárias de nosso País. O Estado oferece opções para todos os gostos e idades e tem voltado às prateleiras do turismo nacional e internacional com as ações desenvolvidas pelo governo Flávio Dino”.

A iniciativa faz parte do plano de ações anunciadas pela Secretaria de Turismo do Maranhão, em parceria com a GOL Linhas Aéreas, durante a 43º Expo ABAV, realizada na semana passada, em São Paulo.

Ainda fazem parte das ações de promoção para os próximos meses as matérias especiais para a revista de bordo da GOL de novembro, destacando a Chapada das Mesas, displays da GOL nos aeroportos de Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Manaus (AM), e a capacitação de operadores de turismo e agentes de viagens, já na próxima semana em São Luís.

Fonte: Governo MA

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Costa norte de Brasil se pone de moda con nueva ruta São Luís-Alcântara-Barreirinhas



Con una presentación y una velada gastronómica y musical, en donde participaron más de un centenar de operadores turísticos, agentes de viajes y periodistas especializados, fue lanzada en Lima una nueva opción de viaje hacia Brasil: la ruta compuesta por tres ciudades São Luís-Alcântara-Barreirinhas, en el Estado de Maranhão.

Si hasta ahora lo que más se conocía en ese país era la voluptuosidad paisajística de Rio de Janeiro y el desarrollo empresarial de Sao Paulo, hoy la costa norte brasileña pretende imponerse o al menos competir por el flujo turístico que invade Brasil años tras año.


Y no es para menos. Una de las ciudades que forma parte de la ruta propuesta es São Luís, lugar que alberga una rica variedad cultural y gastronómica al ser la única ciudad brasileña fundada por franceses, invadida por holandeses y construida por portugueses. Es el resultado de esta mistura la que le brindó el reconocimiento de la Unesco como Patrimonio Histórico de la Humanidad, en 1997.

La arquitectura colonial de su enorme centro histórico aún conserva intacta la elegancia de los azulejos traídos desde Portugal hace 400 años. Pero además su belleza natural la han convertido en una de las ciudades más visitadas de la región conocida como el nordeste brasileño.


Además de São Luís, la nueva alternativa turística permitirá a los peruanos visitar también la ciudad de Barreirinhas, conocida como la puerta de entrada a los maravillosos Lençóis Maranhenses, una vasta área llena de dunas de arenas blancas, lagos y lagunas, así como la ciudad de Alcântara, próxima a un centro espacial donde se concentran los vehículos lanzadores de satélites perteneciente a la Agencia Espacial Brasileña. Este centro, junto con el Puerto espacial de Kourou en la Guayana Francesa, es el único cosmódromo de América Latina.

Cabe indicar que la presentación se llevó a cabo ayer en el hotel Nobility, mientras que la velada gastronómica y musical tuvo lugar en el Club Social Miraflores. En ambos eventos participaron representantes del sector turismo del Estado de Maranhão y de las ciudades São Luís, Alcântara y Barreirinhas.

Fonte: Info Tur Peru

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Usuários Fazem Avaliação Positiva dos Aeroportos do Nordeste


Pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência a pedido da Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI/NE) revela que os aeroportos do Nordeste foram bem avaliados pelos usuários brasileiros que estavam embarcando ou desembarcando em oito equipamentos administrados pela Infraero nas capitais nordestinas. Além de São Luís, foram analisados os terminais de Teresina, Fortaleza, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju e Salvador.

Itens que analisaram a satisfação com o aspecto dos aeroportos obtiveram notas superiores a oito, como a facilidade em achar carrinhos, o estado geral de limpeza, a gentileza e auxílio dos funcionários, a qualidade das informações dos voos, a facilidade em achar assento disponível no saguão de embarque, a sensação de segurança, a sinalização, a aparência interna, a limpeza dos banheiros e a organização das filas de inspeção de segurança. O item pior avaliado entre os entrevistados foi a dificuldade em achar rede sem fio e conexões de internet nos aeroportos; já o ponto positivo mais citado foi a limpeza geral das instalações.

De acordo com a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, pesquisas como estas ressaltam os pontos positivos, mas também confirmam os itens que precisam ser melhorados. “A partir daí, os órgãos municipais e estaduais podem reforçar seus pleitos junto á Infraero, responsável pela gestão dos aeroportos”, destacou Delma.

A secretária explicou, ainda, que há uma atenção constante do Governo do Maranhão nos serviços oferecidos nos aeroportos do Estado. “Os terminais estão entre os principais portões de entrada dos turistas, e por isso, precisamos garantir melhorias constantes”, ressaltou. A gestora do turismo destacou que uma das primeiras ações do Governo Flávio Dino foi a instalação de um novo Centro de Atendimento ao Turista (CAT) no aeroporto de São Luís com capacidade para realizar os primeiros atendimentos do Procon aos visitantes que tiverem problemas com os serviços turísticos prestados.

Recentemente, a partir do pleito de entidades representativas do setor, a Secretaria de Turismo intermediou junto à Infraero a disponibilização de uma área para que veículos que prestam serviços turísticos pudessem realizar o embarque e desembarque.

“Em parceria com órgãos municipais e estaduais, entre eles o Procon, vamos intensificar o acompanhamento dos serviços prestados no aeroporto de São Luís e posteriormente, expandiremos a ação para os outros terminais do Maranhão”, planejou Delma.

Com a retomada de voos que deixaram de operar desde 2014 e com as perspectivas de aumento de frequências, a partir da constante negociação do Governo do Maranhão junto às companhias aéreas, o fluxo de passageiros irá aumentar. “As medidas são preventivas e devem garantir a capacidade de atendimento dos clientes”, declarou.

Avaliação dos aeroportos

Os dados fazem parte da pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência entre os dias 18 e 25 de agosto e também coletou dados entre os entrevistados sobre o perfil dos turistas, o uso dos terminais, a acessibilidade, o conforto do ambiente, a segurança interna e suas rotinas, a infraestrutura, a relação com os passageiros e a escolha do melhor aeroporto da região.

"A pesquisa faz parte das ações da CTI Nordeste para conhecer o perfil dos turistas e os serviços turísticos ofertados na região. Precisamos atuar com base em estudos e pesquisas para traçar os rumos do turismo no Nordeste", destaca Jeanine Pires, secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas e Presidente da CTI/NE.

Dos entrevistados, 75% não moravam na cidade que responderam ao questionário, eram, portanto, turistas; 43% estavam viajando a negócios, 35% a turismo e lazer e 25% por outros motivos. O voo doméstico foi o predominante para 95% dos pesquisados. O gasto médio diário dos que responderam à pesquisa foi de R$ 1.000,00 e a permanência média no destino durante a viagem foi de 7 dias. A opção por ficar hospedado em casa de amigos e parentes foi escolhida por 42% dos entrevistados, seguido de 36% com hospedagem em hotel. As viagens de avião são cada vez mais frequentes entre os brasileiros, cerca de 20% informou viajar pelo menos uma vez por ano de avião, 16% a cada seis meses e 13% pelo menos uma vez a cada três meses.


Quase a metade dos entrevistados, 49% disseram que não visitou ou não pretende visitar pontos turísticos das cidades pesquisadas, e 48% disseram que sim, pretende fazer turismo. De acordo com Jeanine Pires, aqui está uma grande oportunidade para oferecer opções de turismo e entretenimento aos visitantes a negócios e também àqueles que visitam amigos e parentes.

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com