“Precisamos,
como classe empresarial, apoiar o turismo regional, principalmente um roteiro
consolidado como o é a Rota das Emoções. Estaremos mais próximos ao trade
turístico, com objetivo de somar esforços para que as ações de fomento e
desenvolvimento dessa forte cadeia econômica da indústria de turismo tenham
êxito e beneficiem o nosso estado e a nossa gente”.
Com
essas palavras do presidente da Federação as Indústrias do Estado do Maranhão
(Fiema), Edilson Baldez das Neves, encerrou a missão técnica formada dirigentes
da entidade empresarial, do Sebrae e do trade turístico de São Luís à Rota das
Emoções, roteiro que integra os estados do Ceará, Piauí e Maranhão, por meio
dos pólos de Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses.
A
caravana - que iniciou o percurso na última segunda-feira, 25 de agosto -
finalizou a viagem em Barreirinhas, onde participou da abertura do II Salão de
Turismo da Rota das Emoções, que aconteceu na noite da última quinta-feira, 28,
prosseguindo até o último sábado (30 de agosto), na Beira Rio da cidade.
O
presidente da Fiema, que também é vice-presidente do Conselho Deliberativo do
Sebrae no Maranhão, capitaneou a visita técnica realizada ao destino que, desde
2005, começou a ser trabalhado pelo Sebrae, tendo como principal resultado a
melhoria da qualidade dos serviços e produtos turísticos, por meio de
capacitação dos empreendedores e a instituição e fortalecimento da governança
territorial.
Para
o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, José Morais, a missão técnica trouxe
resultados satifatórios. “Estamos extremamente satisfeitos com os resultados da
missão, principalmente pela coesão desse grupo que é formado por representantes
de classes empresariais e trade turístico local, pessoas que podem dar eco às
impressões que tiveram quanto à viabilidade econômica do roteiro Rota das
Emoções. O Sebrae e os parceiros estão precisam desse apoio institucional para
que o trabalho de melhoria dos serviços e produtos do destino seja contínuo
para movimentar cada vez mais a cadeia turística regional”, destacou.
União
Para
o presidente do Convention & Visitors Bureau de São Luís, Pedro Robson de
Holanda Costa – que também preside o Sindicato da Indústria de Panificação de
São Luís - somente com a união de forças o turismo poderá ser alavancado
novamente no Maranhão.
“O
setor passa por uma crise significativa na capital devido a diversos fatores
que estão além da capacidade de resolução por parte dos empresários. Hoje,
depois dessa missão, o sentimento que temos é o de desafio, da busca pelo
estreitamento e união do trade turístico para que possamos cobrar as soluções
compatíveis das autoridades”, ressaltou ele, destacando que é hora de retomar
antigas discussões, como a construção da Rodovia Translitorânea e demais
protocolos de intenções já celebrados em prol do fortalecimento do turismo do
estado.
O
secretário municipal de Turismo de São Luís, Lula Filho e o presidente da
Associação Brasileira da Indústria Hoteleira no Maranhão (ABIH-MA), João
Antônio Barros Filho, reiteraram a declaração de Pedro Robson Costa e vão mais
além. “Precisamos de políticas públicas urgentes para o segmento,
principalmente com a redução de carga tributária e a mudança de visão dos
gestores em relação ao turismo. Produtos nós temos, o que nos falta é
colocá-los na prateleira, trabalhando ainda fatores que agregam, como a
segurança, a saúde e a conscientização da população para a importância da
atividade turística”, aponta o presidente da ABIH-MA.
“Trabalhando
em conjunto podemos realizar ações de promoção mais eficazes para o turismo,
com sensibilização, atuando nos polos turísticos do estado, com ações
integradas e desenvolvendo novos roteiros. O trade tem cobrado soluções e se
colocado à disposição para, juntos, buscarmos essa mudança. Estamos em um
momento propício para união de forças que podem render excelentes resultados
para o turismo maranhense”, finalizou Lula Filho.
Fonte: Jornal Cazumbá
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