O
Brasil, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), está presente
na feira ITB, um dos principais eventos do segmento turístico mundial, que
acontece em Berlim, na Alemanha entre hoje (5) e domingo (9). A menos de 100
dias para a Copa do Mundo, além de um estande de 500 m², que apresenta produtos
e destinos brasileiros de 45 co-expositores, o País tem outros dois espaços
específicos para promoção dos segmentos de Ecoturismo & Aventura e LGBT.
Com
uma localização privilegiada, o espaço do Brasil oferece um ambiente
confortável para que os co-expositores realizem seus encontros. Além disso,
dispõe de uma área de convívio para eventos paralelos e apresentações
culturais. Painéis com imagens gigantes apresentam produtos turísticos do
Brasil direcionados para o público alemão. “Segundo os organizadores, mais de
170 mil pessoas devem passar pela feira, e desses, mais de 100 mil são
profissionais que buscam informações do Brasil, principalmente pela proximidade
da Copa do Mundo”, comentou a chefe de Gabinete da Embratur, Kátia Bitencourt.
Segundo
ela, ao entrar no pavilhão, já é possível visualizar e localizar o estande. “A
apresentação está interessante, pois estamos conseguindo atrair os visitantes.
O estande tem o mesmo padrão dos outros, que atende não apenas pela beleza, mas
também por sua funcionalidade”, complementou.
Durante
o evento, o estande do Brasil será palco de apresentações culturais
brasileiras, mostra gastronômica e ações de comunicação digital, o que deverá
atrair ainda mais o público. A Comissão Parlamentar de Turismo da Alemanha tem
encontro marcado com as autoridades do Brasil na área da Embratur. A comitiva
brasileira também irá participar de um fórum com a Associação ARGE
Lateinamerika e ministrará palestra sobre Ecoturismo & Aventura.
Diversificação da
promoção
No
pavilhão exclusivo de Ecoturismo & Aventura, o Brasil também tem um espaço
que conta com três co-expositores, entre eles a Fundação de Turismo de Mato
Grosso do Sul. Já no pavilhão LGBT, a Embratur promove os destinos turísticos
com o apoio da ABRAT-GLS (Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas
e Simpatizantes).
Perfil do turista
alemão
A
Alemanha é o terceiro maior emissor de turistas estrangeiros para o Brasil. Em
2012, 258 mil alemães escolheram destinos brasileiros para viajar. Segundo
dados da Demanda Turística Internacional de 2012, realizada pelo Ministério do
Turismo/Fipe, o Lazer foi a principal motivação da viagem e corresponde a 32,5%
do total. Já Negócios, Eventos e Convenções somam 29,5% do total. O gasto médio
dos turistas alemães que nos visitaram por Lazer foi de US$ 81 por dia,
enquanto aqueles que estiveram no País para Negócios deixaram US$ 102 por dia
de permanência.
Os
destinos mais procurados a Lazer são: Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, São Paulo,
Salvador e Angra dos Reis. Já para Negócios, os alemães buscaram São Paulo, Rio
de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Campinas.
Fonte: Jornal de Turismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário