O
secretário de Estado de Turismo do Pará, Adenauer Góes, recebeu o engenheiro da
Diretoria Ferroviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
(DNIT), Rozão Pinto, na manhã desta segunda-feira (18), em seu gabinete, para
discutir a possibilidade de se aproveitar parte do espólio da rede ferroviária
federal para criação de uma linha de ferrovia turística no Estado.
“O
Governo do Pará, por meio da Setur, solicitou junto ao DNIT e Ministério do
Turismo (MTur), o Pará ser contemplado com um trecho de ferrovia turística. De
acordo com o Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará, o trecho estudado fica
entre os municípios de Bragança e Tracuateua, na região Amazônia Atlântica”,
explica Adenauer Góes.
O
secretário conta ainda que um roteiro seria criado a partir da linha
ferroviária turística, levando em consideração aspectos históricos e culturais.
“Temos a ideia de uma rota conjugada de modal misto, entre rodoviário mais
ferroviário, que resgataria uma parte do trajeto feito pela Estrada de Ferro
Belém-Bragança. A recuperação de um equipamento que foi extinto em meados dos
anos 60, para que isso possa gerar um roteiro, e o fortalecimento da atividade
turística em nosso estado”, esclareceu.
O
engenheiro do DNIT destacou também que a ferrovia turística abre espaço para
utilização comercial e transporte de mercadorias entre municípios, bem como
aspectos de mobilidade e acessibilidade urbana.
Segundo
dados do Ministério do Turismo, o Brasil possui uma malha ferroviária de 30 mil
km, com vinte trens destinados ao turismo, distribuídos em oito Estados da
região Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O turismo ferroviário além de ser encantador
é ecológico, seguro e de custo reduzido.
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