Social Icons

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Museus para saborear

Já que a comida é parte importante de qualquer viagem, nada melhor do que aproveitar uma visita a outro país para ir além dos restaurantes e aprender mais a fundo sobre a gastronomia local visitando um museu.

Paraíso gastronômico de nove em cada dez pessoas, a Itália tem um conjunto de museus dedicados à alimentação, os Musei del Cibo (museus da comida).

São quatro museus, que falam de quatro ícones da gastronomia italiana: Museo del Parmigiano Reggiano, dedicado ao queijo parmesão; Museo del Pomodoro, dedicado ao tomate; Museo del Prosciutto, que fala sobre o presunto de Parma; e Museo del Salame di Felino, que homenageia o salame produzido na cidade homônima.

Todos ficam em cidades da província de Parma, no norte do país.

Ainda na Itália, não poderia faltar um museu dedicado à massa. Em fase de reformas, o Museo delle Paste Alimentari fica em Roma e explica todo o processo de fabricação da massa italiana.

Para os viciados em junk food, há na Bélgica um museu totalmente dedicado à batata frita. Localizado em Bruges, o Frietmuseum aborda da história do tubérculo ao seu papel na cultura. No fim do percurso, é inevitável fazer uma visita ao seu restaurante, onde é possível saborear batatas fritas feitas das mais diversas maneiras.

Fonte: Cazumbá Online

domingo, 26 de fevereiro de 2012

São Paulo é eleito o quarto destino gay do mundo segundo site especializado

Uma pesquisa realizada pelo site especializado GayCities.com, em parceria com a companhia aérea American Airlines, colocou a cidade de São Paulo como a quarta melhor cidade para os gays viverem e visitarem em 2011. A capital paulista apenas perdeu para Tel Aviv, em Israel, que obteve 43% dos votos e ficou em primeiro lugar. Em seguida, veio Nova York, nos Estados Unidos, com 14% e em terceiro Toronto, no Canadá, 7%. São Paulo conseguiu 6% dos votos dos internautas.

O site escreve sobre a cidade começando com a famosa Parada: “Seria injusto dizer que São Paulo tem uma cena gay emergente. A Parada Gay de São Paulo é uma das maiores do mundo, atraindo anualmente 3 milhões de pessoas.” E continua: “A cena GLS (gíria brasileira para gays, lésbicas e simpatizantes) tem uma inclinação mais para o alternativo e o underground do que o Rio de Janeiro. Megaclubs com go-go boys e DJs são populares, mas também tem bares e restaurantes com música ao vivo, bebidas baratas e shows de drags. O site avisa: “Mesmo durante a entressafra da Parada Gay, São Paulo sempre está bombando”.

Apesar da Parada e do estado de São Paulo ter um lei anti-homofobia que ainda não existe em nível nacional, a cidade tem visto, principalmente no ano de 2011, um aumento considerável de agressões contra homossexuais ou pessoas que são identificadas por certos grupos como gays, mesmo não tendo essa orientação sexual.

Fonte: Cazumbá Online
Fotos: Dreamstime / Google

Skal debate capital natural em São Luís (MA)

Os 400 anos de São Luís e as discussões sobre sustentabilidade e meio ambiente que pautarão o evento Rio + 20, no Rio de Janeiro, em junho, serviram de base para a criação do 42º Congresso Nacional do Skal Internacional do Brasil. O Congresso do Skal acontecerá de 29 de maio a 3 de junho em São Luís, a histórica capital maranhense, e terá, além dos debates sobre o futuro do turismo na era do carbono zero, passeios para os Lençóis Maranhenses e uma imersão na cultura maranhense. O tema do evento será "O turismo na era do capital natural".

A presidente do clube, Ana Carolina Medeiros, quer oferecer aos skalegas o melhor do Maranhão, dentro do espírito do clube, que é de fazer networking. "O foco do Skal é relacionamento. Pode-se fazer grandes negócios a partir de uma amizade e ganhar novos amigos a partir de um negócio. O skalega aproveitará para conhecer os melhores produtos do Maranhão, por um preço simbólico", disse ela. As inscrições podem ser feitas no site do Skal, o www.skalbrasil.org.br.

São esperados de 350 a 400 participantes no evento. O Skal Brasil conta com 17 clubes e mais de 500 skalegas. As mulheres já chegam a 200. Os clubes mais antigos são os de São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

O evento, onde Ana Carolina deve ser reeleita para mais dois anos, conta com o apoio do Governo do Maranhão e das prefeituras de São Luís, São José de Ribamar e Barreirinhas, portão de entrada para os Lençóis. A abertura será no histórico e majestoso Teatro Arthur Azevedo.

Fonte: Panrotas


domingo, 12 de fevereiro de 2012

Carnaval do Maranhão começa na quinta-feira

A despedida das prévias carnavalescas marca este domingo (12) para dar espaço a uma festa ainda mais grandiosa. Está confirmado para começar na quinta-feira (16), o Carnaval - 400 Anos, promovido pelo Governo do Estado, que este ano traz o slogan “Abre Alas Brasil que o Maranhão está chegando”. Realizada pela Secretaria de Estado de Cultura (Secma), a folia momesca acontece, inicialmente, no Centro Histórico, mas se estenderá, também, pelo Circuito Deodoro/Cajazeiras/Madre Deus.

Os primeiros dois dias de festa serão em um único espaço: o Centro Histórico. Na quinta-feira (16), os grupos carnavalescos e artistas maranhenses se apresentarão no Canto da Cultura e na Praça Nauro Machado. “Teremos, ainda, o cortejo carnavalesco, quando grupos se concentram na praça Deodoro e descem para a Praia Grande”, adiantou a coordenadora de Carnaval de Rua da Secma, Márcia Renata.

Na sexta-feira (17), além do cortejo Deodoro/Praia Grande, a folia acontece em quatro pontos: praça Nauro Machado, Casa do Maranhão, Canto da Cultura e praça da Faustina. A partir do sábado (18), a programação do Carnaval será estendida ao Circuito Deodoro/Cajazeiras/Madre Deus, que inclui pontos já consagrados em São Luís. Entre eles, estão a Casa das Minas, Rialto e o Canto de Santana (rua do Passeio).

Na Madre Deus, os grupos também passarão pela Vila Gracinha, praça da Saudade, Ponto do Gavião, Ponto do Meio, Ponto de Fuga, Portal do Ceprama e seguirão para a Casa das Minas, onde finalizam as apresentações, das quais participarão blocos tradicionais, alternativos, organizados e afros; tribos de índio; escolas de samba; e grupos de tambor de crioula. Nos palcos montados nos pontos da folia se apresentarão, além desses grupos, cantores e bandas maranhenses.

Saldo das prévias

Foram quatro fins de semana de pré-Carnaval. Em todos eles, o roteiro de programação incluiu a praça Deodoro (de onde, às sextas, descia o cortejo carnavalesco, rumo ao Centro Histórico); a Praia Grande (aos sábados) e a Madre Deus e os Espaços Vivas (aos domingos). A festa movimentou oito bairros de São Luís: Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Cidade Operária, João Paulo, Liberdade, Maiobão, Vila Palmeira e Liberdade e Estiva.

Segundo o supervisor do Espaço Viva da Vila Embratel, Carlos Cunha, as apresentações no local foram sempre acompanhadas de intensa participação do público. “Temos um histórico de envolvimento popular nas festas que acontecem no espaço Viva daqui. Este ano, não foi diferente. Tivemos uma prévia tranquila, com muita gente brincando e assistindo às apresentações, que foram excelentes”, afirmou.

Na Liberdade, a participação popular, também, marcou os dias de pré-Carnaval no Espaço Viva. “A programação foi muito bem aceita pelas pessoas. Houve dias, em determinadas apresentações, que o espaço ficava lotado, mas sempre muito tranqüilo, em clima de festa”, garante o supervisor do local, Rafael França.

Participação

De acordo com Márcia Renata, este ano, a participação popular nas apresentações em todos os pontos da folia foi maior que ano passado, quando já foi registrado uma ampliação no número de foliões. “Em geral, as sextas-feiras registram muitos frequentadores na Praia Grande e, com a programação do pré-Carnaval, esse número aumentava. Pudemos perceber que as pessoas vieram ver as apresentações, também, aos sábados, por conta do sucesso da sexta-feira. Isso comprova que o formato da grade de apresentações adotado pela Secretaria de Cultura vem se consolidando como um sucesso”, afirmou.

O superintendente de Ação e Difusão Cultural, Wellington Reis, explicou a inclusão do Centro Histórico no circuito da folia, que é realizada desde 1998. “As pessoas estão acostumadas a buscar a Praia Grande quando o assunto é cultura. Daí o sucesso das apresentações no local e, por isso, incluímos o local na programação dos dias oficiais de Carnaval”, salientou.

Confira como serão os circuitos no Carnaval:

Divulgação
Divulgação
Divulgação

Fonte: Imirante

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Carnaval 400 Anos com Timbalada, Psirico, Bicho Terra e muito mais

A Avenida Litorânea será palco, hoje à noite, da abertura oficial da programação de Carnaval na orla marítima organizada pelo Governo do Maranhão.

O baile 'Carnaval 400 Anos' será realizado na área entre as praias de São Marcos e Calhau, com início às 18h30 e com participação das bandas Timbalada, Psirico, Argumento, Jegue Folia, Confraria do Copo e Bicho Terra.

A mesma estrutura será usada no período oficial do Carnaval e a programação momesca destacará shows de grupos de pagode, escolas de samba, blocos tradicionais e bandas que animam a folia na Ilha. No local, além do palco principal (Praça Belvedere), com iluminação de alta tecnologia, painéis de LED e som de qualidade, haverá tenda gigante (7,20 metros de altura x 32 metros de comprimento e 12 metros de largura), com lona transparente e iluminação especial.

O baile será aberto pelo grupo de samba Argumento, seguido da banda baiana Timbalada, da Banda do Jegue, do Bicho Terra e da Confraria do Copo. A banda Psirico encerrará a festa, por volta de 1h.

Carnaval - No Sábado Gordo (18), a partir das 16h, 12 atrações estão escaladas para animar a Litorânea. O início será com a Jardineira Vagabundos do Jegue. Na sequência, virão o Tambor de Leonardo, bloco Os Fuzileiros da Fuzarca, bateria da escola de samba Favela do Samba, Confraria do Copo, Banda Bandalla, Bloco do Reggae, Bicho Terra, banda Sarypa e Boneco Guelo.

No domingo (19), as atrações serão Jardineira Máquina do Tempo (Baile Infantil), Bloco Reggae, Banda Samba de Elite, Bicho Terra, Banda Tuatara e Banda Lapada. Na segunda-feira (20), estão confirmados Jardineira Vagabundos do Jegue, Tambor da Fé em Deus, Bloco Os Tremendões, bateria da Turma do Quinto, Bloco Jegue Folia, Banda São Ninguém, Confraria do Copo, Bicho Terra, Banda 5% e Bloco do Reggae.

Para encerrar a festa na orla, na terça-feira de carnaval (21), se apresentarão Jardineira Máquina do Tempo, Tambor de Apolônio, bloco Os Feras, Bloco do Reggae, bateria da Flor do Samba, banda Tribo de Jah, Bloco Jegue Folia, Banda Bicho Terra, Argumento, Capim Cubano e Confraria do Copo.

Programação do Pré-Carnaval na Litorânea:
Baile de Abertura

Dia 11 de Fevereiro - Sábado
18h30 - Trio Elétrico - Argumento
20h30 - Palco - Timbalada
22h00 - Banda do Jegue
23h00
- Palco - Bicho Terra
00h00 - Trio Elétrico - Banda Confraria do Copo
01h00 - Palco - Psirico


Programação do Carnaval de São Luís
Avenida Litorânea

Sábado – 18 de Fevereiro
16h às 18h – Jardineira Vagabundo do Jegue
16h30 – Tambor de Leonardo
17h – Bloco Os Fuzileiros da Fuzarca
17h30 – Favela
18h às 19h30 - Bloco Confraria do Copo
19h30 às 20h30 - Banda Bandalla
20h30 às 21h – Tenda Bolha - DJ
21h às 22h30 - Bloco do Reggae
22h30 às 00h00 - Banda Bicho Terra
00h00 às 00h30 – Tenda Bolha - DJ
00h30 às 02h00 - Banda Sarypa
02h00 às 03h00 – Banda Boneco Guelo

Domingo – 19 de Fevereiro
16h às 18h – Jardineira Máquina do Tempo (Baile Infantil)
18h às 19h30 - Bloco Reggae
19h30 às 20h30 - Banda Samba de Elite
20h30 às 21h – Tenda Bolha - DJ
21h às 22h30 - Bloco Jegue Folia
22h30 às 00h - Banda Bicho Terra
00h às 00h30 – Tenda Bolha - DJ
00h30 às 02h00 - Banda Tuatara
02h00 às 03h00 – Banda Lapada

Segunda- Feira - 20 de Fevereiro
16h às 18h – Jardineira Vagabundo do Jegue
16h30 – Tambor da Fé em Deus
17h – Bloco Os Tremendões
17h30 – Turma do Quinto
18h00 às 19h30 - Bloco Jegue Folia
19h30 às 20h30 - Banda São Ninguém
20h30 às 21h – Tenda Bolha - DJ
21h00 às 22h30 – Bloco Confraria do Copo
22h30 às 00h00 - Banda Bicho Terra
00h00 às 00h30 – Tenda Bolha - DJ
00h30 às 02h00 - Banda 5%
02h00 às 02h30 – Tenda Bolha - DJ
02h30 às 03h30 - Bloco do Reggae

Terça - Feira – 21 de Fevereiro
16h às 18h – Jardineira Máquina do Tempo
16h30 – Tambor de Apolônio
17h – Bloco Os Feras
17h30 – Flor do Samba
18h00 às 19h30 - Bloco do Reggae
19h30 às 20h30 - Banda Tribo de Jah
20h30 às 21h00 – Tenda Bolha - DJ
21h00 às 22h30 - Bloco Jegue Folia
22h30 às 23h30 - Banda Bicho Terra
23h30 às 00h00 – Tenda Bolha - DJ
00h00 às 01h00 - Banda Argumento
01h00 às 01h30 – Tenda Bolha - DJ
01h30 às 03h00 - Banda Capim Cubano
03h00 às 04h30 - Bloco Confraria do Copo


Fonte: Imirante e Kamaleão

Stand de São Luís recebe centenas de visitas em feira de turismo em São Paulo

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), participou ativamente do Workshop CVC 2012, realizado esta semana, em São Paulo. O estande recebeu centenas de visitas durante as atividades no local, onde foi distribuído material promocional da marca turística da capital maranhense.

O novo presidente da CVC - realizadora do evento e uma das maiores operadoras de viagem da América Latina –, Francisco da Rocha Campos, visitou o estande da Setrur e se reuniu com o titular da pasta, Liviomar Macatrão. Houve uma conversa informal sobre estratégias de comercialização do destino São Luís alinhando as comemorações dos 400 anos da cidade com os 40 anos da operadora.

“A CVC é uma grande aliada e a tendência é que essa parceria seja ainda mais acentuada. Agradecemos a visita e abrimos as portas da Prefeitura para futuras negociações e para que possamos potencializar o turismo em São Luís e pacotes da operadora em 2012, que é um ano importante para ambas as instituições”, comentou Macatrão.

Fonte: Prefeitura de São Luís

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Aeroporto de São Luís tem apenas 35% das obras concluídas.

Mesmo com apenas 35% das obras concluídas no Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, no bairro Tirirical, em São Luís (MA), o prazo para a conclusão dos serviços no local, a princípio, continua mantido para o dia 31 de março. Foi o que afirmou o superintendente regional do norte da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Paulo Roberto Pereira da Costa.
Inicialmente, o prazo para o término das obras estava previsto para o dia 31 de janeiro deste ano. No entanto, segundo Paulo da Costa, durante as escavações para instalação dos pilares de sustentação das novas estruturas, foi encontrado um dreno pluvial no mesmo alinhamento desses pilares, ocasionando a necessidade de desvio desse dreno. "A obra estava prevista para ser concluída no dia 31 de janeiro. No entanto, por causa da necessidade do desvio de um dreno, o serviço sofreu um atraso de 60 dias", afirmou.
Segundo o superintendente, logo após esse adiamento do prazo de conclusão das obras, as atividades que estão sendo feitas no aeroporto estão seguindo rigorosamente o cronograma preestabelecido pela empresa responsável - E.P. Engenharia Ltda - e a previsão é de que o aeroporto fique completamente disponível para os passageiros no dia 31 de março.

"Esse prazo, por enquanto, continua mantido para o fim de março. Pelo cronograma da Infraero, nesses dois meses que faltam, fevereiro e março, as obras no aeroporto serão concluídas. No entanto, caso haja um novo fato inconveniente, que até o momento não é do nosso conhecimento, é possível que haja um novo atraso", esclareceu o superintendente da regional norte da Infraero.

Mesmo com o início do período chuvoso em São Luís, previsto para iniciar este mês, segundo informações do Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), as obras no aeroporto não sofrerão atrasos, segundo o superintendente da Infraero.

"Pelo nosso cronograma, as chuvas não terão um impacto na realização das obras. Claro que se tiver três ou quatro dias de chuvas intensas e que os operários tenham que fazer algum serviço externo e, em função da chuva, isso não possa ser realizado, pode haver um atraso de alguns dias. Caso isso chegue a acontecer", esclareceu Costa.

Reformas - A obra também contemplará a climatização do terminal, cobertura completa do meio fio para embarque e desembarque de passageiros, aumento do número de posições de check-in - de 24 para 30 posições - reforma geral das pontes de embarque, aumento do espaço físico da sala de embarque, de 350 m² para 500 m², além de um novo mix comercial. Após o término da reforma, uma perícia será feita para avaliar as condições do terminal.

A Infraero irá manter as estruturas hoje em utilização, ou seja, desembarque remoto (antigo terminal de cargas da Vasp) para voos domésticos (voos realizados dentro do país) e embarque remoto (antigo terminal de passageiros) também para os mesmos tipos de voos, para atender à crescente demanda de passageiros.

Mais

- 10,7 Milhões de reais serão gastos na reforma do aeroporto
- 1,5 Milhão de pessoas passam pelo aeroporto por ano.
- 30 Voos atualmente o aeroporto recebe por dia.

Fonte: Imirante
Arte: Cabalau.com

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Anac reajusta tarifa de embarque em voos domésticos e internacionais

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou nesta terça-feira (31) o reajuste das tarifas de embarque cobradas dos passageiros em voos domésticos e internacionais. O aumento será de 4,4%. Os aeroportos só poderão aplicar o reajuste dentro de 45 dias, informou a agência.

Para voos domésticos (dentro do país), a tarifa nos aeroportos de categoria 1, os mais movimentados, sobe de R$ 20,66 para R$ 21,57 e, nos de categoria 2, de R$ 16,23 para R$ 16,94.

No caso de voos internacionais, a tarifa de embarque sobe de R$ 36,57 para R$ 38,19, nos aeroportos de categoria 1, e dos atuais R$ 30,47 para R$ 31,82, naqueles de categoria 2.

(Correção: ao ser publicada, esta reportagem informou que a alta afetará os aeroportos de categoria 1 Guarulhos-SP, Congonhas-SP, Galeão-RJ, Santos Dumont-RJ, Confins-MG, Porto Alegre e Brasília e os aeroportos de categoria 2 Campinas-SP, Campo Grande, Cu

iabá, Teresina e João Pessoa. Posteriormente, a Infraero divulgou nota em que disse que a alta não afetará Campinas, Guarulhos e Brasília. Leia mais.)

'Fator X' reduz reajuste
Junto com a autorização para os reajustes, a Anac também publicou na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União uma resolução que prevê a aplicação do chamado "fator X" no reajuste das tarifas. O "fator X" reduz o reajuste ao compartilhar com os passageiros os ganhos de produtividade esperados para o setor.

De acordo com a agência, a aplicação do "fator X" permitiu que o reajuste da tarifa anunciado nesta terça-feira caísse de 6,5% (inflação oficial apurada em 2011) para 4,4%

Fonte: G1

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com