Maranhenses e turistas se encantam com cada apresentação que sobe aos palcos dos arraiais. Luiza Borges, do Rio de Janeiro, disse que sempre que pode está no Maranhão nesta época. “É mágico e encantador. A cidade parece que respira ‘São João’. Quase todos os anos eu estou aqui, só não venho mesmo quando não posso”, concluiu.
Na Praia Grande, três espaços foram reservados para esta festa cultural: Praça Nauro Machado, Casa do Maranhão e Canto da Cultura. Com apresentações de grupos de bumba-meu-boi, de todos os sotaques, quadrilhas, danças portuguesas, grupos de cacuriá, tambor de crioula e dança do coco, entre outras manifestações que fazem parte da cultura popular maranhense.
A vendedora ambulante Maria da Conceição disse que além de apreciar as apresentações, ainda fatura um dinheiro extra nos arraiais. “Eu adoro trabalhar no São João porque me animo vendo as apresentações e também ganho dinheiro vendendo minhas mercadorias”, afirma.
Lagoa da Jansen
Na Lagoa da Jansen, a decoração do arraial foi elogiada pelos visitantes. Nas confortáveis barracas foram servidas comidas típicas da culinária maranhense, tudo dentro de um clima de tranquilidade, harmonia e segurança.
Gostei do visual colorido do arraial. Aqui tem espaço até para as pessoas tirarem fotos. Também não deixaram de fora o verde e o amarelo, afinal o momento é de Copa do Mundo. Está bonito, agradável e de uma diversidade de apresentações dos grupos que com certeza agrada quem vem ao local, disse a filosofa Fabíola Carvalho.
Enquanto o Grupo Piaçaba se apresentava no palco do Arraial da Lagoa, as crianças observadas de pertos pelos pais ou avós – se divertiam com estalinhos, estrelinhas, foguetinhos etc., tudo de um ambiente familiar. Para Josiene Liberato e Ednardo Lima, de Mossoró (RN), o Maranhão possui uma cultura rica e uma música que cativa a todos que a escutam. Com o filho, de um ano e sete meses, o casal estava satisfeito com a escolha de visitar São Luís no período junino.
Tínhamos ouvido falar da cultura maranhense, do povo carismático acolhedor. Estou gostando de tudo, da segurança no local, da culinária de tudo, afirmou Josiene. O Maranhão de está de parabéns”, completou Ednardo.
Na Lagoa, a programação do arraial se estenderá até o dia 4 de julho.
O roteiro do São João terá datas diferenciadas nos arraiais de São Luís. Para não perder nenhum segundo desta festa da cultura popular maranhense é só conferir a programação
Lagoa
Praça Valdelino Cécio e Cortejos
Fonte: Governo do Maranhão
Nenhum comentário:
Postar um comentário