sexta-feira, 21 de maio de 2010
Festival Sabores do Caranguejo
Uma das maiores riquezas da culinária ludovicense que vem do mar e do mangue, o caranguejo é peça chave dos mais variados pratos da culinária regional, além de ser uma unanimidade entre os maranhenses. Por isso, em homenagem ao seu paladar, o crustáceo foi escolhido como destaque no delicioso evento gastronômico, que será realizado pela primeira vez em São Luís, regado a cor, sabor e ao ecletismo da culinária.
Tanto o turista quanto o ludovicense poderá aproveitar para saborear as mais variadas iguarias do caranguejo e eleger, entre os 23 bares e restaurantes participantes, o prato com o melhor sabor, quantidade e decoração até o dia 13 de junho. Os estabelecimentos concorrentes estarão sinalizados com banners, displays de mesa, cartazes, urnas e cédulas de votação.
Todos os garçons estarão caracterizados com o avental do evento e um guia gastronômico indicará os pratos inscritos no festival. Entre as especialidades concorrentes estão a famosa casquinha, a irresistível patinha, o filé, a tradicional caranguejada com arroz de toucinho, saladas, lasanha, muquecas e outras variedades que vão deixar os degustadores com água na boca.
O Festival Sabores do Caranguejo, que já é realizado pela Lampejo Comunicação em Recife-PE, em São Luís promoverá também, até junho, concursos gastronômicos, apresentações folclóricas, shows populares e exposições artesanais, sempre focando o caranguejo. O evento tem importantes parceiros, como a Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Similares (Abrasel-MA), Associação de Bares da Litorânea (Aslit), Sindicatos de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhorbs) e o Ministério do Turismo.
Inovador, o encontro gastronômico segue a corrente valorização da gastronomia como fator de alavancamento do turismo de determinada região. No Brasil, o movimento gastronômico tem a maior participação no PIB do turismo, superando, inclusive a hotelaria e o transporte. Além disso, é o setor que emprega mais de seis milhões de pessoas no Brasil e está entre os três maiores atrativos na definição por uma viagem de lazer.
Apresentação à imprensa
O secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, e o representante da Lampejo, Artur Brito, expuseram os planos e características do festival aos jornalistas, no auditório da Setur. Estiveram presentes também representantes da Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Similares (Abrasel-MA) e do Sebrae-MA, Carvalho Neto e Hildenê Maia, respectivamente.
“O Festival Sabores do Caranguejo é um dos vários eventos, que vamos realizar, com o objetivo de valorizar a nossa gastronomia e alavancar o turismo”, enfatizou Liviomar Macatrão.
Na ocasião, foram entregues brindes e cortesias do festival gastronômico aos profissionais da imprensa local e esclarecidas dúvidas sobre os benefícios turísticos, efeitos econômicos, participação e benefícios à população, entre outros assuntos.
Os organizadores do evento anunciaram os 23 bares e restaurantes, em sua maioria na Avenida Litorânea, que farão parte do circuito do caranguejo a partir de quarta-feira. Nas localidades identificadas através de bunners e cartazes, haverá descontos em pratos típicos com foco no caranguejo.
Fonte: Sistema Difusora
Fotos: Google
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Embratur lança Promoção "¡Brasil Ahora!" na Argentina
Até 15 de maio, empresas aéreas, agências de viagens e operadoras de turismo da Argentina comercializarão viagens para Salvador, Rio de Janeiro (Búzios), Natal (Pipa) e Maceió (Maragogi), a preços convidativos, nos meses de maio e junho. Passagens aéreas, hotéis e serviços de receptivo terão tarifas promocionais para os turistas argentinos.
Os interessados poderão conhecer as opções e escolher o destino predileto no site criado pela Embratur para essa promoção no mercado argentino. Ali há uma lista que reúne as empresas participantes da campanha ¡Brasil Ahora!, com os respectivos contatos e promoções.
Os preços, as condições de venda e informações ao consumidor sobre como comprar pacotes de viagens são estabelecidos e comunicados pelas empresas participantes do ¡Brasil Ahora!. Participam da promoção as companhias aéreas GOL, TAM e Aerolíneas Argentinas, além de 20 operadores de turismo integrantes do Comitê Descubra Brasil da Argentina: Agaxtur, All Seasons, Ananké, Bon Bini, Consult House, CVC, Delfos, Eurovips, Export, Free Way, Grupo Online, Halifax, Interlands, Juliá Tours, Omega, Ricale, Sachs, Thesys, Top Dest e Tour+Plans.
Além da parceria público-privada, anúncios da promoção ¡Brasil Ahora! estão sendo veiculados em grandes jornais argentinos, como La Nación e Clarín, e todas as empresas participantes estão utilizando o selo ¡Brasil Ahora! em seus materiais de divulgação.
O objetivo é, além de aumentar o número de turistas argentinos no Brasil no período que antecede a Copa do Mundo, apresentar novos destinos e produtos turísticos brasileiros. “Como a América Latina é uma prioridade da Embratur, temos feito um grande esforço para incentivar o aumento no fluxo turístico dos países latino-americanos ao Brasil ainda nesse semestre”, explica o diretor de Marketing da Embratur, Walter Vasconcelos. “Nosso trabalho é reforçado pelo realizado pelo Comitê Descubra Brasil, que se articulou muitíssimo bem para a realização dessa promoção”, destacou o diretor de Marketing da Embratur, Walter Vasconcelos.
Perfil do turista argentino
A Argentina é o principal país emissor de turistas ao Brasil. Em 2008, quando foi realizado o último levantamento pelo Ministério do Turismo/Infraero, mais de 1 milhão de turistas argentinos visitaram o Brasil (1.017.675). De acordo com o perfil da demanda turística internacional, a principal motivação da viagem do turista argentino ao Brasil em 2008 foi lazer, com 77,2%, e a permanência média no País foi de 11 dias. Os destinos mais visitados foram: Florianópolis, Foz do Iguaçu, Balneário Camboriú, Rio de Janeiro e Armação de Búzios.
Sobre o Comitê Descubra Brasil
O Comitê Descubra Brasil da Argentina começou a atuar em outubro de 2001, com a missão de promover o potencial turístico do Brasil. Formado pelas principais empresas que operam o destino Brasil no mercado argentino, como operadoras turísticas, companhias aéreas, rede de hotéis e empresas de seguros de viagens, o Comitê se esforça em promover ações público-privadas com o objetivo de comercializar destinos e produtos turísticos brasileiros. A coordenação do Comitê é responsabilidade da Embaixada do Brasil em Buenos Aires.
Fonte: Ministério do Turismo
Fotos: Flickr e Google
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Começa hoje a tradicional Festa do Divino
Na quinta-feira (13), a programação começa às 5h, com alvorada das caixeiras e músicos no mastro do império. A festa do divino de Alcântara vai até o dia 24 de maio.Fonte: Cazumbá Online
Fotos: Flickr Túlio Tsuji
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Vôo charter deve começar a operar em julho no Maranhão
O retorno dos vôos charter ao Maranhão está previsto para ocorrer na última semana do mês de julho. Inicialmente, o serviço será oferecido até o mês de setembro, somando 12 operações Lisboa-São Luís. O anúncio foi feito em reunião realizada entre a Secretaria de Estado de Turismo e a Operadora Terra Brasil, durante a 19ª edição da Brazil National Tourism Martum (BNTM), evento que foi aberto na quinta-feira (29) e foi encerrado neste domingo (2), em Porto de Galinhas (PE).
A operação será feita pela Terra Brasil, que atua desde 1999 no mercado e hoje é líder no número de passageiros e de charters. A empresa é o principal operador português para o Nordeste do Brasil, atualmente com vôos regulares da TAP Portugal para Fortaleza, Natal, Salvador, Recife e Rio de Janeiro.
A idéia é retomar o trabalho de captação de vôos para o estado, que foi destino da operadora em 2006. “O governo retoma o trabalho de operação dos vôos a São Luís porque os considera uma ferramenta importante de estimulo e divulgação do Maranhão no mercado internacional”, declarou o secretário de Turismo, Tadeu Palácio.
De acordo com Palácio, a participação do Maranhão na BNTM foi bastante positiva. “Confirmamos o retorno dos vôos charter ao Maranhão, somos candidatos a sediar a BNTM em 2012, considerada a maior vitrine do Nordeste, além de termos apresentado a oferta turística do estado aos operadores internacionais dos principais mercados emissores”, avaliou.
Fonte: Central de Notícias
sábado, 1 de maio de 2010
Setur encerra rodada de divulgação do São João em capitais brasileiras
A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) finalizou a programação de divulgação do São João em sete capitais brasileiras. Teresina e Brasília foram as duas últimas cidades a receberem a caravana ludovicense, que esteve em São Paulo, Fortaleza, Belém, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
“Temos orgulho de levar nossos atrativos aos profissionais que fazem o turismo no Brasil. Sem os agentes e o apoio da mídia, nada disso seria possível. Somos sempre bem recebidos por onde passamos e a maioria das agências tem interesse em negociar pacotes para São Luís”, disse o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão.
Nos encontros, o público contou com apresentações culturais, degustação de especiarias típicas e um forte trabalho junto às operadoras e agências dos locais visitados, com vitrinagem e viabilização de pacotes turísticos para o período. Além disso, ocorriam sorteios de passeios pela capital maranhense aos participantes.
Brasília Uma grande festa foi realizada na capital brasileira, onde todos puderam ter uma pequena noção da vasta cultura ludovicense. Cerca de 200 pessoas participaram do evento e visualizaram uma “brincadeira” maranhense com a apresentação do Bumba-meu-boi de Seu Teodoro.
O evento foi prestigiado pelos deputados federais da bancada maranhense Pinto Itamaraty, Cleber Verde, Ribamar Alves e Carlos Brandão. Liviomar Macatrão, inclusive, comentou a participação dos representantes em movimentos culturais da cidade.
Fonte: Prefeitura de São Luís