Social Icons

terça-feira, 30 de abril de 2013

TAM suspende voos do Rio de Janeiro para Frankfurt e Paris a partir de agosto



A partir do dia 11 de agosto, a TAM vai suspender as operações diretas entre o Rio de Janeiro e as cidades de Frankfurt (JJ8068 e JJ8069) e de Paris (JJ8054 e JJ8055). De acordo com o comunicado oficial da aérea, trata-se de um ajuste pontual na malha, tendo em vista a eficiência, a demanda e os custos das rotas.

A TAM formalizou à Anac o pedido de suspensão das frequências e já deixou de vender bilhetes para estes voos a partir de 11 de agosto. Segundo a empresa, os passageiros com passagens já emitidas deverão ser reacomodados ou solicitar o reembolso integral.

O comunicado diz ainda que os passageiros com destino a Paris poderão viajar via São Paulo, onde a Tam vai aumentar a oferta com a chegada dos novos Boeing 777 (a partir de 20 de agosto), conforme noticiado ontem aqui no Portal PANROTAS. O número de assentos dessa rota aumentará de 223 para 363 por voo, o que representa um incremento de 63% em relação à oferta atual.

Os clientes com destino Frankfurt também poderão voar via São Paulo, onde a companhia já opera com aeronaves Boeing 777.

AZUL solicita voo Recife - São Luís à ANAC



A Azul Linhas Aéreas Brasileiras pediu autorização à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para iniciar rota inédita na aviação brasileira. Trata-se da ligação entre Recife e São Luís. Quando aprovada, a companhia estreará esta operação com um voo diário.

Outros pedidos feitos às autoridades preveem também nova ligação entre Fortaleza e São Luís e o aumento das frequências para Recife e Goiânia a partir de Campinas.

A partir da capital pernambucana, os clientes da aérea passarão a ter quatro opções de voo direto para Campinas. Já os goianos ganharão a sexta frequência, também direta, com destino à cidade paulista. Quando aprovados, todas estas operações terão início em 1º de julho. 

Fonte: Panrotas

Projeto de Ampliação do Porto do Itaqui


Projeto de Criação da Rota Turística Chapada-Jalapão entre Maranhão e Tocantins

Cachoeira de São Romão - Chapada das Mesas - Carolina/MA

O secretário de Estado adjunto de Turismo, Carlos Martins, participou na tarde desta segunda-feira (29), de reunião técnica na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Brasília. Na oportunidade, será entregue o projeto finalizado do novo roteiro turístico Chapada-Jalapão, que integra as regiões turísticas do Sul do Maranhão e do Tocantins.

O projeto detalha os atrativos turísticos oferecidos pelas duas regiões, além de logística e infraestrutura de acesso às localidades. De acordo com o gestor da Setur, o projeto, agora, deve aguardar o aporte financeiro e técnico para implementação. “Já estamos trabalhando sistemas de capacitação do trade, além da qualificação da mão de obra local, para os serviços oferecidos no sul do Maranhão”, detalhou.


 Cachoeira da Velha - Jalapão/TO

O polo com elevado potencial para os seguimento de turismo de aventura e ecoturismo é, atualmente, considerado um dos principais produtos turísticos oferecidos no Maranhão.

Um comitê gestor também será criado para o acompanhamento das atividades referentes à criação e formatação do roteiro. O comitê deverá contar com representantes dos dois estados, Sebrae e da iniciativa privada.

Fonte: Cazumbá 

A região já possui dois aeroportos que recebem voos nacionais que são o de Imperatriz/MA com voos diários da TAM e GOL e aguardando o início das operações da AZUL e o de Araguaína/TO com voos da PASSAREDO, SETE e TRIP. 

Possui também dois aeroportos com capacidade para receber voos de pequeno e médio portes que são os de Carolina/MA (portão de entrada da Chapada das Mesas) e o de Balsas/MA que fica a 150 km.

Maranhão participa da Adventure Sports Fair em São Paulo com a Chapada das Mesas



Com o objetivo de promover o turismo de aventura do sul do Maranhão, a Secretaria de Turismo participa a partir de amanhã (1), da Adventure Sports Fair. O evento, considerado a principal feira de turismo de aventura da América Latina, se estende até o dia 05 de maio, na Bienal do Ibirapuera em São Paulo.

O estande do estado, nesta edição contará com espaço próprio emoldurado com o complexo da Chapada das Mesas além dos circuitos de esportes radicais, a exemplo dos atrativos da cidade indutora de Carolina.

Conhecida internacionalmente pelo potencial natural e de aventura, Carolina, disponibiliza entre seus atrativos, Tirolesa de 600, 800 e 1.200 metros além de Rapel, trekking e um complexo com 16 cachoeiras catalogadas.

Fonte: Governo do Maranhão / Viva Turismo

Como chegar: 
Pela BR-010 ou através do Aeroporto de Imperatriz.

Entre os principais pontos de visitação da Chapada das Mesas estão:  
Cachoeiras de São Romão 
Cachoeira da Caverna
Cachoeira do Capelão
Cachoeiras Gêmeas do Itapecuruzinho
Morro do Chapéu
Santuário da Pedra Caída que conta com uma queda de mais de 60 metros.
Rio Tocantins
Encanto Azul e Poço Azul (em Riachão) 

Confira mais de 400 fotos da Chapada das Mesas - clique aqui

segunda-feira, 29 de abril de 2013

São Luís - A Cidade dos Azulejos


Projeto social da Infraero no Aeroporto de Imperatriz recebe doações para ampliação de atividades



O Cinturão Verde, projeto social da Infraero no Aeroporto de Imperatriz/Prefeito Renato Moreira (MA), recebeu neste mês de abril duas novas estufas, um kit de irrigação de plantações e um viveiro de plantas. Com os novos espaços e equipamentos, o projeto irá aprimorar as atividades desenvolvidas, inclusive com o processo de transferência de tecnologia. A doação foi feita pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), uma das parceiras da Infraero no projeto, realizado no aeroporto desde 2001.

O Cinturão Verde desenvolve diversas iniciativas, atendendo à comunidade do entorno do aeroporto e auxiliando as atividades acadêmicas de escolas agrotécnicas e centros universitários da região. A Infraero disponibiliza os espaços de plantio, pesquisa e realização de cursos no sítio aeroportuário e contribui para a aquisição de equipamentos e materiais para o desenvolvimento das atividades exercidas no projeto.

São oferecidas aulas de informática e atendimento odontológico, além de cursos e palestras para a produção de alimentos hortifrutigranjeiros. O projeto realiza também estágio para universitários na área de agronomia, trabalhos de pesquisas de centros universitários e escolas agrotécnicas da região e disponibiliza espaço e ferramentas para aulas práticas do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O objetivo é estimular tanto o crescimento intelectual e acadêmico dos jovens da comunidade quanto aumentar os recursos e conhecimentos dos agricultores que trabalham na região, ampliando também o leque produtivo da atividade agrícola.

Em média, o projeto atende a 250 pessoas por ano. Somente em 2012, 148 alunos foram capacitados no curso de informática, 36 pacientes receberam atendimento odontológico, 22 alunos cumpriram estágio e 31 alunos se formaram em curso de extensão para boas práticas de fabricação e higienização de alimentos hortifrutíferos. Além disso, foram distribuídas 38 mil mudas de frutas e três mil mudas de hortaliças à comunidade agricultora da região.

O gerente Comercial do Aeroporto de Imperatriz, Antônio Regivam, responsável pela gestão do projeto, destacou a importância das doações para as atividades. “Buscamos ampliar cada vez mais as iniciativas, fomentando o crescimento intelectual dos recursos humanos e o bem-estar das pessoas. Tudo isso faz parte do processo inclusão social desenvolvido pelo Cinturão Verde”, pontuou.

O Cinturão Verde é realizado pela Infraero em parceria com a Embrapa, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Prefeitura Municipal de Imperatriz, Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Faculdade de Imperatriz (Facimp), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa do Maranhão (Sebrae).

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com