Social Icons

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Brasil e Equador deverão ter voo direto no 1º trimestre


 O governo equatoriano publicou em agosto um decreto que garante subsídio de 40% no preço dos combustíveis para companhias aéreas que tenham interesse em operar rotas para Brasil, Itália, México e às cidades norte-americanas de Chicago e Los Angeles. De acordo com a medida, que vale tanto para o transporte de passageiros quando ao de cargas, as empresas que vierem a operar os trechos terão de fazê-los ao menos com três voos semanais, todos diretos, e em aeronaves construídas a partir de 1990.

O primeiro destino a ser beneficiado com o subsídio será o Brasil, que, segundo o ministro coordenador da Produção do Equador, Santiago León, deverá receber a rota já no primeiro trimestre do ano que vem.

O diretor de Campanhas do ministério de Turismo do Equador, José Eduardo Vallejo, anunciou na Abav que a pasta criará uma campanha de publicidade com a aérea que vier a operar a frequência. O ministério equatoriano, no entanto, não revela com quais companhias vem mantendo negociações, apenas que no total são quatro as aéreas interessadas em todas as rotas.

Fonte: Panrotas

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Embratur promove Brasil no México


Apaixonado por futebol, o México é alvo da Embratur para atrair mais turistas ao Brasil durante a Copa do Mundo, em 2014. Na última edição do principal torneio de futebol do mundo, em 2010, os mexicanos estiveram entre os cinco maiores grupos de estrangeiros que visitaram a África do Sul durante os jogos.

Para repetir o feito, a Embratur concentrou uma série de ações naquele país, em parceria com o Comitê Descubra Brasil do México. Hoje, dia 16, ocorre na Cidade do México, o Festival Gastronômico do Brasil. O evento teve início no último dia 8 para público final e tem como objetivo divulgar a cultura brasileira por meio da gastronomia. “A gastronomia brasileira tem sido um ativo importante em nosso trabalho de promoção internacional”, garante o presidente da Embratur, Flávio Dino.

No dia 23 de novembro o Comitê irá lançar o novo site de promoção do Brasil: www.descubrebrasil.com.mx. No dia 20, começa a ser publicada a newsletter de divulgação do Brasil com público alvo de mais de 11 mil pessoas, entre público final, profissionais do turismo e imprensa mexicana.

Fonte: Panrotas

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Baianas do acarajé são Patrimônio Imaterial da Bahia


As baianas do acarajé foram reconhecidas pelo governador Jaques Wagner como Patrimônio Imaterial da Bahia, em cerimônia que também marcou a entrada de seu ofício no livro de Registro Especial dos Saberes e Modos de Fazer. Um dos maiores símbolos culturais da Bahia, elas cativam os turistas pelo jeito simpático e pelo sabor de seus quitutes.

A cerimônia, realizada no último dia 26, em Salvador, contou com a presença de várias autoridades , unânimes em enfatizar a importância das baianas para a cultura e o turismo na Bahia e no Brasil. Estiveram presentes, entre outros, o governador da Bahia, Jaques Wagner, os secretários de Turismo, Domingos Leonelli; Cultura, Albino Rubim; e Promoção da Igualdade Racial, Elias Sampaio; e o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no estado Carlos Amorim, além da presidente da Associação das Baianas do Acarajé e Mingau da Bahia (Abam), Rita Santos.

“As baianas são vistas como sacerdotisas, conselheiras. Elas levam consigo a magia da religião. Não tem visitante que não queira comer um acarajé. Reconhecer os fazeres da baiana como Patrimônio Imaterial é uma honra”, afirmou o governador. “As baianas são figuras emblemáticas, mestras do saber na Bahia, principalmente da preparação do acarajé, do abará e das comidas santas. Também são parte da estratégia de divulgação do estado nas feiras e salões de turismo em todo o mundo”, afirmou o secretário Leonelli.

A Abam estima que existam cinco mil baianas com tabuleiros montados em toda a Bahia, das quais três mil são associadas. Há notícias de que existam baianas de acarajé em outros 12 estados, e inclusive países, como Portugal, por isso pretende realizar um mapeamento delas em todo o Brasil.

“Hoje é um dia para se comemorar. É o presente para quem está aqui e o futuro para as que ainda virão. Tentar preservar o nosso ofício é poder fazer com que os netos saibam o que é a baiana do acarajé, saibam que a avó tem orgulho de ser baiana do acarajé e possam aprender. Baianas e baianos do acarajé estão contemplados com essa iniciativa”, afirmou Rita Santos.

Fonte: MTur

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com