Social Icons

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Maranhão levará as festas juninas a Feira Internacional de Turismo

Evento será realizado de 28 de abril a 2 de maio em Porto de Galinhas, em Pernambuco.

O som das matracas e pandeirões, um boi de faz de conta, tambores e mulheres de saias rodadas. Um cenário onde tradição, folclore e religião se misturam numa demonstração de fé ao Santo mais festeiro do Maranhão, o São João. Essas e outras riquezas prometem encher os olhos dos visitantes da 19º edição da Brazil National Tourism Mart (BNTM), que acontece em Porto de Galinhas, de 28 de abril a 2 de maio

O Brazil National Tourism Mart é realizado há 19 anos com o objetivo de promover os destinos do Nordeste nos mercados nacional e internacional. Este ano, o Maranhão traz como novidade ao encontro um estande temático que, além de ilustrar as paisagens naturais do estado, exibirá os encantos das festas juninas da capital, São Luís.

O espaço de 25m² será totalmente decorado com figuras da cultura local, com destaque para o bumba-meu-boi e tambor de crioula. Além do ambiente junino, o estado ressaltará ainda o que existe além dos Lençóis Maranhenses que guardam, em pleno deserto de areia, piscinas naturais de água morna e transparente.

“Nossa proposta é desvendar os encantos preservados em um dos estados mais bonitos do Brasil”, explica o secretário de Turismo do Maranhão, Tadeu Palácio, responsável pela participação maranhense no BNTM. Segundo ele, o estado antecipou a promoção e divulgação do São João maranhense em feiras e eventos para que os operadores se preparem para incluir o destino nos pacotes nacionais e internacionais.

Geração de Negócios

Para esta edição do Brazil National Tourism Mart, a Comissão de Turismo Integrado do Nordeste CTI-NE, organizadora do evento, espera receber cerca de mil participantes, entre fornecedores do mercado nacional e operadores internacionais dos principais mercados emissores, como Estados Unidos, Europa e América Latina, além de hotéis, locadoras, agências de viagens e profissionais do setor.

Em 2009, o volume de negócios gerados na BNTM foi de US$ 225 milhões e a expectativa para este ano é que o valor salte para US$ 240 milhões em negócios, o que representa um aumento de 15% na demanda.

Fonte: Imirante
Fotos: Flickr Roberto Saccon


VENHA CONHECER O
SÃO JOÃO DO MARANHÃO!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Secretaria de Turismo mostra as belezas das festividades juninas de São Luís ao Brasil

Extremamente necessário e pertinente o trabalho feito pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur/SL) em percorrer os principais destinos emissores de turismo do país, para lançar o São João da capital.

O secretário da pasta, Liviomar Macatrão, tem estado pessoalmente em cada capital, acompanhado por técnicos da Setur/SL, fazendo exposição de seus argumentos sobre o destino São Luís e suas particularidades e, em especial, aos folguedos juninos.

Ontem, dia 13/04, o secretário esteve em Belo Horizonte mostrando a grande diversidade de atividades culturais e as belezas da maior festa popular do Maranhão aos operadores mineiros e hoje e amanhã será a vez dos técnicos da Setur/SL fazerem capacitação para todos filiados da BRAZTOA, que estão na capital maravilhosa para participar do evento da FIRJAN.

Na última semana de abril a SETUR/SL fará o lançamento em Teresina/PI e Brasília/DF. Serão quatro dias de muito trabalho, com exposição de atrativos e manifestações culturais autênticas da capital maranhense.

Fonte: Cazumbá Online

Clique e veja fotos do São João do Maranhão

Visto de turista para os EUA: fique por dentro das novidades

Brasileiros que sonham com um visto de turista para os Estados Unidos devem estar atentos à uma novidade em vigor desde o último dia 5. Agora, é necessário preencher o formulário eletrônico DS-160, que substitui os antigos DS-156, DS-157 e DS-158 e registra as informações do candidato diretamente em Washington. Detalhe importante: o DS-160 deve ser todo preenchido em inglês, e um erro de informação — por menor que seja — pode fazer com que o visto seja negado. Antigamente, dados incorretos podiam ser corrigidos pelo agente consular no momento da entrevista.

Tais detalhes podem dar origem a dúvidas nos turistas candidatos ao visto, e, para esclarecê-las, o Correio Braziliense organizará um chat com a cônsul da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, Joanna Weinz. O bate-papo está marcado para a próxima quarta-feira, 14 de abril de 2010, às 16h, no endereço www.correiobraziliense.com.br. Em junho de 2009, a representante norte-americana participou do primeiro chat promovido no site do jornal e respondeu a uma série de perguntas relativas à obtenção do documento de entrada no país.

À disposição no site https://ceac.state.gov/genniv/, o DS-160 retira ou apresenta novas questões de acordo com as informações dadas pelo internauta. Além disso, exige que o candidato envie uma foto digitalizada junto com os demais dados do formulário. Depois de agendar a entrevista, o viajante deve preencher o DS-160. E, na data marcada, se apresentar na embaixada (em Brasília) ou nos consulados (no Rio, em São Paulo ou no Recife) com os documentos e um código de barras impresso, referente ao formulário.

Fonte: Cazumbá Online

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Trip Linhas Aéreas começa a operar em maio em São Luís

A Gol Linhas Aéreas também oficiou à Infraero a operação de mais dois voos na cidade

A partir do próximo mês de maio, começa a operar no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís, mais uma empresa: a Trip Linhas Aéreas. O início da operação de, inicialmente, um voo da empresa, que tem rota São Luís, Belém, Carajás e Belo Horizonte (ida e volta), já está confirmado. Outros dois voos regulares, com rotas ainda não divulgadas, foram solicitados e oficiados pela Gol Linhas Aéreas. Com essas novidades, São Luís passará de 16 (15 de passageiros e um cargueiro) para 19 voos regulares.

Os três novos voos em São Luís, de acordo com o superintendente da Infraero da Capital, Hildebrando Coelho Correia, reflete o bom momento que está sendo vivido no mercado.

"A oferta de voos e a presença das empresas em São Luís não somos, necessariamente, nós da Infraero que decidimos, e sim o mercado. Se estamos recebendo essas solicitações e pedidos, é porque a empresa está vendo que pode investir no local", ressalta ele, revelando ao Imirante que uma outra empresa também já manifestou interesse em se colcocar no aeroporto em São Luís, mas ainda está em fase de negociação.

Esse bom momento vivido em São Luís está refletido nas estatísticas do aeroporto da Capital nos primeiros três meses de 2010, quando 300.301 passageiros embarcaram ou desembarcaram na cidade. Em 2009, em igual período, movimentaram o aeroporto apenas 208.214 passageiros. Mensalmente, se comparados a 2009, fevereiro foi o mês que teve a maior alta na movimentação: 50,45%. Em fevereiro de 2009 foram 61.839 passageiros; em fevereiro de 2010, 93.034. No mês de janeiro de 2010, foram registrados 114.137 passageiros, contra 80.683 de 2009 - 41,46% a mais. Em março, a movimentação de 2010 ficou 41,77% maior, com 93.130 passageiros, contra 65.692 de 2009.

Os números já indicam que o Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado pode ter recorde de movimentação neste ano de 2010 e bater a marca de 1 milhão de passageiros. "Não tenho dúvidas que a marca de 1 milhão de passageiros será alcançada este ano. Podemos afirmar isso com certeza!", frisou Hildebrando Correia. Em 2009, a movimentação de passageiros em São Luís chegou a 984.758, 13,09% a mais que 2008, com 870.790.

Voos internacionais

Questionado sobre uma possível perda do título de "Interncional", ventilada recentemente em notas na imprensa, o superintende da Infraero em São Luís descartou a possibilidade.

"Nunca isso foi tratado ou mencionado na direção deste aeroporto, muito menos algo vindo da sede da Infraero em Brasília. Não há como pensarmos em tirar o título do aeroporto, já que temos tido movimentação internacional, mesmo não sendo de voos regulares. Sempre temos voos executivos e charters", esclarece. Segundo dados da Infraero, a movimentação internacional em São Luís foi de 60 voos (30 pousos e 30 decolagens), sendo um com grande número de passageiros. Agora em 2010, já são 39 movimentações (18 pousos e 21 decolagens), sendo dois de grande porte. "Lembramos, ainda, que não temos voos internacionais em São Luís porque o mercado ainda não fomentou isso. Basta empresas se interessarem e verem que pode haver retorno aqui, porque estrutura nós temos, principalmente depois das melhorias que a Infraero está fazendo no aeroporto", completa o superintendente Hildebrando Correia.

Melhorias e reformas

Desde 2008, a Infraero deu início às melhorias do Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado. Já foram completadas quatro fases de recuperação das pistas de pouso e decolagem, e mais uma está prevista para iniciar ainda nesse semestre. Até o momento, já foi concluída a revitalização de todo o piso do aeroporto, conserto de alguns pontos do telhado, reforma do fraudário e dos banheiros para portadores de necessidades especiais, além da troca das cadeiras do saguão.

Já está em andamento a recuperação da estrutura espacial do terminal, todo em alumínio. Também estão sendo recuperados o forro e as luminárias das salas de embarque e desembarque.

E uma das principais reclamações dos passageiros e usuários do aeroporto de São Luís será resolvida: a climatização do saguão do terminal terá suas obras iniciadas no próximo mês de julho. Segundo Hildebrando Correia, o projeto está pronto e estão fazendo licitação da empresa que fará o serviço. "Teremos que fazer algumas adaptações na estrutura do aeroporto para colocar a climatização, mas não podemos negar que ela é a principal reclamação e que, realmente, é imprescindível", comenta. Também estão com projetos prontos a reforma dos sanitários, substituição do telhado e restauração das três pontes de embarque.

Para o segundo semestre de 2011, já estão previstas para serem inciadas as obras de ampliação das salas de embarque e desembarque e a construção da praça de alimentação com terraço panorâmico. "Esse projeto, que já está concluído pela Infraero, em Brasília, será o último passo para o aeroporto de São Luís ficar ainda melhor. Com essa ampliação, o aeroporto ficará com uma capacidade de 1.160.000 passageiros. Mas o mais importante é que trará conforto e comodidade", informa o superintendente.

Veja quanto a Infraero está investindo no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado:

Total: R$ 33.033.799,00

Recuperação das pistas - R$ 9 milhões

Ampliação das salas de embarque e desembarque/ Praça de alimentação e terraço - R$ 16 milhões

Climatização - R$ 2.250.000,00

Substituição do telhado - R$ 1.839.116,00

Recuperação das pontes de embarque - R$ 1,8 milhão

Reforma dos sanitários - R$ 650 mil

Reforma da estrutura espacial - R$ 290.200,00

Reforma do forro e troca das luminárias - R$ 438 mil

Substituição das cadeiras - R$ 335.774,00

Troca dos monitores de informação - R$ 40 mil

Revitalização do piso - R$ 329.686,00

Substituição dos carrinhos de bagagem - R$ 61.023,00

Fonte: Imirante

quinta-feira, 1 de abril de 2010

São Luís (MA) apresenta atrações do São João a agentes de viagens de São Paulo


A Secretaria de Turismo de São Luís apresentou hoje (31/03) a cerca de 100 agentes de viagens e operadores, no Hotel Pestana, em São Paulo, as atrações dos seus festejos juninos. O objetivo, segundo o secretário Liviomar Macatrão, é aumentar em pelo menos 15% o número de visitantes na capital maranhense neste período. Nas próximas semanas, as cidades de Belém (PA), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Teresina (PI), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ) também receberão o evento.

Além de apresentar as atrações da sua festa de São João nos seus sete principais pólos emissores, a Setur também busca parcerias com operadoras interessadas em desenvolver melhor o destino. "A CVC terá dois voos fretados por semana para São Luís, um saindo de São Paulo e o outro de Belo Horizonte", revela.

O diretor comercial da CVC, Cleyton Armelin, confirmou que a operação terá início em 25 de junho na capital paulista, onde o voo será operado pela Gol, e no dia 26 na capital Mineira, com um avião da Tam. "Desta forma vamos aproveitar também o calendário escolar. A nossa meta é levar pelo menos 30 mil turistas para São Luís em 2010", conta. Em 2009, foram pouco mais de 17 mil.

Armelin disse ainda que a partir de Brasília e do Rio de Janeiro, a operadora trabalhará com block charters em voos regulares. "Não iremos fretar o voo, mas teremos sempre uma boa quantidade de assentos garantidos para os nossos pacotes", explica.

Macatrão disse ainda que há uma série de ações previstas em Curitiba, São Paulo e Fortaleza em parceria com a operadora New Line. "Faremos a divulgação do destino, treinamento com os agentes de viagens e famtours", diz.

Para o secretário, o principal diferencial do São João de São Luís são as atrações. De acordo com ele, são todas locais, de forma a representar a verdadeira cultura popular desta festa. "O nosso São João é uma verdadeira manifestação cultural local. São mais de 40 arraiais espalhados pela cidade, não há apenas um ponto de concentração", destaca.

Fonte: Mercado e Eventos

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com